8 de Dezembro de 2009, ano que foi inaugurado o canal de vídeo clips, conhecido como VEVO.
A Junção das gravadoras, Sony, Universal Music e Abu Dhabi Media, fizeram e trouxeram na época a criação do canal Vevo, onde no seu dia de estreia, já tinham mais de 30mil vídeos clips upados na plataforma.
Mensalvemente, a plataforma, rende cerca de 17 bilhões de visualizações para os clipes de música que disponibiliza em seu site e canal do Youtube que contem mais de 20 milhões de inscritos. Ainda assim, o serviço acredita que a receita gerada apenas pela publicidade mostrada em seu canal não é suficiente.
Você provavelmente já viu muitos vídeos musicais no YouTube que carregam a marca Vevo, mas é quase certeza que raramente – se é que já o fez – acessou o site da marca ou utilizou os aplicativos da empresa para smartphones e SmartTVs.
A queda da marca VEVO?
A Vevo tentou implementar diversos recursos diferentes em seus
aplicativos, incluindo chat, recomendações e até um sistema de shows ao
vivo onde os usuários pediam as músicas. Nada disso foi atrativo
suficiente para que as pessoas migrassem para os apps da marca.
No ano de 2018, o site oficial da Vevo, que já tinha milhares de vídeos clips, entrevistas exclusivas, lives e shows de seus cantores, sofreu um ataque hacker que teve um vazamento de 3TB de dados e documentos. O mesmo hacker, fez varias alterações nos vídeos, tanto nos títulos, quanto nas thumbnail o videoclipe mais visto da história, "Despacito", do artista porto-riquenho Luis Fonsi, assim como outros que estão entre os mais buscados na internet, foram eliminados durante várias horas da plataforma de vídeo Vevo no YouTube como parte de um ataque cibernético
O vídeo, que acumula mais de 5 bilhões de visualizações, desapareceu do YouTube junto com outros clipes de vários artistas, como Shakira, Selena Gómez, Drake e Taylor Swift.
A plataforma teve um trabalho árduo, e enquanto isso, enfrentava uma queda brusca de usuários, sendo seguido de sua parceria com o Facebook, que foi descoberto uma troca de dados para que a Vevo descobrisse e recomendasse exatamente o que seus usuários queriam assistir, o que não foi bem visto pela maioria na época.
Outro motivo para essa alteração de foco da Vevo é o YouTube Music, que vai reunir as plataformas de streaming musical da Google em um lugar só, assim como a vinda seguida do Spotify. Assim, a empresa vai focar em ganhar dinheiro com publicidade na programação de vídeos musicais e na produção de conteúdo original. Se tudo der certo, pode ser um prato cheio para a Vevo.
Pois é, a Vevo sacou isso e resolveu desistir de investir em seus aplicativos próprios para focar apenas nos vídeos do YouTube, já que a tentativa de reforçar a marca por meio dos apps e site não deu lá muito certo. Em uma nota publicada hoje, a companhia também afirmou que usuários dos aplicativos e do site poderão exportar suas playlists para o YouTube.
Essa mudança pode ser reflexo da saída de diversos chefões da Vevo, como seu CEO, CTO e até o chefe de produto da marca
A VEVO diz que todo o catálogo de vídeos premium de música e conteúdos originais passarão a ser exibidos somente via YouTube, por enquanto. “Estamos explorando maneiras de trabalhar com plataformas adicionais para expandir ainda mais o acesso ao conteúdo da Vevo”, declarou, no entanto.
O comunicado também diz que a Vevo continuará a negociar
publicidade específica para seus conteúdos, independente da plataforma,
incluindo investimento em premiers, ou seja, exibição inédita de
videoclipes. Atualmente, a empresa tem dados de clientes de todo mundo e
se vende como uma companhia capaz de identificar audiências em âmbito
mundial, local e multicultural.
Hoje a Vevo ainda existe, porem, com todo o acontecimento, e a desistência da empresa de competir com o YouTube, o site mais acessado para assistir vídeo, o sonho da Vevo, foi encerrado, desativando tudo, aplicativo e seu site em outros países, um novo acordo foi feito com o Google, pelo YouTube Select, a junção das contas Vevo dos artistas, foram fundias com suas contas oficiais, exemplo: Portal VovoGaTu VEVO, tudo como inscritos, views e vídeos, foi transferido para uma conta oficial, a VovoGaTu.
Ainda sim, a Vevo existe, continua crescendo no YouTube, tendo seus vídeos apresentados em destaques, dando também aos artistas, recursos exclusivo na plataforma youtuber com mais de 500 mil vídeo clips, e 26 bilhões de views por mes em todo o mundo, mais, continua tendo suas quedas, como a perda da parceria da gravadora Warner Music.
E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no WhatsApp, Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Threads e no Youtube!
Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu
para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!
VovoGaTu,Vevo,
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: