17 dicas para melhorar o desempenho dos jogos no seu PC

Muita gente tem o pensamento errôneo de que todo jogador de computador exige jogar qualquer jogo nos gráficos configurados para o modo Ultra, mas a verdade é que os jogadores de PC são os mais esculachados de todo, e é a plataforma onde a gambiarra rola solta para se jogar algo. Tem muita gente que quer apenas jogar, não se importa no jeito que o jogo está e nem todo mundo tem um The Void em casa né? Então hoje vou postar aqui uma série de dicas para quem procura por gambiarras.

Lembre-se também que muitas vezes você vai ter uma memória completamente absurda no PC apenas comprando um pente de memória ram que é bastante barato, então se você acha que atualizar o PC significa gastar 1000 reais, não, memória ram é realmente um baita quebra galho, aqui uma comparação de preços entre lojas. Agora vamos às dicas:
1 - Use o 3D Analyzer para aliviar a tensão
No passado esse programinha foi uma febre em computadores ferrados, com o passar dos anos perdeu a força, mas ainda assim pode fazer alguns milagres. Trata-se nada menos do que um emulador de DirectX, que permite simular certos elementos do jogo fingindo que está rodando, alguns deixam o jogo horroroso, porém outros fazem alterações modesta e dão uma baita de uma diferença.

2 - Libere memória para o jogo
Muita gente vai jogar com o navegador aberto, algo que pesa pra caramba, mas não é apenas ele que pesa no computador, as vezes um monte de programinhas aleatórios estão abertos. Se você clicar na setinha do lado do relógio do windows, poderá ter um monte de icones lá, comece a clicar com o botão direito em um por um e então vai aparecer uma barrinha de opções, clique na opção de fechar, o nome pra fechar varia, as vezes é em português mas pode ser "Close", "Shut down" entre outros, normalmente é a opção que estiver mais em baixo do menu. Feche tudo (Menos a steam é claro) e assim vai sobrar bem mais memória pro jogo.

3 - Jogue assim que ligar o PC
Um computador pode baixar a condutividade elétrica de alguns materiais, fazendo assim com que o computador vá ficando lento a medida que vai esquentando. Portanto deixe essa geringonça desligada por um tempo, e assim que ligar, já parta pro jogo que quer se divertir, que será o melhor momento! Claro, não fará maravilhas, mas é o momento mais adequado, e não no fim da noite depois que você deixou o seu PC ligado o dia todo e está pegando fogo.

4 - Abra o gabinete do seu computador
Se você não é do tipo que se preocupa com um PC bonito (E provavelmente não é, já que está lendo dicas de gambiarra), uma ótima opção de manter o PC frio é tirar a tampa do gabinete para melhorar a ventilação. Mas lembre-se que você vai ter que se preocupar bem mais com poeira, se você nunca fez isso antes, é melhor pedir alguém que sabe mexer. E claro, o mais importante, você não terá a proteção lateral, e todo mundo sabe que quando a caneca cheia de café cai dentro do gabinete é que a aventura começa! Então tenha em mente que é preciso um baita cuidado.

5 - Faça uma limpeza no seu computador
É inevitável que o sistema operacional acabe gerando erros, eles acontecem do nada, as vezes por instalar e desinstalar programas e esses deixarem vestígios, pode ser por software mal intencionado que acaba infernizando seu computador, entre outras coisas. Mas o que importa é que acaba acontecendo e muitas vezes nem percebemos, o PC vai ficando mais e mais lento. Então use programas como o Spybot para corrigir erros e o Ccleaner para limpar umas coisas inúteis que atrapalham o performance.

6 - Jogue sem som!
Você já ficou jogando de madrugada escondido? Então certamente consegue se divertir sem uma musiquinha tocando. Uma coisa que nem todo mundo sabe, é que efeitos sonoros pesam pra cacete e até mesmo travam de vez enquanto processam certos sons, fazendo com que aquela barulheira repetida infernal fique tocando.
É difícil achar um jogo que realmente corte a ligação com os arquivos de audio, mas é a primeira coisa que você tem que tentar. Vá nas configurações e desative, coloque no mudo, se não mudar nada, é hora da gambiarra barra pesada e que nem sempre funcione. Vá até a pasta onde está instalado o jogo e procure por alguma que pareça ser a de som, talvez "Sounds", "Music", algo assim. Aí é hora de começar os testes, tente renomear a pasta ou tirar ela de lá (não delete), se não der, tente entrar e ver os arquivos, tentar mudar o nome deles.
Se você der sorte, alguns jogos tentam acessar os arquivos de som e se não acham, simplesmente continuam sem eles, já outros dão erro mesmo e não tem jeito. Mas se der certo, com certeza você vai sentir a leveza da coisa.

7 - Desinstale o que não serve pra nada
Diversos programas parecem não estarem abertos, mas a verdade é que ao iniciar o sistema, fazem algum arquivinho próprio começar a executar junto, isso serve para coisas variadas, como abrir mais rápido o programa ou como "sensor" para detectar certas coisas e fazer o programa ser aberto em determinadas situações. Normalmente gastam pouca memória, mas de pouco em pouco de forma muito, então vale a pena desinstalar algumas coisas que você não usa.

8 - Desative os efeitos do windows
Hora de deixar o windows feio em nome de um bem maior! Portanto vamos na sequencia, clique em:
-Iniciar
-Painel de Controle
-Informações e ferramentas de desempenho
-(na barra do lado esquerdo)Ajuste efeitos visuais
-Selecione "Ajustar para obter um melhor desempenho"
 Depois é só apertar "ok" e lembre-se que o que importa é a beleza interior!

9 - Desfragmente o disco rígido
Com a mudança de arquivos pra lá e pra cá, o HD vai ficando fragmentado e cada vez mais os arquivos vão ficando "bagunçados" no sistema, para resolver isso você pode desfragmentá-lo. Basta clicar em "Iniciar" depois escrever "Desfragmentador de Disco" e apertar ENTER. Selecione o disco rígido onde está instalado o jogo (Se você tiver mais de um) e aperte em "Desfragmentar Disco", depois é só esperar. É normal demorar horas, portanto vá fazer outra coisa porque não vai acabar tão cedo.

10 - Olhe para o chão
Alguns jogos processam elementos independente de onde você estiver olhando, no entanto existem aqueles que o processo acontece especificamente para o que os jogadores estão olhando. Sendo assim evitar olhar para áreas muito cheias de elementos pode dar uma melhorada na coisa. Essa gambiarra pode ser uma boa para aqueles jogadores frustrados que querem passar de uma parte e trava tudo na hora que entra uma penca de elementos de uma vez.

11 - Configure a memória virtual do seu PC
A memória virtual é um tipo de extensão da memória ram, isso porque a memória ram serve para temporariamente rodar os arquivos que você estiver utilizando, ela é muito rápida, por isso ajuda bastante, mas quando a capacidade máxima dela é atingida, o sistema fica lento e precisa ir para uma memória de emergência, que é a memória virtual. Ela é basicamente o próprio HD que separa um espaço para fazer aquilo que a memória ram faz, só que o HD é extremamente mais lento que memória ram, então não serve para isso, portanto é utilizado mesmo como um tipo de memória emergência. Se a memória virtual também chega ao limite trava tudo. Um dos problemas que muita gente tem com alguns jogos é o de até conseguir rodar muito bem, porém depois de um tempo abre a janela "Memória Virtual excedida, feche essa aplicação" e o jeito é sair do jogo. Mas você pode aumentar a memória virtual para dar conta do recado. 1GB = 1024mb e é recomendável que você configure colocando o tamanho da sua memória ram como mínimo e 1.5 vezes ou 2 vezes o tamanho dela como tamanho máximo na hora de configurar, ou seja se você tiver 2GB de ram deve por 2048 como mínima e 3072 ou 4096 como máxima. Aqui vai um vídeo explicando como alterar:

12 -Instale o Razer Game Booster
Esse programa não faz milagres, mas pode dar um belo destaque em algumas máquinas, ele prepara especialmente jogos para ganharem velocidade. É possível fazer uma série de coisas como por exemplo desfragmentar especialmente a pasta do jogo, e também ao entrar nele, o Razer Game Booster mostra todas as coisas inúteis abertas e fecha tudo pra você. Clique aqui para baixar.

13 - Instale o seu jogo no HD mais rápido
Sei que muitos acham que HD é a mesma coisa, mas não é! Se você tiver dois instalados em seu computador, vale a pena dar uma conferida no mais rápido. Para saber a velocidade de seus HD, você pode baixar o everest, abrir o programa e dar uma olhada nos RPM (número de rotações que os discos dentro dele fazem por minuto), o que tiver o mais alto é o mais rápido, instale o jogo nele.

14 - Atualize o seu driver de vídeo
Muita gente acha que atualizar a placa de vídeo é pura besteira, mas acredite, a cada atualização, a mudança em um jogo pode ser drástica. A Nvidia em especial adora melhorar cada vez mais as suas placas, e todo mês ela lança atualização nova, então imaginem um driver de um ano atrás comparado com o que saiu esse mês? Ela faz milagres mesmo, veja a matéria A importância de atualizar seus drivers de vídeo para mais informações e acredite, o seu jogo pode rodar um lixo hoje, mas em dois meses ficar lisinho.

15 - Mantenha o jogo atualizado
As atualizações do jogo não são frescura, elas são baseadas em erros notados só depois do lançamento, reclamações de usuários e outras coisas. Algumas atualizações realmente transformam completamente um jogo e podem ser mais importantes que as próprias atualizações dos drivers de vídeo, portanto certifique-se de que seu jogo esteja recebendo as atualizações automáticas caso seja use algum programa como o steam. Caso não, visite o site do jogo para ver se tem atualizações disponíveis para baixar e instalar.

16 - Particione o seu HD
Particionar o HD é dividir ele em duas ou mais partes, simulando assim dois HD's ou mais, portanto se você pode fazer coisas como formatar uma partição e a outra ficar intacta. Mas particionar também deixa o HD mais rápido, isso porque quando você abre algo, o disco rígido sai fazendo a leitura atrás dos arquivos dessa coisa, quando é uma partição, o tamanho é menor, e assim ele se limita a procurar unicamente naquela área, resultando assim em uma leitura bem mais rápida dos arquivos do jogo! Aí um vídeo de como criar uma partição:

17 - Configure o jogo
Cada jogo tem uma forma diferente de se configurar, mas em geral seguem um padrão, e assim você tem que ir em algo como "Options" e alterar tudo pra "low", baixar qualquer barra que tiver presente, e diminuir a resolução.

Uma sugestão: Se o que te impede de atualizar seu PC é porque se trocar uma peça vai ter que trocar  tudo já que a placa mãe é antiga, uma última peça a ser comprada que pode ajudar bastante é um SSD, clique aqui para ver como essa unidade pode ajudar demais no performance.
Enfim, agora é só entrar na lista de jogos que estão distribuindo gratuitamente no steam  e fazer a festa é isso aí pessoal, se mais dicas de gambiarras aparecerem, vou atualizar essa página, mas e vocês? Tem alguma dica interessante? Compartilhem nos comentários! =)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------    Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄          
Contamos consigo! Siga-nos nas redes sociais. Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.
🔺Lembre-se, nós não aparecemos na pesquisa do Google!
🔻

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Vovo e GaTu
Postagem Anterior Proxima Postagem