Skype: O que Aconteceu com o programa da Microsoft com o lançamento de outros mensageiros?

Você se lembra do Skype? Anos atrás era a maior plataforma de videochamadas do mundo.

Milhões de pessoas passavam horas conversando com amigos, colegas de trabalho e familiares, sendo a plataforma preferida por milhões de pessoas ao redor do mundo. O som específico que o Skype fazia quando ligava para alguém foi algo que marcou uma geração. Mas de repente, o Skype começou a perder seu espaço. As pessoas migraram para outras plataformas.



Como o WhatsApp, Zoom e Google Meet e o que antes era uma ferramenta indispensável foi sendo deixado para trás. Apesar de ainda contar com milhões de usuários ativos mensais, o 
Skype hoje é apenas uma sombra do que foi um dia. 

 

A plataforma até chegou a ser comprada pela gigante Microsoft, porém muitos acreditam que ela irá aposentar de vez o Skype. Mas o que aconteceu com o Skype? Como uma plataforma tão popular se tornou apenas um símbolo nostalgia? Praticamente desapareceu, é isso que você vai descobrir no post de hoje do Portal VovoGaTu.

O Auge do Skype

O Skype foi fundado em 2003, quando 2 empreendedores escandinavos, Niklas Zennstrom e Janus Friis, tiveram a ideia de criar uma nova plataforma de comunicação. A ideia do Skype surgiu após os 2 empreendedores terem criado o casaco, que era um site de compartilhamento de arquivos peer to peer, que disponibilizava músicas e vídeos em MP3. O objetivo deles era juntar a tecnologia peer to peer do casal para criar um novo programa que pudesse ser utilizado legalmente. A tecnologia peer to peer, que traduzindo seria ponto a ponto, é um modelo de rede que permite a comunicação direta entre computadores de maneira descentralizada.


Nesse tipo de modelos, computadores atuam como cliente e servidor simultaneamente. Terminando a necessidade de um servidor central. Na época do casal, eles utilizavam essa tecnologia para compartilhar arquivos de músicas. No entanto, os empreendedores tiveram a ideia de criar um programa que transferisse a voz da pessoa em veja transferir arquivos, já que fazer ligações internacionais era algo bastante caro. E com um novo programa. 

 

As pessoas iriam conseguir conversar com outras, de qualquer lugar do mundo, de forma gratuita. A ideia dos empreendedores era criar uma plataforma que permitissem que as pessoas pudessem ligar para alguém no exterior através do peer to peer, uma tecnologia que já existia e era conhecida como voice over MP, que permite fazer chamadas de voz pela internet em vez de usar uma conexão analógica tradicional. O voice over funciona digitalizando a voz em pacote de dados. Que são enviados pela rede p. Convertidos novamente em voz no destino, os empreendedores criam popularizar essa tecnologia para que os usuários conseguissem fazer e receber chamadas pela internet de forma fácil e prática.

Foi tão que eles uniram com mais 4 programadores da história para criar o 
Skype, os 4 programadores já tinham desenvolvido outros projetos menores anteriormente, mas que não tinham ido para frente. No entanto, como eles tinham bastante experiência em programação, eles desenvolveram um conceito inicial do Skype em 9 meses, criando uma plataforma fácil de instalar e usar, além de ser gratuita. A princípio, a plataforma só suportava chamadas de voz. Somente anos depois que surgiram as videochamadas. Quando o Skype foi finalizado, eles não imaginavam que logo a plataforma transformaria a maneira das pessoas se comunicarem e queriam popularizar a chamada de voz pela internet, sendo uma alternativa ao uso do telefone. 

 


Hoje parece algo normal, mas naquela época o
Skype revolucionou o mercado das telecomunicações. No primeiro dia de lançamento do Skype , cerca de 10000 pessoas instalaram o programa em seus computadores. Esse número só foi crescendo, chegando a mais de 11000000 de usuários em seu primeiro ano. O crescimento do Skype foi algo muito rápido. Todas as pessoas ao redor do mundo já usavam diariamente o Skype , tanto que no ano de 2005. Apenas 2 anos após o lançamento da plataforma, ele já contava com mais de 59000000 de usuários registrados e mais de 180000000 de downloads em todo o mundo todo. O sucesso do Skype chamou a atenção de diversos investidores e uma das empresas interessadas foi o eBay, que comprou a plataforma no ano de 2005. Por 2000000 e meio de dólares. O objetivo do eBay era utilizar o Skype para facilitar a integração de compradores e vendedores em seu site.

Na época da aquisição, o senhor do eBay afirmou em uma entrevista que havia tomado a decisão de comprar a plataforma, pois o
Skype era líder em comunicação por voz em todos os países. E que era um negócio incrível. No entanto, o eBay foi bastante criticado pela compra por acharem que o valor tinha sido incrivelmente alto e por acharem que o Skype não iria acrescentar em nada na empresa. Mas para o Skype , o negócio até que havia sido bastante vantajoso, uma vez que a plataforma cresceu bastante em número de usuários, alcançando 200000000 de usuários registrados. E 50000000 de usuários ativos mensalmente. No ano de 2007, ainda sob o comando do eBay, foi inserida oficialmente a videochamada no Skype , algo que aumentou ainda mais sua popularidade. 

 


Outros motivos que fizeram com que o Skype conseguisse cada vez mais usuários ao redor do mundo ou não, seu design simples e o programa leve. Se tornava compatível com diversos tipos de computadores. Pouco tempo depois, foram lançados notebooks e computadores com webcam acoplada, o que facilitou para os usuários do Skype e fez com que a plataforma ficasse ainda mais popular. Ao longo dos anos, o Skype continuou aperfeiçoando a plataforma, adicionando novos recursos e atraindo ainda mais público. No entanto, a história do Skype estava prestes a mudar, no ano de 2008, houve mudança de si ou no e-mail, e o novo diretor executivo queria eliminar de vez o Skype , mesmo com o sucesso da plataforma. Logo, ele optou por vender o Skype para uma outra empresa de investimentos chamada Silver Lake, no ano de 2009. Um dos motivos que fez com que a Silver Lake se interessasse pelo Skype foi sua popularidade. A plataforma já era enorme, com quase 500000000 de usuários registrados, sendo que 105000000 eram ativos na plataforma.

A venda avaliou o Skype em: 75 bilhões de dólares, e como a IBM manteve uma participação de 30% na empresa, acabou ganhando um bilhão e 900000000 de dólares com um acordo. Um ano depois, em 2010, o Skype já contava com cerca de 560000000 de usuários e era um dos maiores serviços de vídeo chamada no mundo. Com mais de 207 bilhões de minutos de conversa de voz e vídeo, a enorme valorização do Skype a grande quantidade de pessoas que utilizavam a plataforma chamou bastante atenção de outros investidores e ficaram de olho na plataforma, esperando o melhor momento para comprar em participação no Skype . O crescimento exponencial do Skype que atraiu a atenção de diversos investidores. devido à sua valorização e base de usuários global é um exemplo de como investir em um mercado com grande potencial pode resultar em grandes retornos.

 

O que deu errado?

Muitas empresas estavam rondando o Skype com a intenção de comprá-lo e havia rumores que o Facebook tinham bastante interesse na plataforma. Mas em maio de 2011, uma outra empresa anunciou que havia comprado o Skype por incríveis 8 bilhões e meio de dólares. A gigante Microsoft havia feito a aquisição bilionário, sendo um dos maiores investimentos já realizados pela companhia. A compra permitiu que a Silver Lake triplica seu investimento. Já que ela havia comprado o Skype por: 75 bilhões de dólares, enquanto o IPI, que ainda tinha participação na empresa, ganhou mais de um bilhão de dólares com a venda para a Microsoft.

Assim que foi realizada a aquisição, o CEO da Microsoft informou que esperava que o
Skype ajudasse a acelerar os resultados financeiros da empresa, pois ele acreditava que a telecomunicação impulsionaria ainda mais o sucesso financeiro da Microsoft. Os planos da empresa incluiu incorporar o Skype aos seus produtos existentes, incluindo o Xbox, Outlook e os smartphones que eram vendidos na época. O céu também anunciou que, com a aquisição, a meta era fazer o Skype atingir um bilhão de usuários diários. Entretanto, as coisas não saíram como planejado. E a Microsoft? Não imaginava que aqui seria o começo do fim do Skype

 

Entre 2011 e 2012, ocorreram muitas mudanças na indústria tecnológica, dentre elas a popularização dos aplicativos, juntamente com a popularização de tablets e smartphones. Por conta disso, baixar aplicativos em dispositivos móveis. Se tornou algo muito mais comum do que instalar programas no computador, que era o caso do Skype . Outra mudança foi em relação ao Windows 8, que alterou drasticamente sua configuração e interface, como por exemplo, um ecossistema de aplicativos para telas sensíveis ao toque.

Entretanto, as novas mudanças no Windows 8 não agradou nenhum pouco os usuários. Como solução, a Microsoft lançou um novo sistema operacional Windows 8.1, que foi a primeira grande atualização do Windows 8, trazendo diversas mudanças. No entanto, mesmo fazendo as mudanças, o Windows 8.1 ainda apresentava muitos problemas e foi bastante criticado. A Microsoft incluiu o
Skype no Windows 8.1. Porém, a plataforma de videochamadas passou a enfrentar muitos problemas e críticas dos usuários. O Skype , que antes era um programa leve, rápido e prático de usar, passou a ficar lento e com muitos recursos desnecessários, tornando o aplicativo complicado de usar. A Microsoft transformou um ótimo programa em um aplicativo. Cheio de problemas e bugs. 

 


O objetivo da Microsoft era trazer mudanças tecnológicas e deixar seu Skype mais atualizado. Porém, eles acabaram piorando a qualidade da plataforma. Isso porque a tecnologia peer to peer não era mais adequada para dispositivos móveis. Para piorar ainda mais a situação, em 2011, um grande bug no Skype fez com que grande parte da rede do programa. Fosse desligada e durante dias, muitos usuários tiveram dificuldades em fazer e receber chamadas pelo Skype . Por conta de todos esses fatores, a Microsoft tomou a decisão de descontinuar a tecnologia peer to peer do Skype e optou por utilizar um servidor centralizado baseado em nuvem que iria gerenciar todas as chamadas. Entretanto, a mudança fez com que a qualidade das videochamadas piorassem e mais bugs surgissem, o que piorou a experiência do público. O Skype aos poucos, foi deixando de ser o que era, e seu espaço no mercado foi diminuindo dia após dia.

 

O grande erro que prejudicou o Skype

A Microsoft, antes de adquirir o Skype em 2011, tinha o interesse de comprar uma outra plataforma chamada lei, que estava ganhando destaque no mercado de comunicação empresarial interna, as lei, que era uma plataforma de comunicação de equipe baseada em nuvem, os lei que oferecia o serviço Business do Business. Com uma base de usuários sendo predominantemente empresas baseadas em equipe, enquanto suas funcionalidades são focadas principalmente na administração e comunicação de negócios. No entanto, ao invés de comprarem a plataforma, decidiram criar um novo concorrente para os Lake adquirindo o Skype no ano de 2011.

Contudo, o
Skype não era um concorrente direto do Lake, uma vez que o Skype havia sido projetado para uso pessoal, para que as pessoas pudessem conversar com amigos e familiares de maneira descontraída. Por outro lado, os lei que havia sido desenvolvido para uso empresarial, como as 2 plataformas haviam sido criadas para finalidades diferentes. Uma não era concorrente da outra. 

 


Entretanto, a Microsoft só foi perceber isso tempos depois, quando o Skype já estava em queda. A Microsoft tinha um objetivo bem definido quando comprou o Skype , que era criar um concorrente para o Lake. Para isso, ela havia investido bilhões de dólares e esperava ter um retorno com esse investimento. A empresa já havia decidido que iria transformar o Skype em uma plataforma empresarial que se chamava Skype Teams, mas depois acabaram mudando o nome para o Skype for Business. Com o passar do tempo, o Skype acabou se tornando uma cópia do leite, mas, ao contrário do que a Microsoft esperava, a nova plataforma passou longe de ser um concorrente dos Lake e acabou sendo um grande fracasso.

Por esse motivo, a Microsoft percebeu que seria mais fácil recomeçar e criar uma nova plataforma do zero que fosse focada para empresas, assim como eles queriam desde o início, eles chegaram nessa decisão pois perceberam que, por conta de diversos problemas de funcionalidade do
Skype e a falta de adesão do público, o nome do Skype já estava manchado. E por isso, eles basicamente abandonaram a plataforma e criaram uma nova, o Teams, que acabou sendo um sucesso maior que o Skype for Business. O Microsoft Teams foi lançado em novembro de 2016 e seria um concorrente direto dos Lake, com funcionalidades bastante parecidas. A empresa até continuou com o Skype for Business. 

 


Mas, ao longo do tempo, a plataforma foi sendo deixada de lado e esquecida pelo público. Assim que o Teams foi lançado, ele acabou se tornando um concorrente direto do Skype , fazendo com que muitos usuários migrassem do Skype para o Microsoft Teams, já que a nova plataforma oferecia uma série de recursos adicionais que o Skype não possuía. Na época, o vice-presidente corporativo da Microsoft afirmou que o Teams não era um concorrente no Skype . Pelo contrário, ele acreditava que o Teams era um complemento. Ele afirmou também que o Teams Serra focado para trabalho em empresas, enquanto o Skype era algo pessoal, focado em videochamadas, entre amigos e familiares.

A realidade é que, com o passar dos anos, a Microsoft foi transformando 
Teams . Em uma grande plataforma de comunicação e foi deixando o Skype de lado. Tanto que em 2021, a Microsoft encerrou o Skype for Business incentivando os usuários a migrarem para o Microsoft Teams, deixando apenas a versão tradicional do Skype ativa. No fim das contas, o Skype permaneceu estagnado enquanto outras plataformas. Estão crescendo e novos concorrentes foram surgindo, fazendo com que o Skype fosse perdendo espaço no mercado.

 


Grandes concorrentes

Ao longo dos anos, novas plataformas foram criadas e que chamaram bastante a atenção do público, cada um com um objetivo diferente, mas que acabaram fazendo com que cada vez mais usuários fossem abandonando o Skype . No ano de 2015 foi criado o Discord, que foi lançado para que as pessoas pudessem usar para se comunicar enquanto jogarem.

O aplicativo oferecia uma experiência de comunicação muito mais organizada, individualizada, especialmente para jogadores, e logo ele se tornou um forte concorrente do 
Skype , fazendo com que milhares de usuários migrassem para o Discord. Outro aplicativo que passou a ser um grande rival do Skype foi o WhatsApp. Em 2017, já havia atingido um bilhão de usuários. Meta que o Skype não conseguiu atingir. Em 2020, o aplicativo de mensagens já tinha mais de 2000000 de usuários e cerca de 5000000 de downloads. WhatsApp se popularizou pela maneira fácil e prática de usar o aplicativo, além de ser possível conversar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, seja através de mensagens de texto.

 


Chamadas de voz ou vídeo ao passo que o WhatsApp foi se tornando popular, o Skype foi perdendo sua qualidade, ficando lento e complicado de usar. Inclusive, muitos acreditam que os erros do Skype permitiram que o WhatsApp crescesse e se tornasse um gigante na indústria da comunicação. Contudo, foi somente no ano de 2020 que o Skype conheceu seu maior concorrente. Nesse ano, o mundo estava vivendo uma das maiores crises sanitárias já vistas e a comunicação virtual se tornou uma prioridade para milhares de pessoas ao redor do mundo.

Por conta disso, as pessoas recorreram a aplicativos que facilita, sem principalmente a comunicação por videochamadas, terá a oportunidade do
Skype e voltar a crescer. Já que a plataforma estava estagnada e havia sido a primeira dominar esse setor. Porém, não foi isso que aconteceu. Um outro concorrente, que havia sido lançado em 2013 e estava dominando o mercado, acabou sendo a preferência do público para videochamadas. Em outro para uso empresarial. Quanto para uso pessoal. A nova plataforma que passou a ser preferida dos usuários foi uso um que tinha uma interface simples para realizar videochamadas, sendo necessário apenas o link da reunião, além de ser gratuita. Nos primeiros meses de 2020, os usuários do Skype até chegaram a aumentar em 70%, ultrapassando os 40000000 de usuários. 

 

Entretanto, nessa mesma época, os usuários diários do Zoom chegaram a mais de 300000000. Uso rapidamente se tornou o aplicativo padrão, sendo utilizado por cerca de 71% das grandes empresas. O grande diferencial do som é que ele foi criado apenas com o único objetivo de ser uma plataforma de videochamadas para o público em geral, empresas, universidades e escolas. Um dos fatores que fez com que o sul tivesse uma grande adesão do público foi o fato da plataforma suportar até 1000 pessoas em uma chamada ao mesmo tempo, ainda no ano de 2020.


Ao contrário do 
Skype , que suportava apenas 200 pessoas na época, além disso, o som tinha uma tecnologia melhor e diversos outros recursos tradicionais e deixavam as videochamadas com uma maior qualidade. A Microsoft falhou em capitalizar o Skype e e demorou para trazer novos recursos para a plataforma, enquanto os seus concorrentes estavam muito mais à frente. Um exemplo disso é um recurso de plano de fundo que já existia nos um desde muito tempo, enquanto o Skype só introduziu recentemente o recurso. Aos poucos, a Microsoft foi matando o Skype , removendo recursos que as pessoas gostavam, trazendo recursos para a plataforma que já eram ultrapassados e utilizados pelos concorrentes há muito tempo, e focando apenas no Microsoft Teams, enquanto o Skype já IA sendo esquecido pelo público. 

 

Um exemplo disso é que enquanto o Skype suportava um pouco mais de 200 pessoas em uma chamada, em 2021, o Teams atende a mais de 300 pessoas. E isso fez com que usuários fossem migrando do Skype para outras plataformas, como zoom e o Teams . Por muito tempo, não houve nenhuma inovação no Skype e isso foi um dos motivos que fez com que a plataforma. Ou se perdendo usuários ativos? Skype pesquisa realizada em 2022 nos Estados Unidos mostrou que 83% dos americanos conheciam o Skype , mas apenas 23% disse que gostava da plataforma e apenas 14% informou que usava o Skype com frequência.

A pesquisa também informou que 50% dos usuários do
Skype hoje têm entre 18 e 34 anos, um fato bastante interessante, pois mesmo a plataforma sendo bastante antiga, seus usuários são pessoas mais novas, ao contrário dos um, por exemplo, que conta com usuários acima dos 30 anos. De acordo com dados divulgados pela Microsoft, cerca de 80% dos usuários ativos do Skype estão nos Estados Unidos, 16% no Reino Unido e 4% em diferentes países, o que nos mostra que em outros países o Skype foi deixando de ser relevante e o Zoom foi ganhando espaço, já que somente 50% dos usuários dos um são dos Estados Unidos. E os outros 50% são divididos entre outros países. 

 


A Microsoft anunciou que o Skype ainda possuía 36000000 de usuários ativos diariamente. No entanto, a plataforma não está crescendo em comparação com seus concorrentes. Atualmente, o Skype possui a pior participação de mercado da sua história. Antes de 2020, o Skype tinha 32% de participação de mercado. Mas esse número rapidamente caiu e hoje possui apenas 8% de participação, enquanto um conquistou 60% do mercado. O Microsoft jeans também foi uma plataforma que cresceu em um ritmo mais acelerado, ultrapassando 300000000 de usuários ativos mensais no primeiro semestre de 2023.

A realidade é que o
Skype foi deixando de ser a escolha dos usuários e ficou sem um mercado ativo, enquanto outros aplicativos foram ganhando mais espaço. Aos poucos, o Skype foi ficando de lado e desaparecendo, se tornando apenas uma memória para as pessoas que viveram seu auge nos anos 2000. Será que ainda existe chance do Skype voltar a ser o que foi um dia?


E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no WhatsApp, Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Threads e no Youtube!

Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!


Fonte:
VovoGaTu

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!


Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
أحدث أقدم