É muito importante manter o desempenho das unidades SSD no máximo para ter uma boa experiência com o computador.
O problema surge quando o próprio Windows 11, e um de seus recursos, faz com que o SSD opere com desempenho inferior. Especificamente, segundo testes, está causando uma desaceleração de até 45%.
Este recurso está relacionado à criptografia da unidade SSD. E embora esses dispositivos possuam um sistema de criptografia de hardware, o Windows 11 Pro (não o Windows 11 Home, segundo o site GenBeta) possui uma ferramenta para realizar outra criptografia extra.
Windows 11 atrapalha o desempenho devido ao BitLocker
A ferramenta em questão é o BitLocker, que é ativado com a instalação do Windows 11 Pro e que pode reduzir drasticamente o desempenho dos SSDs, segundo testes da TomsHardware.
Especificamente, destacam que o desempenho é reduzido em até 45%, pois o
processador interno terá que alocar muitos recursos para criptografar e
descriptografar todo o seu conteúdo.
Mas o problema vai além disso. Foi constatado nos testes que escritas e leituras aleatórias são as características mais afetadas do SSD e que prejudicam o desempenho geral do computador. E claro, o SSD é uma parte fundamental de qualquer PC, principalmente se armazena dados do sistema operacional. Se ficar lento ao ler e gravar arquivos, haverá um impacto geral em todo o dispositivo.
Durante os testes, foram testados três cenários: um em que o BitLocker estava ativo e outros dois em que a criptografia de hardware estava ativa e onde não existia criptografia. Aqui pode-se ver claramente que no primeiro caso a latência foi reduzida e a taxa de transferência diminuiu. Mas os outros dois casos estavam praticamente próximos em seu desempenho.
Se você tiver um computador com o Windows 11 Pro pré-instalado, há uma boa chance de o BitLocker estar ativo. Para saber se você tem o BitLocker ativo, basta acessar o prompt de comando como administrador e digitar o comando manage-bde -status. Caso queira ver todos os comandos, digite manage-bde -? ou clique aqui.
Nas
informações geradas, você deve consultar “Status da conversão” e
“Método de criptografia”. O primeiro informa se a criptografia está
ativa ou desativada, e o segundo o tipo de criptografia: se aparecer XTS-AES significa que a criptografia é feita com BitLocker.
Se esta for a sua situação, você pode considerar desabilitar a criptografia de arquivos no SSD. É importante ressaltar que não é aconselhável, pois você estará tirando a segurança das suas informações. Se estamos falando de um computador fixo que você tem em casa, talvez não se importe em desativá-lo, mas se for um notebook que pode ser roubado mais facilmente, é melhor mantê-lo ativo.
Se
desejar o desempenho máximo do seu dispositivo, você pode desabilitar
esta funcionalidade facilmente. Ainda no prompt de comando como
administrador, digite manage-bde -off C: (substituindo a letra 'C' pela letra que identifica sua unidade SSD protegida com BitLocker - se não for o 'C' padrão).
A partir desse momento você pode analisar se o desempenho geral do computador aumentou ou não. Caso não tenha visto muita diferença, ou não queira ficar mais desprotegido, basta reativar novamente usando o comando manage-bde -on C:.
E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Koo App e no Youtube!
Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu
para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!
Vovo GaTu
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: