Não há dúvida de que as redes sociais são de fundamental importância para o desenvolvimento dos negócios digitais atualmente.
Juntamente com seu crescimento e as mudanças no ambiente de negócios resultantes da pandemia de Covid-19, as redes sociais se tornaram uma excelente maneira de interagir com os clientes e divulgar negócios on-line.
Até alguns anos atrás, um negócio na Internet era sinônimo de ter um site, uma loja on-line ou vender por meio de um marketplace. Mas será que essas ferramentas foram superadas pelo avanço da mídia social? Aparentemente, não. Talvez seja exatamente o contrário.
Além do Brasil, a pesquisa foi realizada na
Colômbia, Alemanha, Índia, México, Filipinas, Cingapura, Espanha,
Tailândia e Estados Unidos. O Brasil, por exemplo, de acordo com o
estudo, está no topo do mundo na utilização de sistemas de automação de
marketing nas pequenas empresas.
Em uma média global de 57%, 69% dos
empresários brasileiros usam ferramentas de geração de e-mail marketing,
relatórios automáticos de métricas etc.
A pesquisa da GoDaddy
constatou que a maioria das pequenas empresas brasileiras planeja
implementar atividades de marketing para seu site, incluindo posicionar
melhor a empresa nos mecanismos de pesquisa (68%), criar um design
responsivo para seu site (64%) e monitorar o tráfego para suas páginas
(62%). A publicidade em plataformas de mídia social está nos planos de
78% dos proprietários de pequenas empresas.
A pesquisa também aponta que 40% das pequenas empresas no Brasil que ainda não têm um site de negócios planejam criar um nos próximos três meses, enquanto 48% disseram que querem ter seu próprio site dentro de um ano. Isso ressalta a importância de as pequenas empresas pesquisadas no Brasil continuarem a considerar que ter um site e seu próprio canal de vendas on-line para seus negócios é benéfico para o crescimento de seus negócios.
Em consonância com isso, os entrevistados brasileiros reconheceram os benefícios de ter um website, com muitos deles relatando que isso aumentou a visibilidade de seus negócios (62%), a possibilidade de mostrar melhor seus produtos e serviços (61%), ajudando-os a estabelecer uma melhor colaboração (61%) e ajudando-os a atrair novos públicos-alvo (56%).
Os resultados da pesquisa demonstram que os empresários brasileiros
estão procurando maneiras de acompanhar o desenvolvimento tecnológico e
confiam em estratégias de marketing digital para ajudar suas pequenas
empresas a prosperar. Para isso, a GoDaddy se dedica a fornecer as
ferramentas e os recursos de que eles precisam para ter sucesso em sua
jornada on-line com um conjunto de produtos fáceis de usar, acessíveis e
com suporte ao cliente.
Olhando além das porcentagens, fica claro
que os empreendedores brasileiros estão sempre atentos às novidades do
marketing digital. Ao mesmo tempo em que usam os recursos oferecidos
pelas redes sociais, como a oportunidade de se manterem engajados com
seus clientes, eles dão importância a ter seu próprio espaço na
Internet, como um site profissional e/ou uma loja digital, para navegar
com segurança na era dos negócios digitais.
O Observatório de Dados GoDaddy foi conduzido pela agência especializada Advanis, com foco nos proprietários de pequenas empresas, definidos com base no número de pessoas, que variava de um (empresa individual) a até 50 funcionários. Um total de 4.682 empreendedores e proprietários de pequenas empresas foram pesquisados para esse estudo, incluindo 540 no Brasil.
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