Padrão de iluminação que estreia no modelo X955 é mais preciso na imagem e econômico em energia.
A fabricante TCL realizou nesta terça-feira (29) um evento para apresentar uma nova geração de Smart TVs padrão QD-Mini LED, incluindo modelos premium que estreiam uma tecnologia de iluminação exclusiva da marca.
A principal novidade da conferência foi a apresentação de um padrão de iluminação para os televisores de topo de linha da empresa: o alcance de 5.000 nits de brilho para as telas, um alcance até então inédito para sistemas de Mini LED.
Essa tecnologia, chamada de Dual-5000 Mini-LED, traz ainda 5.184 zonas locais de iluminação, com microlentes em cada Mini LED que conseguem direcionar melhor a luz e fazer com que a iluminação como um todo fique mais concentrada nos locais certos.
Na prática, isso se traduz em mais brilho e contraste acentuado, além de diminuir o efeito conhecido como blooming — quando o entorno de um objeto com fonte de luz também fica claro, quando na verdade ele deveria ser escuro.
Desse modo, cenas como o reflexo do Sol no mar ou o efeito de uma luminária em um quarto escuro são mostradas de forma mais precisa, controlada e realista, sem “vazar” para outros cantos do conteúdo.
Chamando a Dual-5000 de “tecnologia do ano na indústria de TVs”, a TCL garante que a sensação reproduzida na imagem é “a mesma quando você algo na vida real”, capturando os exatos efeitos de fonte de luz naturais ou artificiais, além de sombras e reflexos.
É simplesmente uma obra-prima da pesquisa e desenvolvimento, sem níveis paralelos em termos de detalhe, brilho e cores, que ajudam você a ver os detalhes antes despercebidos do mundo.
Olivier Semenoux, chefe de Gerenciamento de Produto e Go To Market da TCL
Curiosamente, a maior parte dos conteúdos hoje são feitos para displays com o padrão de 4.000 nits, com a maior parte dos vídeos reproduzidos em plataformas de streaming e até discos Blu-ray hoje não chegando a esse novo patamar. Por enquanto, a fabricante não indicou como será a compatibilidade ou de que modo ela vai utilizar o potencial máximo de brilho na tela.
Essa tecnologia inclui ainda um chip chamado SIX-crystal, composto por 1296 chips de backlight e com um drive 16 bits que também reduz o flickering e protege o olho do espectador. No geral, ele garante 27,5% no aumento de brilho, ao mesmo tempo em que gera 30,2% de economia de energia.
A nova TV premium da TCL
Entre os novos modelos apresentados, o primeiro destaque é a TCL X955, que será a primeira televisão do mercado a usar o novo sistema com 5.000 nits de brilho. Essa TV 4K estará disponível em versões de 85 polegadas e 98 polegadas, com tecnologia de pontos quânticos no display e capacidade de reproduzir mais de 1 bilhão de cores.
O modelo tem ainda o processador AIpq 3.0, que usa algoritmos de inteligência artificial (IA) para analisar a fonte de conteúdo e otimizar cor, contraste, claridade e os efeitos do padrão HDR.
O seu design é fino, com cabos escondidos na base, altura ajustável e um conector USB 3.0 em uma das laterais. Ao todo, a taxa de ocupação da tela na parte frontal do televisor é de 98%, com bordas quase imperceptíveis e uma experiência mais imersiva.
Por fim, em termos de áudio, ela traz um sistema de 160W da Onkyo, com som surround e dois subwoofers. Eles são equipados com a tecnologia Dolby Atmos e também a recém-anunciada FlexConnect, que cria um ambiente mais complexo de reprodução sonora sem precisar de uma soundbar central.
Mais membros da família
Além disso, a TCL também revelou dois novos modelos QD-Mini LED que são um pouco mais acessíveis: .
A C955 é uma atualização de uma linha já tradicional da TCL, inclusive vendida no mercado brasileiro. Ela tem 2.000 nits de brilho,
com cerca de 2.000 zonas de iluminação e um sistema de som Onkyo de
120W. Os modelos disponíveis são de 65 polegadas, 85 polegadas e 98
polegadas.
Com um design igualmente fino, ela também traz o processador AIpq 3.0, com 144Hz de taxa de atualização para o display, baixa reflexão e a tecnologia FreeSync, da AMD.
Já a C755 (que é chamada de C805 na Europa) tem seis opções de tamanho, de 50 polegadas até 98 polegadas, com até 1.300 nits e mais de 500 zonas de iluminação.
Isso é o suficiente para uma qualidade alta de brilho segundo a TCL, especialmente em modelos de menos de 65 polegadas. Ela vem com o mesmo processador que usa IA para “ler” a imagem e otimizar o esquema de cores.
Disponibilidade
Por enquanto, a TCL não revelou os preços e a janela de lançamento
dos novos televisores, mas logo essas informações devem ser liberadas em
regiões como a Europa.
No mesmo evento, a empresa apresentou ainda mais alguns modelos: a 98P745, que é considerada pela marca a TV de 98 polegadas mais barata do mercado; e a X11G Max, que é a maior TV LED QD-Mini do mundo e chega a 115 polegadas.
E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no WhatsApp, Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Threads e no Youtube!
Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu
para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: