As autoridades do estado alemão da Renânia do Norte-Vestefália identificaram os líderes de um bando de cibercriminosos conhecido como "Double Spider", três suspeitos para os quais estão agora pendentes mandados de captura e que alegadamente estiveram envolvidos em mais de 600 ataques contra instituições em vários países europeus.
Para além dos três identificados, outros oito estão a ser investigados numa operação que envolve tanto a Europol como o FBI. Os suspeitos sob investigação são da Alemanha, Rússia, Moldávia e Ucrânia.
Um
dos suspeitos, identificado como um cidadão russo chamado Igor T, é
também procurado pelo FBI, que oferece uma recompensa de cinco milhões
de dólares (mais de quatro milhões e meio de euros) a qualquer pessoa
que assista à sua captura.
O grupo é responsável por pelo menos 600 ataques a instituições em todo o mundo, afectando treze países europeus. Na Alemanha, são acusados, entre outras coisas, de estarem por detrás do ataque aos serviços informáticos de um hospital em Dusseldorf em 2020, segundo o "Allgemeine Zeitung".
No Reino
Unido, são também acusados de atacar o sistema de saúde britânico com
um vírus informático, forçando o encerramento de 16 hospitais.
O ministro do Interior da Renânia do Norte-Vestefália, Herbert Reul, disse aos meios de comunicação que os membros do grupo tinham "referências e ligações ao serviço de inteligência russo e ao grupo paramilitar mercenário Wagner".
E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Koo App e no Youtube!
Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu
para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: