YouTube: Influencer tem desempenho ruim na plataforma que complica plano bilionário de Casimiro e Fifa

A Alphabet, empresa dona do Google e do YouTube, divulgou na quinta-feira (2) seus resultados do último trimestre de 2022, período em que aconteceu a Copa do Mundo do Catar. E os números foram negativos, apontando uma crescente crise no mercado de publicidade.


Foi a primeira queda na receita de publicidade da gigante de tecnologia desde o início da pandemia, e a segunda vez que as vendas de anúncios caíram desde que o Google se tornou uma empresa de capital aberto, em 2004.

 

A receita de publicidade no quarto trimestre foi de US$ 59 bilhões (R$ 303 bilhões), uma queda de 3,6% em relação ao mesmo período de 2021.

Mas o pior resultado foi na plataforma de vídeo do Google. O YouTube registrou o segundo trimestre consecutivo de queda na receita nos três meses até 31 de dezembro, com vendas recuando 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, para US$ 8 bilhões (R$ 41 bilhões). Em toda sua história, o site nunca havia registrado queda.

 

Péssima notícia para a Fifa

Desde que a Globo abandonou a exclusividade nos jogos da Fifa (Federação Internacional de Futebol) e revisou os valores dos contratos para baixo, a organização decidiu apostar no YouTube como plataforma para as suas transmissões digitais no Brasil.


Os jogos transmitidos no YouTube pelo apresentador e influenciador Casimiro são um sucesso de audiência, mas trazem uma fração do valor que a Globo pagava anteriormente. Como informou em primeira mão o colunista Gabriel Vaquer do Notícias da TV, apenas no ano passado a Globo desembolsou mais de R$ 450 milhões com a Copa do Mundo e teve prejuízo.

 

O movimento da Fifa aconteceu depois que players tradicionais, e até plataformas de streaming como Prime Video, não fecharam os pacotes digitais oferecidos pela federação, como a Copa do Mundo.

Na avaliação das empresas, o valor dos direitos digitais era alto demais.

 

Aposta em Casimiro e no YouTube

Para contornar o problema, a LiveMode, que vende os direitos de transmissão da Fifa no Brasil, uniu-se a Casimiro e passou a produzir e vender as transmissões do streamer no YouTube e na Twitch.

A Fifa prospectou que começaria perdendo, mas depois recuperaria o investimento ao despertar o interesse do YouTube e de outras plataformas que pagariam altos valores para ter os direitos no digital.


 

As transmissões de Casimiro têm batido recordes de audiência. O problema é que, com a crise do mercado publicitário e os resultados negativos do Google, do YouTube e também da Amazon, o sonho de conseguir bilhões pelas competições parece cada vez mais distante.

A venda de anúncios pela LiveMode nas atrações de Casimiro também ficaram abaixo do previsto.

 

Globo e rivais incomodados

O movimento da Fifa incomodou a Globo e outros grupos tradicionais que viram na decisão um ataque a seus modelos de negócio.

Casimiro não é um problema para a Globo. O que incomoda a emissora é a Fifa e a LiveMode entregarem de graça no YouTube o mesmo conteúdo que a Globo faz o espectador pagar para assistir no SporTV e no Globoplay.

 

A Fifa exige valores altíssimos para negociar pacotes com grupos de mídia como a Globo (que paga bilhões). Quando não vende com exclusividade, a federação entrega de graça na internet, destruindo toda a cadeia de valor do mercado.


Para piorar, acordos como o de Casimiro com a FIFA são baseados em divisão de receita. Então, o YouTube traz apenas alguns milhares de reais para os cofres da Fifa, mas destrói o negócio de grupos tradicionais. É difícil entender a lógica da organização de trocar bilhões por milhões.

Nos EUA, o YouTube comprou o Sunday Ticket --pacote esportivo de futebol americano. Mas terá pagar mais de R$ 2 bilhões (R$ 10,2 bilhões) por ano para a NFL, liga nacional do esporte nos EUA e dona dos direitos. E mais, apenas os assinantes do YouTube TV terão acesso aos jogos e pagando até US$ 300 dólares (R$ 1.540) pelo pacote. O YouTube TV custa US$ 64,99 (R$ 333) por mês.

 

Streaming ainda é pequeno

A TV aberta transmite esportes de graça porque tem escala e alcance, principalmente no Brasil. Mas o streaming por enquanto não tem o mesmo impacto e capacidade de monetização dos campeonatos. É por isso que no mundo inteiro a regra é o espectador pagar para assistir a campeonatos.

Quando plataformas de streaming pagam bilhões por direitos esportivos e os apresentam no streaming, perdem dinheiro. Mas em contrapartida, ganham mercado ao atrair mais assinantes. Segundo o CEO da Netflix, essa é a razão para a empresa não transmitir esportes ao vivo, já que querem crescer sem ter prejuízos.


 

Mas no caso de Casimiro no YouTube, não há assinaturas, então a dependência da publicidade é grande. Mesmo o YouTube sendo enorme, seu alcance ainda é inferior ao da TV aberta.

Se transmitir esportes no streaming com assinatura já dava prejuízo, de graça e com menos publicidade será ainda mais difícil.

 

E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no Twitter, Instagram, Facebook, TikTok e no Youtube!

Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem