Desenvolvedor responsável pelo software afirma que a MSI não cumpre há quase um ano seu contrato de licenciamento
Bastante famosa entre entusiastas do overclock e jogadores de PC como um todo, a ferramenta MSI Afterburner pode estar com seus dias contados. Isso porque, apesar de a MSI continuar mantendo o site do software no ar, ela suspendeu há quase um ano os pagamentos do desenvolvedor responsável por atualizá-lo.
Mesmo tendo o nome da fabricante de hardwares, na prática o aplicativo é uma criação e responsabilidade do desenvolvedor russo Alexey Nicolaychuk, também conhecido como “Unwinder”. Nos fóruns do site Guru3D, ele explicou que, desde que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia foi iniciada, a MSI parou de pagá-lo por “razões políticas”, apesar de ter permanecido ativa no mercado russo.
Unwinder explica que a situação fez com que o MSI Afterburner ficasse “semiabandonado” pela companhia, que não está cumprindo seu acordo de licenciamento desde o início do conflito. “Tentei
continuar fazendo minhas obrigações e trabalhei sozinho no projeto
durante os últimos 11 meses, mas isso resultou em nada além de
desapontamento”, explicou o desenvolvedor.
MSI “não precisa mais” do software
O criador do software também afirma que sente cada vez mais que está desperdiçando esforços em um software que não é valorizado pela MSI e do qual ela “não precisa mais”. “De
qualquer maneira, vou continuar tentando dar suporte a ele por conta
própria enquanto tenho algum tempo livre, mas provavelmente vou precisar
deixá-lo de lado e mudar para outra coisa que me permita pagar as
contas”, afirmou Unwinder.
Uma espécie de sucessor espiritual do RivaTuner, o Afterburner é famoso por trazer informações completas e ser compatível com diversas marcas de GPUs. Atualmente, várias companhias possuem softwares de rastreio de desempenho e overclocking próprios, e até mesmo a MSI chegou a apostar em algo do tipo com seu MSI Center — o que pode justificar a falta de interesse em dar suporte ao app mais conhecido.
O Afterburner é tão popular que já motivou diversas campanhas de hackers, que criaram páginas falsas para fornecer versões contaminadas dele. Enquanto o destino do aplicativo segue em aberto, Unwinder afirma que vai continuar atualizando o RivaTuner Static Server, que não sofre com as sanções impostas ao mercado de softwares e hardwares russos nos últimos meses.
E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no Twitter, Instagram, Facebook, TikTok e no Youtube!
Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu
para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!
Vovo GaTu
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: