God of War Ragnarök: Game só foi possível para ser lançado, graças a uma grande planilha do Excel

O documento ajudou a organizar a história do jogo e a agrupar referências visuais

Lançado oficialmente no dia 9 de novembro, God of War Ragnarök conta uma história grandiosa repleta de batalhas e pontos de trama que se entrelaçam. Segundo a Sony Santa Monica, a única forma de manter o jogo coerente e viável foi criar uma grande planilha do Excel que guiou toda sua equipe de desenvolvimento.


Em uma entrevista à Game Informer, o diretor Eric Williams afirmou que o documento permitiu que a desenvolvedora quebrasse em pedaços cada trecho do jogo. Com isso, a companhia foi capaz de definir a quantidade de tempo que o jogador vai passar em cada um deles, estabelecendo o ritmo da história.


Williams explica que, enquanto a planilha de Excel usada pela Sony Santa Monica tinha um tamanho gigantesco, ela acabou não sendo suficiente. Segundo ele, a versão original do documento acabou representando somente “10% do produto final e God of War Ragnarök se provou um projeto bastante difícil de gerenciar.


Diretor do jogo sofreu com afasia durante a produção

Durante a entrevista, Williams afirmou que sofreu com o problema conhecido como afasia durante a produção do game. Segundo ele, a doença fez com que ele fosse incapaz de formar qualquer imagem em sua cabeça, e a existência da planilha acabou servindo como uma maneira de ancorá-lo ao projeto.

Eu tinha que compensar isso com uma quantidade louca de referências”, explicou o diretor. "Eu precisava de ‘imagens para tudo'’”. Com isso, o documento de Excel acabou sendo povoado por mais de 6 mil GIFs, que ajudaram o diretor a definir os tipos de animações e referências visuais que God of War Ragnarök deveria ter.

 


Segundo Williams, a maneira como ele fazia seus planejamentos trouxe alguns conflitos com os demais membros da Sony Santa Monica, que não estavam acostumados com seu estilo e sentiam sua criatividade bloqueada. No entanto, ele afirma que a equipe aprendeu a resolver suas diferenças, resultando no game de alta qualidade que já está disponível para PlayStation 4 e PlayStation 5.

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Fonte:
Tech Radar

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