“Quanto tempo eu vou levar para aprender a falar inglês?”. Essa é a “the million-dollar question” (pergunta de um milhão de dólares) sempre feita para o pessoal da EF English Live. Mas a resposta mais sincera que podem dar hoje é: depende.
São vários os motivos que aceleram ou retardam o aprendizado de um idioma. A conta é simples: quanto mais tempo você tiver para praticar, mais rápido poderá avançar. Mas não é só isso. Segue uma lista de coisas que você também precisa levar em consideração na hora de prever em quanto tempo vai aprender inglês:
Aprender a falar inglês é essencial, mas os preços dos cursos e ter
tempo para fazê-los são obstáculos comuns. Por isso, reunimos cinco
sites que irão te ajudar gratuitamente nessa tarefa. A maioria deles
também tem aplicativos para celular, o que aumenta a autonomia para
estudar inglês em qualquer lugar. Toda a lista é formada por sites em
português para facilitar o uso daqueles que não têm nenhum conhecimento
do idioma. Há ainda uma opção do Governo Federal, que oferece até
certificado de conclusão para o estudante.
Seu nível atual
Parece
óbvio, mas nem todo mundo pensa nisso. Uma pessoa de nível inicial no
inglês tem um caminho mais longo no aprendizado do que uma que está no
nível intermediário, por exemplo.
O quanto você precisa de fato aprender
Quem
precisa do idioma para fazer apenas a próxima viagem de férias não
busca o mesmo nível de quem quer passar em um exame internacional para
fazer uma faculdade no exterior. São usos completamente diferentes e que
interferem no tempo de aprendizado.
Qual é a sua facilidade em aprender
Somos pessoas diferentes e o processo de aprendizagem é muito individual. Sabendo o seu nível de facilidade, ou dificuldade, você consegue estabelecer metas dentro da sua realidade e buscar recursos que auxiliem durante a jornada.
Quanto tempo você leva para avançar em cada nível
Antes de tudo, primeiro você precisa colocar no papel quanto tempo por semana tem disponível para se dedicar aos estudos. Assim, pode dividir cada nível na sua rotina e saber mais ou menos quanto vai levar para percorrer todo o caminho.
Lembrando que ser fluente é quando a pessoa tem a capacidade de se comunicar de forma rápida, com clareza e em diferentes situações. Incluir inglês nas suas atividades diárias é uma forma de aprender na prática e conta como horas de estudo.
Aprender inglês é um processo que exige dedicação, mas tudo fica mais fácil quando você tem os melhores materiais e professores à sua disposição. E é por isso que a EF English Live está aqui.
Se você quer
atingir a fluência mais rápido, a EF English Live te ajuda! São aulas
particulares 24 horas por dia, aulas em grupo a cada 30 minutos e
milhares de atividades interativas em áudio e vídeo para você avançar de
forma rápida e intuitiva. Seguindo o cronograma de estudos e unindo
todas as ferramentas da escola, você será capaz de mudar de nível a cada
12 semanas, com aprendizado garantido. Comece hoje mesmo.
É possível aprender depois dos 30 anos?
Antes do mundo ser tão conectado e globalizado como é hoje, aprender inglês não era tão desejado ou obrigatório. As crianças brasileiras dos anos 1970 e 1980 não tinham a necessidade que os pequenos de hoje em dia possuem para aprender o idioma: é que o inglês passou a ser quase que um pré-requisito em muitas vagas de emprego, ou até mesmo para viver experiências mágicas, como uma viagem para o exterior.
Por esse motivo, muitas pessoas chegam à idade adulta e se deparam com um mundo completamente diferente daquilo para o qual se prepararam. E aí bate o medo e a insegurança: será que ainda dá tempo de aprender inglês mesmo depois dos 30? A resposta é: sim!
André Batista, 38 anos, é aluno do CNA Belém, em São Paulo, e começou a aprender inglês em 2011. “A minha primeira impressão foi de que eu tinha que recuperar o tempo perdido”, lembra o executivo de vendas. Assim como André, muitas outras pessoas sentem que um dos maiores inimigos dos estudos é o tempo, e que precisam aprender tudo para ontem.
Mas calma: não é preciso tanta pressa assim. Muito mais do que aprender de maneira rápida, é preciso absorver o conteúdo. E, para isso, é preciso estudar. Um dos pontos que os alunos com mais de 30 anos levantam é a diferença entre aprender coisas novas quando se é criança e quando se é adulto. “O mais desafiador de aprender inglês foi estar numa sala com pessoas mais novas. A velocidade de aprendizagem deles era mais rápida do que a minha, pois eu precisava conciliar trabalho e família, e com isso o meu tempo para estudar era menor do que o deles”, afirma André.
O pensamento não está de todo errado. Sabe-se que, de fato, as
crianças podem aprender muito mais rápido, mas isso não quer dizer que
os adultos não possam aprender coisas novas. Para driblar os desafios e
distrações que André pontuou, existem algumas dicas que você pode
seguir.
Apegue-se aos seus objetivos
Por mais que possa parecer difícil conciliar os estudos com trabalho, família, vida social e finanças, uma das primeiras coisas que você precisa fazer é traçar os seus objetivos. Por que você precisa do inglês? Quanto tempo você tem se dedicar ao idioma durante a semana? E, principalmente, o que você pode conquistar na sua vida profissional e pessoal se tiver o inglês. Ao ter todas essas perguntas bem respondidas, fica mais fácil recorrer a elas quando as dificuldades aparecerem.
Crie hábitos
Para qualquer coisa nova que você deseje aprender, torná-la um hábito é uma das melhores maneiras de internalizar o conteúdo. Estipule dias e horários para seu estudo e estabeleça metas semanais. Por exemplo: Você estuda no CNA às segundas e quartas-feiras, das 19h às 20h15. Faz as lições de casa toda terça à noite e ouve podcasts ou lê algum artigo em inglês às quintas pela manhã, no caminho para o trabalho. Ah, e você pode estipular as metas conforme as habilidades de aprendizado do inglês, como por exemplo:
- Aprender 5 novas palavras
- Ouvir 10 minutos de podcast em inglês
- Assistir a um episódio de uma série de 20 minutos, com legendas em inglês
- Frequentar todas as aulas
- Fazer 3 exercícios da lição de casa
- Tudo depende do tempo que você tem disponível e o grau de eficiência que você quer atingir.
Pratique fora da aula
Essa é uma das regras básicas se você quer ser fluente em inglês um dia: pratique o idioma sempre que puder! Não restrinja os estudos apenas à escola. Tenha curiosidade, pratique com os colegas de sala ou amigos que falam o idioma, cerque-se de entretenimento que envolva o inglês, como séries, filmes e músicas.
Para André, uma das maiores dificuldades é a hora do listening, a
parte auditiva da prática do inglês. “Eu tinha muita ansiedade em querer
entender tudo, mas percebi que sem muitas repetições eu não conseguiria
evoluir. Depois das aulas eu ouvia os áudios do curso no carro durante
os meus deslocamentos no período de trabalho”, explica o aluno.
Não se compare aos outros
Muitos alunos adultos podem ficar extremamente desmotivados por acharem que o progresso dos colegas é maior, ou que fulano conseguiu realizar todas as tarefas sem nenhum erro. A vida de quem tem mais de 30 anos é, sim, mais ocupada. É claro que alguém mais jovem e sem um terço das suas responsabilidades vai conseguir dedicar mais tempo à lição de casa. Mas isso não pode ser desculpa ou empecilho para deixar de praticar e estudar. Muito pelo contrário, isso deve ser motivação, pois você, apesar de ter um tempo mais concorrido, está tentando algo novo e que vai engrandecer ainda mais as suas experiências de vida.
“Vou usar uma frase clichê aqui: nunca é tarde para aprender. Sem
dúvidas você vai encontrar um pouco mais de dificuldade no aprendizado,
mas depende apenas de você dedicar uma parte do seu dia para os estudos
e não ter vergonha de tirar dúvidas, por mais simples que elas pareçam
ser”, comenta André.
Quais sites e aplicativos grátis para aprender inglês sozinho?
1. Duolingo
O duolingo é um dos sites mais famosos para aprender inglês e outros idiomas de maneira gratuita. Segundo a empresa, 50 milhões de pessoas já usam a plataforma, que pede apenas um cadastro simples para que o usuário comece a aprender. A estrutura é colaborativa e funciona em formato de jogo. Os exercícios são como níveis e, conforme você avança, a dificuldade aumenta.
Em cada resposta errada, você perde uma "vida" (um coração) e, ao perder todos, é necessário voltar ao início do "módulo". O site treina gramática, leitura, compreensão e listening (exercícios que você escuta e escolhe a resposta). Além do site, o Duolinguo está disponível para download no Android, iPhone (iOS) e Windows Phone e também possui extensão para o Google Chrome.
Um diferencial do duolingo é a plataforma voltada às escolas, o que possibilita aulas de inglês mais dinâmicas.
2. Busuu
Busuu é uma ferramenta online que permite aprender inglês e tem mais diversidade de idiomas que o Duolingo (o Busuu ensina 12 , contra 5 do concorrente). Segundo a empresa, mais de 80 milhões de pessoas usam a plataforma, que tem o formato freemium (possui versões gratuitas e pagas).
Um ponto contra do site é que, apesar de ter uma variedade de módulos e opções de aprendizagem, a maioria é paga. A versão gratuita engloba somente as fichas de vocabulário. Mas para quem não se importa em pagar pelo produto, o Busuu é uma boa opção por ter certificados oficiais da instituição americana McGraw-Hill. Além de funcionar offline no celular, é permitido baixar as aulas para assisti-las quando estiver sem acesso à Internet.
O programa está
disponível na web, nos celulares com Android e iPhone (iOS) e, também, é
compatível com o Apple Watch, o relógio inteligente da Apple.
3. Memrise
O site e aplicativo mobile Memrise também usa a diversão como ingrediente principal para a aprendizagem. Por meio de um jogo que utiliza vídeos, áudio, mnemônicos (técnicas de memorização) e até memes, o site promete te ajudar a aprender desde o básico até o avançado do inglês (americano ou britânico) e outros 9 idiomas.
Assim como o Busuu, a empresa trabalha com o formato freemium e sua versão gratuita não compreende todas as lições. Porém, é possível ter acesso a mais informações que a versão free do concorrente, pois são oferecidos exercícios de revisão, além do vocabulário.
O Memrise funciona como uma rede social colaborativa, e
você pode até convidar amigos para fazerem o curso juntos, seja em
Android ou iOS (incuindo iPad).
4. Forvo
O objetivo do Forvo é ser um dicionário de pronúncia. Para a conversão em português, ele conta com mais cinco idiomas, mas o site em si tem pronúncias em mais de 200 línguas.
Você pode utilizá-lo apenas com acesso ao site, ou fazer um cadastro e ter mais opções, como usar no aplicativo para celular, avaliar e discutir as pronúncias das pessoas, acompanhar as novas palavras adicionadas e baixar as pronúncias em áudio no formato .mp3.
O site disponibiliza guias de viagens, mesmo para quem
não é registrado, com frases úteis para turistas em 25 idiomas
diferentes. É possível ver as palavras por categorias, como
substantivos, adjetivos, animais, expressões e outras; e ouvir a
pronúncia de nomes de participantes de grandes eventos, como o
SuperBowl, Champions League, Golden Globes, e expressões comuns de
épocas festivas, como Halloween e Natal. Forvo está disponível
gratuitamente para web, Android e iOS.
5. MyEnglishOnline
My English Online foi criado por meio de um programa do Ministério da Educação (MEC) do Governo Federal, o Idioma sem Fronteiras (IsF). O curso utiliza o formato comum de aulas de inglês, com atividades interativas.
A diferença está na plataforma online e gratuita, baseada na ferramenta para ensino de idiomas MyELT. O uso é voltado para um grupo específico de pessoas: estudantes de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior (IES) credenciadas ou de outras instituições parceiras do Programa IsF; professores da Educação Básica, desde haja parceria entre a Secretaria de Educação e uma IES credenciada ao IsF; e servidores das instituições de ensino superior participantes do programa (que forem credenciadas via editais específicos) e de instituições parceiras.
Há cinco níveis de aprendizado, do básico ao
avançado, com e-books, vídeos, exercícios de leitura e de gramática,
ativadades orais e testes para acompanhamento. Para conferir quais
instituições são parceiras, basta entrar no Portal do IsF (http://isf.mec.gov.br/).
Porque é importante aprender inglês nos dias atuais
Atualmente, mais e mais pessoas dedicam tempo ao estudo do inglês como segunda língua. Muitos países incluem o inglês no currículo da escola e as crianças começam a aprender inglês cada vez mais cedo. Mas porque é importante aprender inglês?
Se você está procurando um novo emprego ou planejando viajar pelo
mundo, estudar inglês pode ajudá-lo a progredir tanto na vida pessoal e
quanto profissional. Você pode aumentar suas oportunidades de trabalho e
começar a conhecer pessoas no mundo todo.
- Por que o inglês se tornou importante?
É fácil ver o quão importante é o inglês no mundo. Muitas empresas
internacionais realizam reuniões em inglês, as universidades ministram
cursos em inglês e os turistas usam o inglês como um idioma comum em
todo o mundo.
- Mas como o inglês se tornou tão importante?
Bem, tudo remonta ao Império Britânico, que no seu pico cobria 25% da
superfície da Terra. Durante os tempos coloniais, os governantes
britânicos muitas vezes obrigavam as pessoas nesses países a falar
inglês, em vez de sua língua nativa. Embora as origens do inglês como
idioma global tenham um passado complicado, o idioma deixou uma marca
importante na mídia, comércio, na sociedade e nos negócios. Se você
ainda não tem certeza sobre o aprendizado do idioma, verifique os
motivos abaixo.
Eu preparei uma pequena lista para você entender por que é importante aprender inglês:
- Estudar inglês pode ajudá-lo a conseguir um emprego ou progredir no seu emprego atual
O inglês é a língua da ciência, da aviação, computadores, diplomacia e
turismo. Saber inglês aumenta suas chances de conseguir um bom emprego
em uma empresa multinacional em seu país de origem ou de encontrar
trabalho no exterior.
- Aprender inglês pode ajudá-lo a conhecer novas pessoas
O inglês é a língua oficial de 53 países e é usado como língua franca
(uma língua mutuamente conhecida) por pessoas de todo o mundo. Isso
significa que, quer você esteja trabalhando em Pequim ou viajando pela
Europa, estudar inglês pode ajudá-lo a conversar com pessoas de todo o
mundo.
- Inglês é o idioma da indústria da mídia
Devido ao destaque de Hollywood na mídia global, uma enorme
quantidade de filmes, programas de TV e músicas populares são escritas
em inglês. Se você fala inglês, não precisará mais usar traduções e
legendas para curtir seus livros, músicas, filmes e programas de TV
favoritos.
- Inglês é o idioma da Internet.
O inglês é um idioma particularmente importante on-line, com mais da
metade do conteúdo da internet escrito ou falado em inglês. Além disso,
algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo estão localizadas em
países de língua inglesa.
- Viajar é muito mais fácil com um bom conhecimento de inglês
Imagine que você é um Brasileiro de férias na Tailândia, enquanto a
recepcionista do hotel talvez não possa responder à sua pergunta em
português ou espanhol, é provável que ele possa responder à sua pergunta
em inglês.
- O inglês é um dos idiomas mais importantes para os negócios
Seja você proprietário, estudante ou funcionário de uma empresa, o
inglês é incrivelmente importante no mundo dos negócios. O inglês é
considerado um dos idiomas comerciais mais importantes por ser o idioma
de fato dos Estados Unidos e o idioma oficial do Reino Unido, Canadá,
Índia e África do Sul.
- Com o inglês, você pode estudar no mundo todo
Como o inglês é falado em vários países, existem milhares de escolas e universidades em todo o mundo que oferecem programas em inglês. Se você fala inglês, há muitas oportunidades para encontrar uma escola e um curso adequados para atender às suas necessidades acadêmicas.
Fonte:
EF English Live, CNA, Thieme Yoshino
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: