Recentemente estamos conseguindo ver uma luz no fim do túnel dos altos preços de placas de vídeo, isso porque o governo chinês está tomando uma série de ações contra as fazendas de mineração.
Mineradores chineses de Bitcoin 'nem mesmo têm mais vontade de beber' |
Por causa disso, diversos mineradores já estão buscando “se livrar” das suas placas, ao menos é o que aponta uma série de anúncios de GPUs surgindo para comprar em grupo de mineradores.
A proibição da mineração de Bitcoin no país significa que os mineradores foram forçados a encerrar suas operações e alguns estabelecimentos já até transferiam hardware para o exterior.
Alguns fabricantes de PCs taiwaneses já haviam informado sobre um aumento nas placas de vídeo disponíveis para elas comprarem na China, sendo a maioria delas usadas em mineração. Agora através de publicação no PTT, um popular site de avisos de Taiwan, um usuário publicou uma imagem dos mineradores oferecendo suas placas por um preço reduzido.
Tuitando na quarta-feira, Kevin Zhang, vice-presidente da empresa de consultoria de criptomoedas de mineração Foundry, disse que o clima entre os mineradores chineses azedou, acrescentando:
“O sentimento é obviamente bastante sombrio e a realidade é que é GG para mineração na China. Alguns amigos mineradores ficaram em Sichuan desde a conferência da Bitmain para beber suas mágoas. Agora ... 酒 都不 想喝 了 - 'nem mesmo com vontade de beber mais.'”
De acordo com Zhang, a proibição do Bitcoin na China causou o fechamento de cerca de 70% da capacidade de mineração do país e, no final de junho, cerca de 90% terá ficado offline.
Essas placas disponíveis para a compra são tanto da AMD como da NVIDIA, com um destaque de diversos aparelhos das novas RTX Série 30 e Série RX 6000. Mas além desse modelos mais caros, também está disponível para a compra diversas GPUs mais antigos, como as placas de vídeo da arquitetura Polaris da AMD.
Como apontado pelo portal PC Gamer, por esses vendedores estarem disponibilizando a compra de placas a granel, sugere que eles estão procurando vender primeiro diretamente para mineradores de outros países.
O preço pedido por esses usuários também é um ponto bastante interessante nessas afertas, com o valor de compra de vários modelos sendo mais baratos que o escasso mercado de novas GPUs. Segundo o site HKEPC, a compra de diversas RTX 3070 desses vendedores está custando HKD 3120 cada GPU, um valor de quase R$ 2000 reais em conversão direta.
Essas vendas são um reflexo direto das ações tomadas pelo governo chinês em combater a mineração no país, nas últimas semanas as autoridades chinesas já fecharam diversas fazendas pelo país. Junto com isso, o Banco Popular da China (PBOC) também impôs restrições proibindo bancos locais a facilitarem transações com criptomoedas.
Isso acabou impactando o mercado das criptomoedas, principalmente do Bitcoin e Ethereum, que vem sofrendo uma grande desvalorização nas últimas semanas. Com isso, os mineradores que não foram fechados pelo governo começaram a se preocupar, com alguns já fechando suas fazendas de mineração.
Muitos mineradores de Bitcoin na China estão deprimidos enquanto Pequim força várias operações a ficarem offline. |
Atualmente a China é responsável pela grande maioria da mineração mundial, sendo responsável por cerca de 65% do hashrate global de mineração de Bitcoin.
Essas ações estão impactando o mercado de GPUs, que apresentaram uma
pequena queda, mas algo que não deve ser muito drástico, principalmente
porque as fabricantes ainda sofrem com a escassez de semicondutores.
Conforme relatado anteriormente pelo Cointelegraph, alguns dos principais mineradores de Bitcoin já começaram a se estabelecer em outros países. BTC.com, o quinto maior pool de mineração de Bitcoin por distribuição de taxa de hash, está se mudando para o Cazaquistão.
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: