No texto da patente, o Spotify explica que a análise se daria em cima de conteúdo de áudio, incluindo voz e som ambiente. Isso permitiria à plataforma traçar um quadro de preferências e perfil mais preciso do que o modelo atual, em que o algoritmo busca entender os gostos de cada um a partir dos conteúdos com mais interações.
Entre os cenários de uso, o Spotify menciona a capacidade de identificar se o usuário está sozinho, em grupo ou numa festa, e assim ajustar a recomendação de músicas de forma precisa a cada estado. Em relação às emoções, o serviço indica que poderia detectar estados emocionais, como felicidade, raiva, tristeza ou estresse. Desse modo, as recomendações seriam indicadas para cada um dos sentimentos em tempo real.
Outra possibilidade é a análise de informações como idade, gênero e localização geográfica para ajustar as recomendações. Essa técnica poderia ser baseada em fatores como o índice de popularidade de um artista ou de uma canção em determinada faixa etária e localidade.
No entanto, um detalhe importante a se considerar diz respeito aos limites de privacidade. Afinal, a funcionalidade exige acesso ao que é dito pelo usuário e a todos os sons de seu entorno. A divulgação da patente indica apenas que o Spotify investiga a técnica internamente, mas não garante que o recurso esteja em desenvolvimento ou mesmo que seja disponibilizado ao consumidor no futuro.
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