Mas o que os clientes têm relatado, principalmente em fóruns de discussão na internet como o Reclame Aqui e o Reddit? Listei os principais problemas até aqui e elenquei mini dicas de como você pode se preparar para evitar dores de cabeça:
1 - Use com atenção toda nova ferramenta
O PIX é um sistema ultra veloz de processamento de pagamentos e transações, que funciona 24 por 7 e com tempo de processamento na casa de segundos. Ou seja, se fizer uma operação de madrugada, depois de uns copos a mais ou enquanto responde um e-mail, atende o celular e lê essa notícia, você pode não ter uma segunda chance de corrigir eventuais erros.
Portanto, você deveria tomar o mesmo cuidado na hora de mexer em suas finanças, que você toma quando dirige, por exemplo, seu carro numa estrada.
2 - Evite micos
Um dos “problemas” aconteceu em um caso peculiar: o próprio cliente se confundiu e inverteu as chaves que cadastrou para cada conta. Na hora de instruir um pagamento, passou os dados errados e, obviamente, o dinheiro não chegava.
Além do susto, o cliente passou pela via crucis de ser atendido por um grande banco brasileiro: liga para o banco, explica o problema. O atendente atende com aquela boa vontade característica dos nossos grandes bancos. Depois de meia hora, o cliente passa de investigador a investigado. Uma hora depois, o salseiro está montado.
Depois de duas horas do puro creme da discórdia, alguém resolve perguntar se ele pode ter recebido em outra conta, o cliente confere sua conta no outro banco e o mico aparece.
Como muitos brasileiros possuem conta em mais de um banco ou fintech e a chave do PIX é única por conta e não pode ser repetida (ou seja, você só pode usar seu CPF, telefone ou email como chave em uma única conta), é importante que você faça um bom uso das suas chaves e instrua adequadamente as pessoas que vão te pagar.
3 - O PIX também é novidade para seu banco
Um cliente relatou no Reddit um caso recente e interessante: seu banco avisou que o PIX estava com "falha na conexão". O cliente então resetou seu WiFi, desligou modem, ligou/desligou o modo avião, pediu até para a avó ver se tinha sinal em casa. E obviamente, que estava tudo bem do lado dele.
O ocorrido foi o seguinte: o banco teve um problema na integração com o Banco Central e, por tanto, estava sem conexão com o sistema PIX. Assim, além do problema de tecnologia, tivemos uma segunda complicação, a de comunicação. Igual telefone sem fio, a mensagem não ajudou o cliente a entender o que estava acontecendo.
Como o Pix é novidade, tudo que envolve o produto, como as mensagens, treinamento interno, explicações, mudança do site, etc. ainda precisa ser construído.
4 - Quem com legado fere, com legado será ferido
Um importante banco per-feito para você e um outro banco do sul do Brasil tiveram problemas com “operações duplicadas” algumas semanas atrás. Os clientes destes bancos relataram que tiveram operações realizadas duas vezes, ou seja, com duplicidade de valores descontados.
No Reclame Aqui podemos acompanhar que grandes bancos vermelhos de SP também estão tendo problemas com processamento aos finais de semana e ordens em duplicidade.
Tecnicamente, os bancos apresentam falhas ao duplicar transferências feitas via PIX devido a um erro do sistema ao fazer a integração com a plataforma do BC e reprocessar ordens que já haviam sido executadas.
Como os sistemas dos bancos possuem muitos anos e operam com regras de negócio bastante definidas, as mudanças trazidas pelo PIX (ser 24/7, real time, processamento em segundos) muitas vezes esbarram na lógica dos sistemas e suas milhares de linhas de código. Até novembro do ano passado, se eu fizesse uma ordem de TED ou DOC durante o final de semana, o sistema do banco recebia, colocava na fila e executava no começo da semana. Agora, por conta do PIX, o sistema faz na hora.
E isso às vezes não funciona.
Dessa forma, como o sistema é tão grande, legado e antigo que ninguém sabe ao certo como funciona. Uma mudança muitas vezes quebra tudo.
Mas que pode ser feito nestes casos?
Além de reportar os problemas para seu banco ou Fintech, relate os problemas em sites como Reclame Aqui e Reddit (sem expor seus dados pessoais por gentileza). Se você quiser, é dever de toda instituição financeira te oferecer uma Ouvidoria e você pode procurar também o Banco Central.
Falando nele, o próprio regulador criou duas regras para estes casos quando construiu o PIX: “reversão de transações” e a “atribuição de responsabilidade por falha”, ambas previstas no Regulamento do PIX e falamos sobre essas regras num outro dia.
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