Desde agosto, o Instagram vem testando substituir o botão de 'Explorar' (busca) no aplicativo por uma página do Reels, concorrente direto do TikTok. Disponível
em mercado global, o Reels vem ganhando popularidade e é cada vez mais
divulgado pela empresa. Agora, essa decisão parece ter sido oficial e dá
mais destaque à área de vídeos curtos da rede social.
A mudança é bem simples: o botão de busca/Explorar, que
ficava no menu na parte inferior da tela, agora vai para a parte de
cima, ao lado do botão para acessar as mensagens diretas (DM). No lugar
dele, há um novo ícone para acessar os Reels. Na teoria, o único
problema será a confusão na memória dos usuários.
O processo é semelhante ao teste feito pelo Instagram no
passado para dar mais destaque ao IGTV. Na época, a rede social
adicionou um botão para acessar mais facilmente a página de vídeos mais
longos – o que foi desfeito, posteriormente.
Aproveitando o momento
A mudança foi confirmada pelo CEO do Instagram, Adam
Mosseri. De fato, o botão do Reels substitui a guia Explorar e a
propagação já é possível ser sentida na Índia. Nem todos usuários,
entretanto, têm experienciado a mudança.
Vale lembrar que, aqui no Brasil, pelo menos desde agosto
usuários já têm o novo botão do Reels no menu inferior. A mudança será
feita tanto para usuários do Android quanto do iOS. Segundo Mosseri, a
empresa planeja integrar mais ferramentas ao aplicativo no futuro, mas
ele não deu detalhes.
A mudança no Instagram vem em um momento em que o principal
rival (e potencial motivador) do Reels, o TikTok, enfrenta pressão do
governo dos Estados Unidos e pode ser banido do país.