A Game Developers Conference
realizou uma pesquisa que afirma que 33% dos desenvolvedores tiveram
games com atrasos por causa do coronavírus, que obrigou grande parte das
equipes a trabalhar remotamente. O relatório, que compila respostas de
mais de 2,5 mil profissionais da indústria de jogos, aponta que cerca de
70% dos desenvolvedores precisaram mudar o local de trabalho para a
própria casa.
Um dos entrevistados informou que essa transição de atuação
foi relativamente tranquila, porém as empresas parceiras ficaram para
trás no processo, atrasando o desenvolvimento.
O home office inclui inúmeras barreiras para quem
desenvolve jogos, como informa a pesquisa. O hardware, especialmente o
da nova geração, que não pode ser levado para casa por políticas de
segurança, e a gravação de áudio e narração são os mais comuns. Além da
mudança, o estudo, que neste ano precisou ser realizado digitalmente,
inclui horas mais longas, renda reduzida e estresse como causas para os
games com atrasos.
Cyberpunk 2077 é um dos casos mais conhecidos de adiamento em 2020. |
No relatório, é possível observar que, apesar de 46% dos
desenvolvedores não terem jogos adiados, há outros impactos da pandemia,
como a queda de produtividade para 41%, diminuição na criatividade para
35%, além de 41% que sentiram aumento nas horas de trabalho em casa.
Porém, o mais preocupante parece ser a queda de renda familiar desde o
avanço do coronavírus, com 26% dos entrevistados tendo maiores
dificuldades financeiras.
Mesmo com tantos dados negativos, muitas empresas já veem
com bons olhos o trabalho remoto para a indústria de games, com 12% dos
desenvolvedores da pesquisa demonstrando preferência por home office
mesmo depois de uma vacina.
O relatório completo pode ser baixado no site oficial da conferência.