Ferramenta também está sendo oferecida para produtoras third-party.
Não é nenhum segredo que a nova realidade do
distânciamento social tem causado um impacto enorme nos processos
tradicionais de desenvolvimento de games.
Como times trabalhando remotamente, produtoras de jogos têm tentado se adaptar com novos métodos de trabalho na tentativa de manter projetos em andamento com o máximo de normalidade possível.
Para ajudar os estúdios no processo, a Microsoft revelou nesta quarta-feira (08) uma iniciativa que está utilizando a plataforma de streaming xCloud para auxiliar no desenvolvimento de jogos.
Em um post no blog da iniciativa Game Stack da Microsoft, Allan Poore descreveu o projeto, que tem permitido que produtoras acessem kits de desenvolvimento do Xbox remotamente através do xCloud.
A iniciativa já está sendo utilizada por estúdios que são parte do Xbox Game Studios, como Ninja Theory, Playground Games, Rare, Turn 10 Studios e Undead Labs, mas também por estúdios de fora da Microsoft, incluindo a Eidos-Montréal e a Infinity Ward. A ferramenta também já está sendo disponibilizada para outros estúdios interessados.
Como times trabalhando remotamente, produtoras de jogos têm tentado se adaptar com novos métodos de trabalho na tentativa de manter projetos em andamento com o máximo de normalidade possível.
Para ajudar os estúdios no processo, a Microsoft revelou nesta quarta-feira (08) uma iniciativa que está utilizando a plataforma de streaming xCloud para auxiliar no desenvolvimento de jogos.
Em um post no blog da iniciativa Game Stack da Microsoft, Allan Poore descreveu o projeto, que tem permitido que produtoras acessem kits de desenvolvimento do Xbox remotamente através do xCloud.
"Ao não ter acesso às ferramentas usuais, desenvolvedores de jogos, artistas e designers podem não conseguir manter os ciclos rápidos de iteração necessários para gerar novos conteúdos para os jogadores. Muitas das ferramentas tradicionais de acesso remoto do Xbox foram projetadas para serem usadas em um ambiente de escritório; trazer kits de desenvolvedor para casa geralmente não é uma opção, e atividades como testes e ajustes de jogo exigem altas taxas de quadros e latência mínima", explicou Poore.Com a plataforma, produtoras estão mantendo o rítmo de testes, simulações e iterações como se estivessem em seus escritórios – e sem a necesidade de baixar compilações diárias para o hardware local, o que pode levar horas.
"Decidimos resolver esses desafios de acesso remoto realocando nossos recursos do Project xCloud; indo além do celular e criando uma experiência de aplicativo para PC para que desenvolvedores executem uma experiência de jogo de baixa latência a 60fps que permite o desenvolvimento contínuo", escreveu.
A iniciativa já está sendo utilizada por estúdios que são parte do Xbox Game Studios, como Ninja Theory, Playground Games, Rare, Turn 10 Studios e Undead Labs, mas também por estúdios de fora da Microsoft, incluindo a Eidos-Montréal e a Infinity Ward. A ferramenta também já está sendo disponibilizada para outros estúdios interessados.