Com GeForce Now, transmissão de jogos via nuvem pode virar tendência

GeForce Now, o serviço de transmissão de games pela nuvem da Nvidia, foi bem recebido pelo público e nova tecnologia deve crescer

Uma das principais tendências do mercado global nos jogos eletrônicos é a transmissão de games via internet. Já surfam nessa onda empresas como a Apple, o Google e Sony – além da Microsoft, que já faz testes públicos com o Xbox Console Streaming. A nova tecnologia, chamada de cloud gaming (jogos na nuvem), consiste em fazer com que dispositivos móveis ou consoles mais simples do que os atuais consigam executar jogos que pedem aparelhos mais avançados – como computadores focados em games. Para efeito de comparação, é como se fosse um “Netflix para jogos”. A Nvidia, empresa americana de placas gráficas para computadores, busca um caminho para se manter relevante diante da iminência de um futuro em que os jogadores não precisarão de tanto poder de processamento gráfico para jogar em um PC. Com isso, a tendência de cloud gaming pode reduzir a importância do negócio de placas gráficas para games – ainda que elas sejam úteis, por exemplo, para carros autônomos.
Com isso, a Nvidia buscou um caminho parecido com a das grandes empresas globais de games e aposta agora em um aplicativo de streaming de jogos chamado GeForce Now. Ele permite que os usuários tenham uma experiência parecida com a de jogar em um PC gamer por meio de seus notebooks ou smartphones.
 
Ou seja, você não precisa, necessariamente, ter uma placa de vídeo com memória dedicada no seu computador – mas se tiver sua experiência de jogo pode ficar ainda melhor. Com isso, a empresa aumenta o número de clientes que pode atingir, uma vez que os computadores de menor custo não possuem placas gráficas da Nvidia ou da AMD, apenas uma Intel Graphics integrada.
Lançado em janeiro deste ano, o serviço é mais uma tentativa das grandes empresas do mercado para explorarem o mundo da nuvem. No ano passado, o Google lançou o Google Stadia, que teve uma recepção mediana entre os jogadores. Buscando aprimorar o desempenho e a jogabilidade dos títulos no serviço, a Nvidia utilizou suas próprias placas de vídeo da marca GeForce, que são referência para dispositivos voltados para o público dos games.
A principal diferença do serviço do Google para o da Nvidia é que, no caso do GeForce Now, o catálogo de jogos depende do usuário. No Stadia, o serviço de assinatura permitia acesso apenas a uma lista específica de jogos. Quando o usuário conecta sua conta a plataformas como Steam e Epic Games, os jogos que já foram adquiridos ficam disponíveis no GeForce Now em qualquer dispositivo compatíveis. Isso não significa, porém, que todos os games rodam no GeForce Now; para verificar se o aplicativo suporta seu jogo favorito, basta acessar esse link.

À EXAME, o vice-presidente do GeForce Now, Phil Eisler, informou que a tecnologia para o produto vem sendo pensada há cerca de uma década. De acordo com a companhia, o serviço – que esteve em modo de testes desde 2013 – utilizou os centros de processamento de dados para reduzir a latência e melhorar a experiência do usuário. Além da performance, os desenvolvedores comentaram que todas as atualizações de jogos são automaticamente realizadas pelo aplicativo.
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