"Os artistas de ASMR conseguem abordar um assunto ou evento que pode ter gerado medo ou ansiedade em você e transformá-lo em uma experiência relaxante", disse um criador.
Os vídeos de ASMR tipicamente refletem cenários reais da vida, como comer, ler ou pentear o cabelo. E agora estão se voltando para a questão que está na cabeça de todo mundo: o coronavírus.
Os criadores dizem que os vídeos estão ajudando as pessoas a se descontraírem — no que é reconhecidamente um período muito estressante para o mundo — enquanto informam o público sobre o vírus e as melhores práticas de higiene durante a epidemia ao mesmo tempo.
Taylor administra um canal do YouTube chamado "ASMR Darling", uma conta com 2,46 milhões de assinantes. Em seu vídeo recente de 30 minutos "Testing You For Corona Virus (Raising Awareness And Debunking Myths!", ela é filmada em uma visão de perspectiva enquanto se apresenta como "Drª. Darling". Em seguida, ela realiza um exame completo para detectar o COVID-19 e repassa algumas informações sobre o vírus.
"Eu queria conscientizar as pessoas e desmascarar os mitos sobre o vírus. Eu sei que o vírus realmente afeta mais os idosos", disse ela ao BuzzFeed News. "Usar a minha plataforma para aumentar a conscientização sobre como não espalhar doenças é uma maneira de sentir que posso ajudar não apenas eles, mas outras pessoas".
O vídeo é obviamente falso, mas Taylor disse que fez pesquisas para torná-lo informativo e relaxante. Ela começa o vídeo lavando as mãos por 30 segundos e lava as mãos mais duas vezes.
"Eu realmente pensei que isso era algo importante a incorporar, porque é tudo o que a OMS continua [aconselhando as pessoas] a fazer sobre o vírus. Eu descobri quais tipo de testes eles têm para o vírus e tentei imitá-los para tornar a experiência mais realista, mas também com toques relaxantes e calmantes", disse.
Ela passa a segunda metade do vídeo desmistificando as suposições comuns sobre o vírus por parte da OMS. E disse que a reação do público foi mais negativa do que o normal.
"Entendo que seja um assunto delicado, mas acho que usar a minha plataforma para desmascarar mitos sobre o vírus e dar dicas reais de saúde pode ser benéfico para quem assiste", disse ela.
Adrian é um YouTuber de ASMR de 34 anos que possui 224.000 assinantes em seu canal SensorAdi ASMR. Em seu novo vídeo, Adrian trouxe de volta seu personagem recorrente "Dr. Sensor", que administrou uma injeção de COVID-19 no espectador que, infelizmente, já contraiu o vírus (ainda não foi desenvolvida nenhuma vacina para o COVID-19).
Adrian disse que estava procurando uma maneira de reviver o seu personagem do Dr. Sensor e aproveitou a oportunidade. "O público gosta do meu personagem", disse ele ao BuzzFeed News em uma mensagem. "A ideia surgiu na minha cabeça."
Mas Adrian não está realmente preocupado em ser realista — ele só quer criar um conteúdo bom de ASMR. O vídeo começa com um aviso: "Este vídeo foi feito para fins de relaxamento. É uma encenação" — e recomenda aos espectadores que não subestimem o vírus.
Um dos comentários dizia: "o aviso no início me fez rir. Mas algumas pessoas realmente não entendem as vacinas ou o conceito básico da teoria dos germes".
Há um vídeo sobre um futuro pós-apocalíptico em que o coronavírus dizimou a população, que contém simplesmente uma tartaruga comendo um pedaço de melancia na forma de COVID-19 (e já foi visto mais de 750.000 vezes).
"Eu sou um agente oficial do CDC", diz ela na parte inicial do vídeo. "Eu tenho um pequeno globo na minha etiqueta para que você saiba que eu sou global."
Ices disse que teve a ideia a partir de notícias sobre viajantes recebendo exames de detecção do vírus.
"Eu já estava fazendo um vídeo de TSA, mas adicionar a parte do coronavírus parecia mais divertido, porque todo mundo tem uma opinião sobre isso", disse ela ao BuzzFeed News em um e-mail.
"Podemos nos expressar para o nosso público-alvo e relaxá-lo ao mesmo tempo. Os artistas de ASMR são capazes de abordar um assunto ou evento que pode ter assustado ou deixado você ansioso e transformá-lo em uma experiência relaxante".
Ela disse que, no geral, a audiência gostou do vídeo.
"Algumas pessoas disseram que estavam exagerando, mas algumas ainda estavam preocupadas em ficar doentes. As pessoas ficaram mais relaxadas sobre o assunto depois de aprenderem mais e conversarem entre si sobre o assunto na área de comentários".
Este post foi traduzido do inglês.