Youtuber cearense de 7 anos tem fã-clubes e já pagou reforma da casa dos pais com dinheiro de vídeos

Da vida mais simples no Bairro Bonsucesso, em Fortaleza, até a marca dos 16 milhões de inscritos no canal no Youtube, muito mudou na vida da pequena Valentina Pontes.


Com 16 Milhões de seguidores no Youtube, ela diz que adora fazer videos.
Mesmo com apenas sete anos de idade, a cearense se tornou, ao lado da família, uma das personalidades mais acompanhadas na plataforma de vídeos, com publicações mostrando esquetes e brincadeiras de forma simples dentro de casa. Entre as milhares de visualizações, fã-clubes e parcerias conquistadas ao longo dos anos, os pais da menina e de Victor, irmão dela, são referência quando o assunto é a manutenção do espaço na internet.
Para que tudo desse certo, a estrutura de produção de conteúdo no ambiente familiar foi fortalecida e permanece intacta até então. Assim como no início de tudo, há cinco anos, os pais da menina, Erlânia Pontes e Marcos Barroso, são os responsáveis pela montagem, edição, publicação e até mesmo atuação no material que vai para o Youtube. A ideia de fazer os vídeos, inclusive, partiu de Marcos. "A Valentina assistia umas novelinhas e eu disse para Erlânia que conseguiria fazer igual ou até melhor, mas ainda não tínhamos o dinheiro para comprar e fazer", conta.
Valentina recebeu a placa do Botão de Diamante do Youtube.
A partir daí, o casal começou o esforço para colocar em prática a questão. O limite no cartão de crédito foi gasto para comprar algumas bonecas e fazer o vídeo do canal que, na época, ainda levava apenas o nome de Erlânia.
"Naquele tempo a ideia nem era trazer a Valentina como principal e a gente não sabia que ganharia dinheiro com isso", explica o pai.
Com o passar dos anos, os dois explicam, o processo de aparecimento da menina nos vídeos foi algo natural e acabou gerando um engajamento maior do que o esperado por eles. Atualmente, o canal tem uma média de visualização de 6 milhões de visualizações a cada envio. Segundo Marcos, tudo depende do assunto abordado e da forma utilizada na gravação. "Nós somos da segunda geração do Youtube e não tínhamos nenhuma referência ainda de como tudo deveria ser feito, conduzido. Hoje em dia temos essa média, o que muda de acordo com o material que publicamos, claro". 

Crescimento: 

Se antes tudo era feito com o celular e as habilidades básicas de Marcos, os anos também concederam um fator importante para Valentina e os familiares: o lucro. Com o sucesso e a influência entre as personalidades da internet, o dinheiro foi se tornando um benefício diante de cada minuto despendido em cada etapa do trabalho.
A primeira medida, inclusive, foi algo voltado para a saúde de Valentina. Desde o nascimento, ela possuía ptose palpebral, termo médico usado para definir a queda da pálpebra superior, condição que foi corrigida com uma cirurgia cara, realizada somente depois de os pais conseguirem juntar a quantia obtida por meio do canal.
A pequena youtuber cearense mora no Bairro Bonsucesso, em Fortaleza, com os pais e o irmão
Após o primeiro gasto, tudo foi pensado por eles de forma estratégica. "Juntamos nosso dinheirinho, compramos nossas coisas à vista para não contrair nenhuma dívida. Depois de um tempo, adquirimos nosso terreno, que é nossa casa hoje, porque queríamos morar próximo dos nossos pais", explica Erlânia. Mesmo com toda a visibilidade, eles continuam residentes do Bonsucesso, onde o restante da família também mora. Reformaram a casa antiga, compraram um novo terreno e construíram o espaço em que moram, onde gravam os vídeos ao lado dos dois filhos.
Mesmo com todas as transformações desde o primeiro vídeo publicado, parte da essência do canal continua a mesma. Os vídeos seguem sendo feitos de forma mais simples, mas o foco principal agora é o de Valentina. Aos risos, a menina conta apreciar a repercussão do que faz ao lado dos pais e do irmão.
"Eu gosto de gravar porque geralmente faço isso brincando. Também gosto de poder fazer amigos muito rápido por causa disso”, expõe.
Enquanto isso, para Marcos a intenção se mantém a mesma há cinco anos: o público-alvo do canal ainda são especificamente as crianças. "Pensamos que, se conseguimos ganhar a atenção da nossa filha, é bem provável continuar nessa onda de agradar as outras crianças também", diz.
أحدث أقدم