CONFIRMADO: PLAYSTATION 5 NO FINAL DE 2020!

Confirmado oficialmente: o novo PlayStation chega no final de 2020 e vai ter um novo controle com diversas novidades.


TÓQUIO — Os fãs de videogame ganharam um motivo para aguardar com ansiedade o fim do ano que vem. Nesta terça-feira, o diretor executivo da Sony Interactive Entertainment — divisão de games da companhia japonesa —, Jim Ryan , anunciou que a próxima geração dos consoles da marca serão lançados a tempo de aproveitar as “festas de fim de ano de 2020”. Batizado como PlayStation 5 , ele terá mais poder de processamento, além de novidades nos controles.
‘Um dos nossos objetivos com a próxima geração é aprofundar a sensação de imersão quando você joga games”, afirmou Ryan em texto publicado no blog da companhia. “E nós tivemos a oportunidade com nossos novos controles de reimaginar como a sensação do toque pode acrescentar nessa imersão”.
 
Indústria em expansão: Brasileiros dedicam anos ao sonho de estourar na indústria de videogames
O novo console chega para suceder o PlayStation 4 , lançado em novembro de 2013, e renovar a disputa com seu principal rival, o Xbox . Desde as primeiras especulações sobre o PlayStation 5, divulgadas pela revista “Wired” em abril, a empresa manteve silêncio absoluto sobre o produto. A fabricante japonesa nem participou da E3, principal feira do setor, onde a Microsoft revelou detalhes do sucessor do Xbox One , referido apenas como Project Scarlett , também previsto para chegar ao mercado no fim de 2020.
Os dois consoles terão especificações de hardware parecidas. Os dois contarão com unidade central de processamento (CPU) e unidade de processamento gráfico (GPU) da AMD, com chips das linhas Ryzen e Navi. Ambos também substituirão os discos rígidos pelo armazenamento SSD (Solid-State Drive), mais rápidos e silenciosos que os tradicionais HDs.
Em entrevista à “Wired“, Mark Cerny, responsável pela arquitetura do sistema do PlayStation 5, explica que com o SSD o tempo de carregamento dos jogos, uma das maiores críticas a geração atual, será acelerado. Mas segundo ele, a vantagem não está apenas na velocidade, mas na eficiência. Nos HDs, para encontrar uma informação, a cabeça de leitura tem que encontrá-la, como a agulha de um tocador de vinil. Cada busca demora microssegundos, mas leituras consecutivas fazem como que o tempo de carregamento seja perceptível.
Para minimizar o problema, desenvolvedores duplicam partes dos jogos para formar blocos de dados contínuos, para acelerar a leitura, mas essa solução aumenta o tamanho dos arquivos. Como exemplo, Cerny cita o jogo “Spider Man”, que tem “alguns blocos de dados duplicados mais de 400 vezes no HD”. Como o SSD vai economizar espaço de armazenamento, desenvolvedores podem usar essa sobra para aumentar detalhes dos games.
E a próxima geração de consoles promete grandes melhorias visuais, como o “ray tracing”, que simula o trajeto dos raios de luz, aumentando a sensação de imersão e profundidade. O conjunto de hardware também oferecerá suporte para resolução 8K.

Controles com mais sensações táteis

Esse poder de processamento será conjugado com os controles com novas funções para melhorar a imersão nos games. Uma das novidades do DualShock 5 (provavelmente o nome dos novos joysticks) será o “gatilho adaptativo”. Nos controles atuais, os botões servem apenas para ser apertados, sempre da mesma forma. Os desenvolvedores podem aproveitar apenas a quantidade de toques para disparar ações dos personagens.
A nova tecnologia oferecerá níveis diferentes de resistência, oferecendo aos jogadores a sensação tátil da força para determinadas ações. Puxar a corda de um arco e flecha é um bom exemplo: quanto maior a tensão, mais “duro” fica o botão. Isso oferece aos jogadores maior controle sobre a força a ser usada pelos personagens nas ações.
O DualShock 5 também terá “resposta háptica”, que substituirá as atuais tremidas. Hoje, desenvolvedores podem fazer os controles tremerem em determinadas situações, como uma batida com um carro ou uma queda. Mas a sensação dos jogadores é sempre a mesma. Com a reposta háptica, o DualShock 5 oferecerá experiências táteis variáveis. Correr na lama, por exemplo, oferecerá sensação diferente ao jogador do que correr sobre pedras.
O diretor de produtos Toshi Aoki contou que a equipe da companhia já estava trabalhando na resposta háptica desde o desenvolvimento do DualShock 4. A tecnologia poderia ter sido incluída no PlayStation 4 Pro, mas isso faria com que donos de consoles mais antigos não recebessem a novidade. Por isso, ficou decidido que estrearia apenas no PlayStation 5.
“Com a háptica, você realmente sente uma ampla variedade de respostas, então se chocar contra um parede numa corrida de carros será muito diferente do que fazer uma barreira num campo de futebol. Você pode até sentir uma variedade de texturas quando corre por campos de grama ou se arrasta pela lama”, comparou Ryan. “Criadores de games começaram a receber as novas versões do novo controle, e estamos ansiosos para ver aonde a imaginação deles irá com essas novas ferramentas à disposição”.

أحدث أقدم