Antes algo concebível apenas por quem conhecia programação em HTML, hoje não é muito difícil criar sites e começar seu próprio negócio na internet. Não é mais necessário ter grandes conhecimentos em desenvolvimento para web ou até mesmo em Photoshop, já que muitas ferramentas para criar sites contam com seu próprio editor para isso.
Encontrar bons criadores de sites pode ser um desafio, atualmente, não pela escassez ou falta de qualidade, mas justamente pelas opções de serviços bons serem amplas.
O que faz a diferença nessa escolha é saber qual dessas ferramentas realmente vão entregar o que seu negócio precisa. Entre os diferentes tipos de sites, determinados criadores oferecem um suporte mais especializado.
Sites institucionais, blogs e e-commerces são os principais formatos e, para cada um deles, existem exigências específicas. Os criadores ajudam a, além de desenvolver a página, configurá-las para que estejam sincronizadas com ferramentas de automação e outros serviços importantes.
Isso faz com que a rotina de gestão e operação dos sites seja otimizada de acordo com as demandas do negócio.
Em meio a esse cenário, separamos algumas das melhores opções do mercado entre os criadores de sites. Por conta disso, selecionamos as melhores plataformas para que possa criar seu site de maneira fácil e efetiva. Confira abaixo!
1. Nuvemshop
A Nuvemshop é a solução ideal para PMEs que desejam vender seus produtos (e, até mesmo, serviços) e potencializar o próprio negócio.
Considerada a plataforma de e-commerce líder da América Latina, oferece mais de 40 modelos de layout personalizáveis, associação com o Google Analytics e ferramentas de gestão como Bling, Tiny e Contabilizei.
Possui integração com os maiores players do mercado – tanto para meios de envio (Correios, Envio Fácil, Jadlog, Loggi etc), quanto de pagamento (PagSeguro, Cielo, Wirecard, Mercado Pago etc) – e ferramentas de marketing, como o Mercado Livre e o Instagram Shopping.
Ademais, disponibiliza gratuitamente artigos, vídeos, podcasts cursos e e-books sobre empreendedorismo e comércio eletrônico na Universidade do E-commerce.
2. Wix
Uma das mais conhecidas ferramentas para criar sites inaugura nossa lista. O Wix é uma plataforma completa e fácil de usar, com um editor de páginas no qual basta arrastar e soltar elementos para construir seu site. Ele também conta com hospedagem gratuita e com domínio próprio e personalizado. Ou seja, ele cobre todas as partes da criação de um site. Clique no link para conhecer todos seus recursos disponíveis.
3. Webnode
Outra ferramenta para criar sites ideal para quem precisa colocar uma página no ar rapidamente e da maneira mais fácil possível. Com um banco de imagens e modelos prontos para você criar capas e banners, o Webnode promete a seus usuários a possibilidade de criar um site em menos de 5 minutos. Também conta com templates para criar sites pessoais, voltado a negócios e uma modalidade para ecommerce. Veja as funcionalidades completas do Webnode clicando no link.
4. BigCommerce
Um dos maiores concorrentes do Shopify, o BigCommerce também é voltado à atender usuários que precisam criar uma loja virtual. Entre suas funcionalidades, o software permite integrar seus produtos em grandes sites como eBay e Amazon, além de também contar com um conjunto de ferramentas completas para sua ecommerce, indo desde a hospedagem do site até o pagamento. Clique no link para saber mais sobre o BigCommerce.
5. Duda
Focado na área de comércio virtual e blogs, o Duda é uma ferramenta ideal para construção de sites para promover seu negócio na web. Ele permite a criação de sites responsivos – que se adaptam e facilitam a leitura independente do tamanho da tela que o visitante estiver acessando seu site -, além de também contar com um editor arrasta e solta.
O Duda também foi feito com velocidade de carregamento em mente, ou seja, ele otimiza seu site para que ele carregue os elementos de seu site mais rapidamente. Conheça a plataforma através do link.
6. Squarespace
Seguindo os moldes dos três exemplos anteriores, o Squarespace também é uma ferramenta para construir sites desenvolvida para quem não possui habilidades em desenvolvimento ou web design. Também com um editor arrasta e solta, a plataforma possui modelos para sites em diversas áreas, como lojas virtuais, sites de casamento ou uma galeria online para artistas mostrarem seus trabalhos. Acesse o site do Squarespace para conhecer mais.
7. Shopify
Uma das mais conhecidas plataformas para criação de lojas virtuais, o Shopify é uma das melhores opções da área. Além de permitir criar sites para vender seus produtos, ele possui integração com a loja do Facebook, permitindo integrar seu catálogo e vender através de sua Fan Page ou perfil no Instagram.
Também é possível vender infoprodutos e aplicativos através do Shopify. Assim como as outras ferramentas citadas, ele também é fácil de usar e de cadastrar os produtos que serão vendidos em suas páginas e é compatível com diversas formas de pagamento como PayPal e PagSeguro, além dos já tradicionais boleto e cartão de crédito. Clique no link para acessar o Shopify.
8. MockPlus
Diferente das ferramentas para criar sites citadas até aqui, o MockPlus não serve para colocar seu site online, mas para criar protótipos. Ou seja, você pode criar diversas versões de seu site através da ferramenta, permitindo que teste cada uma delas antes de definir qual das edições será a definitiva. Sua principal vantagem está na possível rapidez de criação dos protótipos, já que as ferramentas de edição são simples e fáceis de usar. Acesse o link para conhecer o MockPlus.
9. Weebly
Essa plataforma permite a criação de sites gratuitamente, apesar das páginas contarem com diversas limitações. Porém, ele também serve para testar diversas edições do seu site antes de decidir pela favorita. O Weebly também permite criar sites voltados para ecommerce, portfólios e blogs, entre outros.
A ferramenta também tem versões que permitem editar e administrar seu site em smartphones com Android ou iOS. Clique no link para conhecer mais sobre as funcionalidades do Weebly.
10. Silex
Uma opção gratuita e sem limitações entre as opções dessa lista. Criado em código aberto, o Silex é ideal para quem está precisando economizar, mas também precisa de uma ferramenta que não exija conhecimentos profundos em programação. O construtor de sites também conta com modelos prontos, que podem ser gratuitos ou pagos.
Vale lembrar que é preciso contratar um domínio por fora, já que o Silex não providencia isso. Ele é otimizado para SEO – facilitando o bom ranqueamento de seu site no Google – e pode ser acessado através do link.
11. Yola
Outra ferramenta com opção gratuita, o Yola é ideal para quem deseja praticar a criação de sites. Apesar de não contar com anúncios, a ferramenta possui algumas limitações nessa versão, permitindo apenas 3 páginas por site, além de ter um subdomínio próprio e só permitir criar dois sites com até 1GB de arquivos. Por outro lado, ela traz 10 temas com design responsivo, algo difícil de encontrar em plataformas grátis. Clique no link para conhecer o Yola.
12. Jimdo
Uma opção melhor entre as ferramentas gratuitas para criar sites, o Jimdo possui poucas limitações em relação ao Yola e o Weebly. Ele não traz limitação de tráfego e possui armazenamento maior, além de permitir integração com Google Maps e uma galeria de modelos que pode usar para começar sua criação. Sua única e grande limitação é a necessidade de usar um subdomínio próprio. Acesse o site do Jimdo para conhecer mais sobre o serviço.
13. Simvoly
Voltado a sites de vendas, o Simvoly é uma plataforma com funcionalidades que facilitam os visitantes de seu site passar pelo funil de vendas. Isso significa que ele conta com modelos prontos criados especificamente para o auxiliar a ter mais conversões. Ele permite 14 dias de testes gratuitos e conta com uma equipe de design que pode ser contratada para auxiliar na criação do site. Veja mais sobre o Simvoly clicando no link.
14. Strikingly
Apesar de ser uma ferramenta mais voltada às landing pages, o Strikingly também é uma plataforma gratuita que permite começar a entender como funciona a criação de páginas para web. Seu acervo grátis inclui 10 temas responsivos próprios e permite criar sites de maneira ilimitada, fornecendo 5GB de armazenamento.
Assim como o Jimdo e o Yola, a versão gratuita do Strikingly também permite apenas criar páginas com subdomínio próprio. Conheça todas as funcionalidades do Strikingly através do link.
15. Webflow
Enquanto a maioria das ferramentas para criar sites citadas até aqui são voltadas a usuários iniciantes na área de programação ou design, o Webflow é ideal para quem tem experiência em design mas não muita na área de desenvolvimento. Toda a parte relacionada à programação é feita por trás da parte visual, enquanto manipula a aparência de sua página. Conheça mais sobre o Webflow acessando seu site.
16. BuilderEngine
Prometendo entregar sites complexos em questão de minutos, o BuilderEngine também promete facilitar a expansão de um site simples, fazendo com que ele passe a rodar funcionalidades mais complexas, como integrações e jogos dentro de um site. Também possui elementos para criação de ecommerces e pode ser utilizado através do link.
17. IM Creator
Há cerca de 7 anos no mercado, o IM Creator é uma plataforma que permite a criação de sites em HTML5, incluindo as funcionalidades mais recentes. Por conta do site ser criado em HTML5, ele pode ser visualizado mais facilmente em telas de celulares e tablets.
Além disso, o IM Creator conta com modelos para criação de lojas virtuais ou blogs, atendendo todo tipo de negócio. Acesse o site do IM Creator para se registrar e começar a usá-lo.
18. WordPress
Contando com uma ferramenta paga – acessada pelo endereço wordpress.com – e a ferramenta gratuita, a plataforma criada para hospedar blogs pode ser usada atualmente para criar qualquer tipo de site. Através de sua grande variedade de plugins, pode construir seu site facilmente e instalar todo tipo de elemento. Clique no link para acessar o WordPress.org.
19. PrestaShop
Uma plataforma gratuita para criar sites de ecommerce. Ideal para quem não possui muito capital ainda para investir em uma ferramenta paga, o PrestaShop conta com sua comunidade de usuários para criação e implementação de diversas funcionalidades – que podem ser gratuitas ou pagas.
Também possui um fórum para tirar dúvidas e uma série de guias e tutoriais para ajudá-lo a criar sua página. Acesse o link para conhecer o Prestashop e conheça também os 9 melhores chats para sites feitos na plataforma.
20. Dunked
Ideal para criar um portfólio e exibir seus trabalhos, sem a necessidade de programar um site do zero. O Dunked é voltado a profissionais de design que precisam criar uma página e divulgar seu trabalho para agências e empresas. Sua principal vantagem é que seus modelos prontos possuem design responsivo, podendo ser facilmente visualizado na tela de smartphones, tablets ou computadores.
Ele também conta com ferramentas de edição CSS, para usuários avançados e que preferem personalizar seus modelos por conta própria. Veja mais sobre o Dunked acessando seu site.
21. Mobirise
Se sua intenção é criar sites para serem mais acessados pelo celular que um computador, o Mobirise pode ser a solução ideal. Gratuito, pode criar suas páginas e hospedá-las no serviço que preferir, além de contar com uma gama extensa de imagens e elementos que pode incluir no design de suas páginas. Clique no link para saber mais sobre o Mobirise.
22. Mozello
Uma empresa de pequeno porte, mas que consegue entregar serviços de criação de sites competentes, para diferentes idiomas e o melhor de tudo: gratuitamente.
O Mozello é ainda pouco conhecido, mas, por essa vantagem da gratuidade, cada vez mais está sendo uma escolha. Para projetos de blog e de e-commerce ele atende bem, mesmo com suas limitações.
Naturalmente, há anúncios, justamente o que garante oferecer criadores de sites sem custos, mas até nisso o Mozello se destaca.
A publicidade
em questão se limita a um link sobre a empresa, posicionado no rodapé
das páginas. Discreto, a presença dele não chega a transmitir uma ideia
de algo pouco profissional ao usuário que o acessa.
Além do básico de criação de site, o Mozello oferece algumas boas opções de configurações de SEO e também um espaço de 500 MB para armazenamento sem custos.
23. Gator by HostGator
O nome HostGator é muito comum para quem já buscou hospedagem para sites ou, até mesmo, já se informou sobre o assunto.
Uma das maiores empresas do mundo no segmento, grande referência, ela
também tem sua atuação com ferramentas de criação de sites, no caso, a Gator.
Se você precisa de uma plataforma completa e que permita profundidade e detalhamento na hora de dar vida a projetos de médio porte, certamente, a Gator atenderá a todas as expectativas e necessidades.
A plataforma funciona em sistema PaaS, ou seja, toda online, o que
garante atualizações frequentes, evitando qualquer problema com o seu
site.
Quanto às funcionalidades, o Gator tem uma interface simples e
intuitiva para que você crie seu site sem dificuldades. A personalização
dos mais de 200 designs de temas pode ser feita por qualquer pessoa.
O Gator, no entanto, não tem opções gratuitas. Você paga pelo
serviço, mas tem ótimas opções de configuração e de personalização
completa.
24. Uol Host
Nacional e com ótima chancela, o UOL Host é um dos criadores de sites nacionais mais relevantes e que valem a pena apostar.
Toda sua estrutura de funcionamento tem a Yola como ponto de partida, ferramenta que segue os principais parâmetros de rankeamento que o Google utiliza atualmente.
Sendo assim, criar seu site com o UOL Host é uma garantia de adequações em SEO.
O que mais se destaca no UOL Host são os seus serviços ligados à conta paga, mas com foco em sites institucionais. O assinante pode utilizar até cinco contas de e-mail, cada uma delas com 12 GB de caixa, algo que é bastante relevante.
Outro ponto importante é o suporte 24 horas oferecido em diversos
canais. Para grandes sites, ter garantia de atendimento faz toda
diferença.
No entanto, se você pretende criar um blog ou uma loja virtual, o
criador de sites UOL Host não é o mais recomendado. O foco da ferramenta
são, realmente, os sites mais simples, que podem ser utilizados por
empresas na proposta de apresentação, ou seja, institucional.
No entanto, ainda que haja essa limitação, o produto vendido é muito competente e útil.
25. SiteBuilder
Precisa do seu site o mais rápido possível e não quer ter que quebrar a cabeça para dar vida a ele?O SiteBuilder vai nessa linha: operação fácil e resultado em pouco tempo! A melhor parte é que ele atende a qualquer projeto, seja institucional, seja blog ou até mesmo e-commerce.
Qualquer ambiente online atrativo e de fácil navegação pode ser construído sem nenhuma dificuldade. No esquema “clicar e arrastar”, é possível escolher os diferentes temas, botões e qualquer outro recurso visual para incrementar o design das páginas.
Existem ótimos templates, que podem agilizar bastante esse trabalho e já dar uma “cara” para o seu site. Não precisa se preocupar quanto à navegação, já que qualquer modelo escolhido é projetado para ser responsivo.
Uma vez criado, seu site tem muito a mostrar quanto às métricas importantes sobre SEO e Marketing Digital. O SiteBuilder não falha nesse sentido, trazendo um painel com tudo que você precisa saber, não se limitando a métricas de visitas, o que é fundamental para quem tem blogs e lojas eletrônicas.
26. GoDaddy Website Builder
Outro gigante da hospedagem e que também tem uma ferramenta muito competente é o GoDaddy, com o GoDaddy Website Builder.
Naturalmente, o serviço necessário para manter seu site ativo em um local da web já vem incluso, então basta trabalhar para dar vida ao seu projeto. Sem mistérios, a ferramenta de criação segue outras fórmulas de sucesso com formatos simples de configuração.
Nesse serviço o usuário conta com a possibilidade de inserir fotos a partir do banco de imagens da Getty Photografy, o que ajuda a ilustrar muito melhor os sites. Outro grande diferencial, esse na parte mecânica de construção de sites, é a possibilidade de trabalhar diretamente de qualquer plataforma. Você pode usar um tablet ou até mesmo um smartphone para construir o site!
Apesar de sólido e competente, o construtor da Go Daddy é pouco flexível e um tanto limitado para projetos mais complexos. Você garante qualidade no seu site, mas não tem acesso a tantos recursos diferenciados, de forma geral.
Há ótimos criadores de site no mercado e você, certamente, encontrará aquele que melhor se enquadra no fator principal da escolha: o que você pretende para sua empresa! Lembre-se, sempre, de avaliar as funcionalidades e os serviços que estão associados ao que você contrata.
Se sua ideia é implementar uma estratégia de Marketing de Conteúdo, atraindo mais usuários por meio de um blog, certamente o Stage é a melhor escolha. Saiba mais sobre o serviço!
27. Blogger
Qual plataforma já usou para criar sites?
Agora que fizemos nossas indicações, chegou sua vez de nos dizer: qual a melhor plataforma para criar sites no mercado? Qual delas já usou? Comente conosco e indique também suas favoritas!
Fonte:
Rock Content, App Tuts
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: