Bakashi.TV, terceiro site de anime mais visitado no Brasil, está entre as páginas retiradas do ar.
Uma ação da Content Overseas Distribution Association (CODA), grupo antipirataria e proteção de conteúdo do Japão, fechou 15 sites brasileiros de distribuição ilegal de animes. A operação, em nome das produtoras Toei Animation, Toho e Bandai Namco Filmworks, ocorreu no início de dezembro em cidades do estado de São Paulo.
Segundo a associação, os responsáveis pelas páginas de pirataria digital receberam visitas de advogados do grupo em seus endereços residenciais. A conversa direta visa ser mais incisiva do que o envio de comunicados pelos Correios solicitando o encerramento das atividades ilegais.
O CODA revelou que os 15 sites combinados tiveram uma média mensal de 7,95 milhões de visitas entre os meses de agosto, setembro e outubro de 2024. O grupo antipirataria também destacou como funcionava a operação dessas páginas para a distribuição do material.
“Os donos bloquearam o acesso de endereços de IP japoneses e criaram bloqueios regionais para evitar que a violação fosse descoberta por detentores de direitos japoneses. Então, eles distribuíam os animes para espectadores brasileiros com legendas em português e ganhavam receita com a publicidade de cada site”, revela a associação.
A Bakashi.TV, terceiro site de distribuição de animes pirata mais
visitado do Brasil, foi uma das páginas removidas do ar durante a ação
do CODA. Conforme osdados do SimilarWeb, o portal teve 9,3 milhões de
visitas em outubro de 2024.
Outros portais, como animeshouse.net, subanimes.biz e onepiecex.com.br, também tiveram as operações encerradas. Contudo, não há informações sobre como o grupo antipirataria exerce o controle em relação aos domínios e os redirecionamentos das páginas.
O problema dos sites piratas na América Latina
Em nota, o CODA cita que a proliferação de sites piratas de conteúdo
japonês se tornou um problema na América Latina nos últimos anos. Assim,
o encerramento dessas páginas é essencial para que as empresas possam
criar um mercado saudável com distribuição legítima.
“Esperamos que os fãs de conteúdo japonês, como mangá e anime, reconheçam que, ao aproveitar o conteúdo corretamente, o ecossistema de produções japonesas funcionará de maneira saudável e continuará a evoluir”, cita a nota do grupo antipirataria.
Os portais que foram derrubados pelo CODA são bastante conhecidos,
incluindo Bakashi/TV, um site que chegou a registrar 9,3 milhões de
visitas apenas em outubro de 2024. Além dele, 'animeshouse', 'subanimes'
e 'onepiecex' também foram derrubados.
A lista completa de sites fechados não foi divulgada, mas o CODA mantém uma página com os domínios que redirecionam para sua página "fechada". Espera-se que as empresas japonesas continuem seus esforços para proteger seus direitos autorais e combater a pirataria online.
E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no WhatsApp, Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Threads e no Youtube!
Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu
para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: