HDDs: 20% dos armazenamentos usados para backups de música nos anos 1990 não funcionam mais

Especialistas em backups alertam que HDDs deteriorados podem apagar boa parte da história da indústria da música

Usados por muitas empresas para fazer o backup de gravações e informações importantes durante os anos 1990, 20% dos HDDs da época não funcionam mais. A estimativa é da Iron Mountain, uma empresa especializada em gerenciamento de dados, destruição de informações e backups que trabalha para a indústria da música.


Isso significa que muitas gravações originais, faixas não lançadas, sessões ao vivo e outros dados históricos importantes mantidos por gravadoras podem ter se perdido para sempre. O principal motivo para isso seria a falta de manutenção dos antigos equipamentos e dados, que se degradam naturalmente com o passar do tempo.

 

Segundo Robert Koszela, Diretor Global de Estratégias Globais e Crescimento da Iron Mountain, não é incomum que a empresa seja abordada por pessoas com drives aparentemente intactos, mas que não funcionam mais. “É tão triste ver um projeto chegar ao estúdio, um disco rígido com uma case totalmente nova e a embalagem e as tags de quem o comprou ainda lá”, explicou ele ao site Mix.


HDDs antigos representam problemas para a indústria da música

Koszela explicou ao site que a perda de materiais importantes como resultado da degradação de mídias físicas não é uma novidade para a indústria da música. Nos anos 1990, conforme muitas gravadoras começaram a migrar para o uso de HDDs, elas descobriram que várias gravações em mídia magnética também não funcionavam mais.

 


No entanto, a solução encontrada na época também traz seus problemas, especialmente quando armazenada em condições inadequadas. Segundo o Mix, muitos dos HHDs usados pela área foram feitos para durar entre três a cinco anos. E nem mesmo os drives especializados no arquivamento de dados estão protegidos de uma morte prematura.

No momento, a única solução para o problema é realizar a manutenção frequente de equipamentos, garantindo que os backups do passado são movidos para mídias mais modernas e confiáveis. No entanto, dado que muitas informações só são acessadas na hora de procurar por faixas comercialmente viáveis, isso significa que muitas obras vão continuar se perdendo, especialmente de artistas com menos potencial mercadológico.

 

E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no WhatsApp, Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Threads e no Youtube!

Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!


Fonte: Tom’s Hardware, Mix

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!


Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem