Em postagem compartilhada nesta quarta-feira, o Digital Chat Station confirmou que a Xiaomi realmente está desenvolvendo um "sistema operacional proprietário". Segundo o vazador, o projeto está em fase avançada e deve fazer com que a empresa siga os mesmos passos da Huawei.
Com isso, o novo Xiaomi MiOS será compatível não apenas com smartphones, mas também com tablets, computadores, vestíveis e até mesmo carros elétricos. Ou seja, na prática a chinesa se tornará concorrente do Google, mas não abandonando de vez o Android.
O sistema operacional da marca é compatível e pode ser baseado no Android Open Source Project (AOSP). Isso deve permitir com que aplicativos desenvolvidos para o sistema sejam compatíveis com o MiOS.
Contudo, há um grande problema com o qual a chinesa terá que lidar:
embora o Android seja um sistema operacional de código aberto, ele é
praticamente inútil sem os serviços do Google, e a empresa não abre
esses serviços para sistemas operacionais concorrentes.
Este não é um problema significativo na China, mas, globalmente, as
pessoas geralmente não gostam de telefones Android sem os serviços do
Google.
Ou seja, caso o Google não goste da ideia do MiOS como seu concorrente direto, a empresa pode até mesmo tirar o licenciamento do Android para celulares globais da Xiaomi.
Por enquanto, a Xiaomi ainda não se manifestou. Logo, tudo deve ser considerado como sendo apenas mais um rumor do mercado.
Adeus, Android?! Xiaomi registra nome “MiOS” e pode lançar sistema proprietário em breve
A Xiaomi surpreendeu o mercado ao registrar o nome "MiOS" na China. Isso porque rumores anteriores indicavam que a empresa estava se preparando para lançar um sistema operacional proprietário e essa nova pista demonstra que a companhia realmente está trabalhando nesta iniciativa.
Segundo o conhecido Ice Universe, o nome "MiOS" agora já pode ser explorado pela fabricante chinesa em seus produtos, uma vez que o escritório de marcas da China agora o reconhece como uma propriedade da empresa.
Fontes dizem que esse novo sistema operacional pode ser usado em smartphones e notebooks da Xiaomi na China.
Veja uma captura que mostra o registro concedido.
O desenvolvimento de novos sistemas operacionais é algo que vem sendo incentivado pela China, uma vez que a guerra comercial com os Estados Unidos tem feito o país procurar alternativas proprietárias não apenas para o hardware, mas também para o software.
Em outra frente, também há quem acredite que essa marca "MiOS" pode
acabar substituindo a "MIUI" em smartphones da Xiaomi. Ou seja, algo
pensado para diferenciar os celulares mais caros de opções da Redmi ou
POCO.
De toda forma, ainda é muito cedo para sabermos qual será a iniciativa da Xiaomi no campo do software. Mesmo assim, novas informações sobre o MiOS serão certamente reveladas ao longo das próximas semanas.
Você acredita que a Xiaomi pode mesmo lançar um sistema proprietário? Conte para nós a sua expectativa.
E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Koo App e no Youtube!
Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu
para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: