Google Chrome: ChromeOS vai se separar do navegador e ficar ainda “mais Linux”

O Google ainda não confirmou nada oficialmente, mas indícios presentes no código do ChromeOS indicam que o sistema operacional vai enfim se separar do Google Chrome navegador e se tornar um projeto independente e “mais Linux” do que nunca.


A novidade foi antecipada pelo programador Kevin Tofel, do site About Chromebooks, que encontrou referência à separação em flags do ChromeOS 116 — que ainda está em fase Beta. Essa mudança faz parte do projeto Lacros, que, segundo o Google, é um acrônimo para Linux And ChRome OS”.

 

ChromeOS mais Linux que nunca

Com a mudança, o Google vai dissociar o desenvolvimento do sistema operacional da evolução do navegador, podendo lançar atualizações de maneira independente para cada plataforma. A grande vantagem com isso é poder acelerar a evolução do SO, que, segundo o Google, pode ser visto como um “Linux Chrome com mais suporte ao Wayland”.


Wayland é um protocolo de código aberto que gerencia a comunicação entre um servidor gráfico e seus clientes que vai substituir o Freon, gerenciador gráfico desenvolvido pelo Google. Vale notar que o Wayland já operada no ChromeOS quando apps de Android e Linux rodavam no sistema, por isso a empresa destaca o ChromeOS com “mais suporte” ao protocolo.

E é também por isso que, em breve, o ChromeOS será “mais Linux” do que nunca. Vale lembrar que o ChromeOS sempre foi Linux: o SO surgiu com base no Ubuntu e, desde 2010, é baseado no Gentoo.

 


O que muda para o usuário?

Na prática, quase nada muda. Como se trata de uma mudança mais estrutural e “nos bastidores” do sistema, não deve haver qualquer mudança visual notável. O que mais pode atingir o usuário final é uma alteração no ritmo de atualizações, já que o ChromeOS agora será atualizado de forma independente do navegador.

Em alguns momentos, isso pode acelerar a chegada de novidades ao SO, mas também pode significar algum “atraso” em relação ao Google Chrome — “atraso” entre aspas porque isso não necessariamente é um problema, visto que ambas as plataformas têm operações distintas.

 

E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Koo App e no Youtube!

Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!


Fonte:  
           Vovo GaTu, About Chromebooks

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem