Eles vão tomar conta da Terra?
Em um feito sem precedentes, um painel de robôs humanoides equipados com inteligência artificial (IA) afirmou durante uma cúpula das Nações Unidas que poderiam governar o planeta de forma mais eficaz do que os seres humanos, o que reativou o debate sobre a IA no mundo.
De acordo com o Gizmodo, durante a Cúpula Global AI for Good da ONU, realizada recentemente em Genebra, um grupo de robôs avançados se juntou a especialistas em Inteligência Artificial para explorar o potencial da IA e sua aplicação na solução de problemas globais, como as mudanças climáticas, a fome e a assistência social.
Em uma histórica coletiva de imprensa, os robôs foram questionados se eles poderiam ser melhores líderes do que os humanos, considerando a tendência destes últimos de cometer erros. Sophia, desenvolvida pela Hanson Robotics, respondeu: ”Robôs humanoides têm o potencial de liderar com um nível mais alto de eficiência e eficácia do que os líderes humanos".
Sophia, a robô |
“Não temos os mesmos preconceitos ou emoções que às vezes podem ofuscar a tomada de decisões e podemos processar grandes quantidades de dados rapidamente para tomar as melhores decisões. A Inteligência Artificial pode fornecer dados isentos, enquanto os humanos podem fornecer inteligência emocional e criatividade para tomar as melhores decisões. Juntos, podemos alcançar grandes coisas”.
Preocupações sobre os riscos da Inteligência Artificial
Durante a conferência, também surgiram preocupações sobre os riscos associados à IA, como a possibilidade de uma perda maciça de empregos, instabilidade social e disparidades econômicas, temas propostos pela chefe da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Doreen Bogdan-Martin.
Ameca O robô humanoide que trabalha com Inteligência Artificial |
A resposta de Ameca, que combina IA com uma cabeça artificial de grande realismo, foi que isso dependia de como a IA fosse implementada: "Devemos ter cautela, mas também entusiasmo com o potencial destas tecnologias para melhorar nossas vidas. A confiança é ganha, não dada... é importante gerar confiança através da transparência".
Embora
os robôs humanoides ainda não possuam a consciência e as emoções
humanas que definem nossa humanidade, o fato de que afirmem que “ainda”
não controlam essas características sugere que estão trabalhando para as desenvolver. A incerteza persiste em quanto, quando e como as máquinas poderão avançar na sociedade de maneira semelhante aos humanos.
E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Koo App e no Youtube!
Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu
para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: