Olympe, uma youtuber francesa de 23 anos que sofre de transtorno de personalidade múltipla, está documentando sua tentativa de acabar com sua vida em uma clínica de eutanásia na Bélgica.
A jovem, que conta com mais de 250 mil seguidores nas redes sociais, revelou que estava “em contato com médicos” na Bélgica, onde o suicídio assistido é legal. Ela afirmou que pretende completar o processo de eutanásia ainda no terceiro trimestre de 2023.
Olympe sofre de transtorno dissociativo de identidade, uma condição formada por um trauma que muitas vezes é profundamente angustiante para aqueles que afeta. A criadora de conteúdo supostamente convive com cerca de 40 personalidades distintas.
Temos transtorno dissociativo de identidade. É um distúrbio que ocorre devido a traumas graves durante a infância, que se forma na idade consciente, e que fragmenta o cérebro em várias partes que se tornarão identidades próprias com seus gostos, suas opiniões, seus próprios pensamentos, suas habilidades. Por fim, basicamente: somos várias pessoas em um corpo.
Ela disse que não conseguia mais lidar com o fardo de sua condição ou suas causas. “Já estou em contato com os médicos. Não é um debate. Essa é a minha vida. É uma decisão que tomei e que foi difícil de tomar.”
No entanto, o médico Yves de Locht, que foi abordado por Olympe, disse que as clínicas não eram “dispensadoras de eutanásia” e que o processo pode durar muitos meses ou anos antes que alguém possa acessar os serviços.
Ele ainda disse que a Bélgica está cansada de ser pintada como uma “ala da morte” para a França, onde o suicídio assistido é ilegal. “Não vi o dossiê médico dela, mas li seus e-mails. Ela quer me conhecer”, disse ele.
“Não nos recusamos a atender [pessoas como ela], mas explicamos a eles que o processo pode durar meses ou até anos. Esta jovem anunciou o fim de sua vida no final do ano. Esta data certamente não vem de mim. Preciso de muito mais informações antes de pensar em conhecê-la.”
Transtorno dissociativo de identidade (DID). É um distúrbio que se desenvolve na infância devido a traumas e que impede o bom desenvolvimento de uma etapa crucial da infância: a integração da identidade.
Na verdade, quando você é criança, você tem várias "partes" para poder se adaptar a muitas situações. E entre os 6 e 9 anos, essas partes se juntam para formar sua identidade. No caso de a criança estar sob estresse intenso, essas partes podem nunca se unir e se desenvolver sozinhas: isso se chama Peculiaridades. Esse transtorno é reconhecido no DSM-V, referencial oficial das patologias mentais. Somos diagnosticados.
Basicamente, o que isso significa?
Olympe tem várias identidades em um só corpo. Várias pessoas diferentes, com nossos próprios gostos, memórias, emoções, capacidades, percepção do mundo... E além disso, o conjunto de alteres de um corpo é chamado de Sistema.
Você vai me ouvir dizer isso algumas vezes! Nosso Sistema se chama Olympe, e nossos primeiros nomes são: Lyli; Lúcia; Ana; Charly ; Jay; Luna; Neve ; Lucifa e Edward, mas também outros Quirks.
E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Koo App e no Youtube!
Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu
para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: