Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) diz que avalia a conduta da funcionária, mas esclarece que o caso não prescreve punição
Pais de alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em Vitória (ES), denunciaram uma professora que produz conteúdos adultos para Comissão de Ética da instituição. A professora de biologia do 3º ano do ensino médio, Rosana dos Reis Abrante, de 42 anos, compartilha em seu perfil do Instagram propagandas para suas plataformas de conteúdo adulto, como o Privacy e no OnlyFans.
No Instagram, a professora universitária Rosana Abrante é a @prof.biosexy - @rosana_abrante |
Segundo a reportagem, a escolha da professora por ganhar uma renda extra produzindo conteúdos adultos tem gerado reclamações entre pais de estudantes.
Acho que nem as fotos de venda de conteudos adultos da Professora Cibelly deram tanto fusue assim, no caso, o motivo maior, foi as dancinhas na sala de aula, e muito pelo contrario do que os pais pensam, no caso dela, os alunos que tentam tirar proveito.
A insatisfação acabou em uma denúncia do pais à Comissão de Ética do
IFES. Por meio de nota, o órgão afirmou estar analisando a situação.
No Instagram, a professora universitária Rosana Abrante é a @prof.biosexy |
Segundo o instituto de ensino, o caso não pode resultar em punição à professora, mas está em busca de esclarecer a situação. O julgamento vai acontecer no dia 30 deste mês.
Caso o IFES constate alguma infração do código de ética da instituição ao final do julgamento, Rosana receberá um advertência e será proposto um acordo para que o caso seja resolvido. O processo corre sob sigilo.
Rosana é doutora em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo. Ao Globo, ela disse que teve contato com professores do exterior que produziam conteúdo adulto e decidiu entrar no ramo.
No Instagram, a professora universitária Rosana Abrante é a @prof.biosexy |
Consulta familiar
Antes de começar a produzir conteúdos adultos, Rosana consultou as
duas filhas, de 10 e 17 anos. As meninas não viram problema na questão e
concordaram que a mãe tentasse sucesso com seus perfis no Privacy e
Onlyfans.
“Assim que lancei a página, em setembro do ano passado, meus colegas de trabalho começaram a me alertar, pedindo que tirasse a página do ar. Eu decidi continuar. Neste ano, não recebi aviso da instituição, eu mesma fui ao Conselho de Ética, após ouvir rumores de que teriam processos contra mim”, disse Rosana
No Instagram, a professora universitária Rosana Abrante é a @prof.biosexy |
Rosana também esclareceu que não faz fotos com nudez explícita ou pornografia.
“Eu provoco, faço uma coisa sensual com mistério. As pessoas gostam dessa coisa, ver uma professora com roupa social, tirando e mostrando a lingerie. É um fetiche com tabu”, disse a professora.
Ela questionou também uma possível decisão que resultasse em sua
demissão, “Será que vou ser demitida por algo que não está ligado à
instituição ou às minhas funções como profissional?”
No Instagram, a professora universitária Rosana Abrante é a @prof.biosexy |
A instituição se limitou a informar que: "A denúncia está em apuração pela Comissão de Ética do Instituto Federal do Espírito Santo, conforme o Código de Ética Profissional do Servidor Público. O processo corre em sigilo".
Para Rosana, ter a conduta profissional questionada a partir fotos artísticas que ela fez fora da instituição e em seu horário livre é injusto.
No Instagram, a professora universitária Rosana Abrante é a @prof.biosexy |
Em agosto do ano passado, a professora decidiu criar uma nova conta no Instagram. Na época,
ela enfrentava uma fase aflitiva na vida pessoal: a separação depois de
22 anos de casamento.
O divórcio e a descoberta de problemas de
saúde inspiraram mudanças. Fugindo do comum - mas nem tanto - ela então
investiu em um ensaio sensual. O primeiro em seus 42 anos.
Em poucos meses, a nova conta foi de zero a 8 mil seguidores. E Rosana decidiu criar perfis no Privacy e no OnlyFans. O que ela não esperava é que a atividade, desenvolvida em seu horário livre, seria um problema para a Instituto Federal do Espírito Santo, instituição em que trabalha e é coordenadora de curso.
Com os trabalhos na plataforma, Rosana ganha cerca de 10% do salário de professora federal.
Consultada pela reportagem, a advogada Bianca Figueira Santos, mestra em direito e especialista em direitos humanos, informou que a tentativa de interferência da instituição na vida particular da professora não tem embasamento legal.
No Instagram, a professora universitária Rosana Abrante é a @prof.biosexy |
"O fato de a Rosana expor as imagens dela em uma rede social como o Instagram ou em uma plataforma como o OnlyFans é uma forma de expressão artística e está amparada em princípios fundamentais da Constituição Federal. Além disso, tem ainda o artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos que fala que 'todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e expressão'. E esse direito implica liberdade de manter suas próprias opiniões, sem interferência".
E conclui:
"Certamente é algum tipo de perseguição, é algum tipo de regra própria que eles querem criar, violando, inclusive a nossa Constituição Federal. Não tem sentido prosperar esse tipo de processo administrativo.".
E aí, o que achou? Aproveite para acompanhar o Portal Vovo GaTu no Twitter [1] [2], Instagram, Facebook, TikTok, Koo App e no Youtube!
Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu
para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: