O recurso já foi disponibilizado para os usuários do sistema operacional.
Na última segunda-feira (13) a Microsoft anunciou o lançamento da API de aceleração de vídeo GPU D3D12 para o subsistema de Windows no Linux.
Com a Direct3D é possível acelerar a decodificação e codificação de vídeo, desempenho e eficiência ao descarregar o processamento de vídeo utilizando a GPU ao invés da CPU.
Suporte ao GPU D3D12 no Linux pelo Windows
A Microsoft tem trabalhado na aceleração de vídeo Direct3D para Mesa,
obtendo VA-API mapeada sobre APIs de vídeo Direct3D 12, efeitos
baseados em mecanismos de vídeo e outras capacitações relacionadas ao
suporte a vídeo Direct3D 12. O trabalho de engenharia da Microsoft para
permitir a aceleração de GPU agora terá suporte oficial para APIs OpenGL, OpenCL e Vulkan no Linux com WSL.
Desenvolvido no Mesa para oferecer suporte ao direcionamento Direct3D 12 permite que aplicativos multimídia nativos do Linux, como o GStreamer, direcionados para VA-API, sejam executados no subsistema Windows para Linux 2 aproveitando a codificação ou decodificação de vídeo acelerada por GPU.
Para essas aplicações é necessário um subsistema Windows para Linux versão 1.1.0, uma distribuição Linux como Ubuntu 22.04.1 LTS e um conjunto de hardware compatível, com os seguintes componentes:
- CPUs AMD: Ryzen 4000 ou mais nova - driver 23.3.1 necessário;
- CPUs Intel: Iris Xe (DG1), Intel Arc (Alchemist) - driver 31.0.101.4032 necessário;
- GPUs AMD: Radeon RX 5000 ou mais nova;
- GPUs NVIDIA: GeForce GTX 10 Series, GeForce RTX 20 Series, Quadro RTX, NVIDIA RTX - driver 526.47 necessário.
E esse processo ajuda em que aqueles que irão utilizar o GPU D3D12 no Linux?
Bem, num processo de decodificação, codificação e ao processar um
vídeo, existe a opção de utilizar a CPU ou o usuário pode mandar isso
para o hardware acelerador, que delega à GPU. Utilizar esse modo de
aceleração de hardware de vídeo traz diversos benefícios, como maior
desempenho, menor consumo de energia, e com isso, libera os ciclos de
CPU para outras tarefas no WSL aumentando o desempenho geral. E esses
benefícios ficam mais evidentes quando se utiliza resoluções de vídeo
mais altas.
Para acompanhar os detalhes sobre essa implementação a Microsoft discorrer sobre as mudanças no seu blog de desenvolvimento.
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Herley costa: