O selo de verificação azul do Twitter, oferecido para assinantes do pacote Twitter Blue (ainda em fase de testes e não disponível no Brasil), virou motivo de piada entre os usuários da rede social. Motivo: perfis que não são oficiais, mas com o selo, têm usado fotos e nomes de empresas e autoridades.
Há perfis verificados, mas não oficiais, do próprio Twitter e de seu novo dono, Elon Musk, do presidente dos EUA, Joe Biden, do ex-presidente norte-americano George W. Bush, da Nintendo e até uma com o nome de Jesus Cristo.
Clique na foto abaixo e em seguida nas setas para visualizar a galeria com exemplos de companhias e autoridades que tiveram contas falsas verificadas.
Novo selo azul impulsiona contas fakes n... (7 Fotos)tweet-nintendo-contafake Conta fake da Nintendo postou personagem Mario Bros mostrando dedo médio Reprodução/Twitter
Um caso emblemático foi o da farmacêutica Lilly.
Um usuário comprou o selo de verificado, criou uma conta falsa da empresa e fez um post dizendo que a farmacêutica daria insulina “de graça”.
A farmacêutica, em seu perfil oficial e verificado no Twitter, lamentou o caso e pediu desculpas aos que se sentiram enganados. Também fez questão de reforçar que sua conta oficial é @LillyPad (como é possível ver abaixo), e não @EliLillyandCo (como é possível ver acima). Depois do ocorrido, na 6ª feira (11.nov.2022), a empresa registrou uma queda de 4% nas ações.
O Poder360 checou que até 21h deste sábado (12.nov.2022), de todas as contas fakes citadas neste post, só a de Jesus não havia sido suspensa da rede social. Segundo Musk, os perfis que se tratarem de uma paródia não serão suspensos, desde que isso esteja muito claro na sua descrição.
MUDANÇA DE ROTA PARA TER O SELO
Antes da decisão de Musk, o processo para obtenção do selo azul era mais burocrático. O selo só era conferido a contas reconhecidas pela plataforma como “ativas, notáveis e autênticas de interesse público”. O processo necessitava de comprovação de vínculos com canais oficiais, anexo de documentações e alguns outros procedimentos que levavam alguns dias para análise da equipe da rede social. Assim, figuras políticas, celebridades, jornalistas e empresas de grande notoriedade se diferenciavam na plataforma e demais usuários tinham certeza de que estavam acompanhando publicações reais dos perfis oficiais que buscavam.
Na tentativa de resolver o problema da falta de verificação para contas reconhecidas pela plataforma como “ativas, notáveis e autênticas de interesse público”, o Twitter passou a inserir um novo rótulo para estes usuários. Essas contas, além do tradicional selo azul, ganharam na frente dos seus nomes de usuário –conhecido por @– um rótulo com a palavra “Official”.
Contudo, horas depois de lançar o novo rótulo, o próprio Elon Musk cancelou a inclusão do rótulo. O bilionário ainda ameaçou derrubar contas que forem identificadas como falsas com o selo.
Depois da fala de Musk, o Twitter informou que não incluiria mais o rótulo “Official”, mas que estavam perseguindo “agressivamente” as contas falsas. A alternativa apresentada pelo Twitter foi inserir a informação sobre a verificação da conta no próprio selo. Os usuários podem ver por que a conta foi verificada ao passar o mouse sobre o selo do usuário. Leia as diferenças abaixo:
MEMES
O vai e vem nas decisões de Musk e a tour das contas fakes virou meme nas redes.
O post abaixo ironizou a “distribuição” de selos:
Os 2 posts abaixo criticaram a dupla verificação para contas:
O post abaixo criticou o valor do selo:
O post abaixo também criticou a dupla verificação:
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