Os administradores do Hotel Conservatorium não gostaram de o local ter sido reproduzido pelo game sem nenhuma permissão
Conhecida por sua representação realista de pontos do mundo real, a série Call of Duty pode ser responsável pelo início de um novo processo contra a Activision. Os donos de um hotel em Amsterdã que é reproduzido em Modern Warfare 2 não ficaram felizes com a maneira como ele foi apresentado pelo jogo, especialmente dado o fato de que a desenvolvedora parece não ter obtido permissão para usá-lo.
“Notamos o fato de que o Hotel Conservatorium é indesejavelmente o cenário do novo Call of Duty”, afirmou o gerente Roy Tomassen ao site Volksrant. “De maneira geral, não apoiamos jogos que parecem encorajar o uso da violência. O game não reflete nossos valores fundamentais e lamentamos nosso envolvimento aparente e indesejado”.
Até o momento a administração do hotel não tomou nenhuma ação sobre o caso, mas há fortes indícios de que a situação pode resultar no início de um processo legal. O local aparece tanto na campanha single player quanto no multiplayer de Call of Duty: Modern Warfare 2, no qual é transformado em um mapa fechado.
Nome fictício não apaga semelhanças com o hotel
Dentro do jogo, o local é identificado como Breenbergh, mas não há nada que disfarce o fato de que ele é inspirado no Conservatorium. O edifício que abriga o hotel atualmente foi construído durante os anos 1800 para ser um banco, e foi remodelado com o passar dos anos para trazer um design de vidro e aço digno de um local com cinco estrelas.
O que abre precedentes para que um processo seja iniciado é o fato de que, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, o design de projetos arquitetônicos é protegido por direitos autorais.
Como o hotel real não tem qualquer relacionamento com o mundo militar,
sua administração não deve ter muitos motivos para gostar que ele seja
relacionado a tiroteios e mortes, mesmo que isso aconteça no mundo
virtual.
No passado, a Activision foi processadapela AM General, empresa responsável pela produção de veículos militares cujo design era reproduzido dentro de Call of Duty — no entanto, a ação legal foi dispensada nas cortes dos Estados Unidos. Já em 2006, a Sony emitiu desculpas públicas por ter reproduzido a Catedral de Manchester em Resistance: Fall of Man, mas a situação não resultou em nenhuma ação legal conhecida.
Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!
PC Gamer
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: