Starlink: Nova tecnologia de internet pode funcionar como GPS, mesmo que Elon Musk não queira

Professor da Universidade do Texas desenvolveu sistema de navegação usando satélites da Starlink; e projeto não precisou de nenhuma ajuda da SpaceX.

Quando você lança uma constelação de 2.300 satélites no espaço, não é só internet e poluição visual que você pode oferecer. Todd Humphreys, professor de engenharia aeroespacial na Universidade de Texas-Austin, conseguiu montar um sistema de “GPS” utilizando os sinais da Starlink — e o mais curioso: Elon Musk foi contra a proposta.

Satélites da Starlink (imagem: Divulgação/SpaceX)

Em 2020, Humphreys apresentou para a SpaceX o projeto de realizar pequenas alterações no software, criando assim um sistema de localização por satélite, servindo como um “backup” para o GPS. Os engenheiros da empresa adoraram a ideia, mas Musk não autorizou a parceria.

 

Antes de tudo, é preciso explicar que GPS é o nome de uma tecnologia de sistema de navegação por satélite. Com a sua popularização, a sigla ficou associada com a própria tecnologia. Porém, existem outros serviços de navegação por satélite, como o Galileo (Agência Espacial Europeia) e BeiDu (Administração Espacial Nacional da China).

O projeto apresentado por Todd Humphreys (cuja pesquisa é financiada pelo Exército dos Estados Unidos) para a SpaceX aproveitaria os milhares de satélites lançados para criar um sistema de navegação independente dos serviços governamentais (o GPS é de propriedade do governo americano). 


Segundo Humphreys, os diretores da SpaceX informaram que Musk foi contra a ideia pois, nas palavras do bilionário, “todas as outras redes de comunicação LEO [sigla em inglês para órbita terrestre baixa] foram à falência”. Como diz o ditado, quem paga a banda, escolhe a música. E Humphreys decidiu “fazer um remix”.

Após a negativa de Elon Musk, o laboratório do professor iniciou o desenvolvimento do sistema de navegação utilizando a rede Starlink. Passados dois anos do projeto, que utilizou a técnica de engenharia reversa nos sinais da constelação de satélite, a equipe de Humphreys afirma que encontrou a solução para usar a Starlink “como GPS”. 

 

Pesquisa teve terminal da Starlink e Rafael Nadal

No artigo divulgado na arXiv, ainda sem revisão de pares, é explicado que os sinais enviados da constelação para que os receptores se conectem com os satélites podem ser a base de um sistema de navegação.


A pesquisa teve como ponto de partida a aquisição de um terminal da Starlink. Com o serviço operando, a equipe transmitia, pelo YouTube, vídeos em alta definição do tenista Rafael Nadal. Isso formava uma conexão constante com a Starlink e uma segunda antena “fofoqueira” captava os sinais recebidos pelo terminal.

 

Humphreys e sua equipe então buscaram sequências de sincronização, sinais de repetição que auxiliam os receptores a se coordenarem com os satélites. Os pesquisadores encontraram os tais sinais — e melhor ainda, a SpaceX utiliza mais sequências de sincronização que o recomendado. As sequências fornecem dados como distância e velocidade de um satélite. No caso da Starlink, são quatro sequências a cada milissegundo (0,001 segundo)

Segundo Humphreys, o sistema de localização criado pelo terminal da Starlink tem uma precisão de 30 metros. Mas, se Elon Musk mudar de ideia e a SpaceX fornecer mais dados de posição dos satélites, a precisão pode chegar até menos de 1 metro — assim como o GPS.

 

Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!


Fonte:
Technology Review

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem