Chrome: Navegador do Google adotará motor de extensões que pode "quebrar" bloqueadores de anúncio em 2023

O Google anunciou que a transição para o Manifest V3, próxima versão de seu motor de extensões para o Chrome que sucederá ao Manifest V2, será iniciada em 2023. Para aqueles que não estão familiarizados com o assunto, isso poderia significar que os usuários não serão capazes de utilizar seus bloqueadores de anúncio no navegador.


Entre várias melhorias de privacidade e segurança prometidas pelo Manifest V3, as extensões bloqueadoras de anúncio serão afetadas por uma API chamada de “declarativeNetRequest”, que reduz significativamente a quantidade de links relacionados a anúncios que podem ser bloqueados em um site e poderia “quebrar” várias ferramentas dessa categoria.

 

A API “declarativeNetRequest” permite bloqueio de uma lista primitiva e pouco complexa de URLs relacionadas aos anúncios em uma página da web, substituindo a filtragem dinâmica utilizada pelas atuais soluções com a API “WebRequest” do Manifest V2.

A nova versão será limitada a apenas 30 mil entradas, enquanto a versão atual é capaz de utilizar mais de 300 mil. Isso tornaria os bloqueadores de anúncio pouco funcionais — ou até mesmo inutilizáveis — no Manifest V3.

 


O Chrome 99 passou a impedir o lançamento de extensões baseadas em Manifest V2, mas ainda é possível utilizá-las normalmente. Em janeiro de 2023, o Google iniciará a transição ao desativar o Manifest V2 em versões Beta, Dev e Canary do Chrome 112. A mudança também deve ocorrer no canal estável em junho de 2023 com o Chrome 115.

As extensões baseadas na versão anterior da plataforma serão ocultadas na Chrome Web Store em junho de 2023, e em janeiro de 2024, serão completamente removidas — ao menos, da versão pública do navegador. Para garantir suporte mais longevo às suas aplicações, usuários corporativos poderão continuar utilizando o Manifest V2 até o início de 2024.

 

Apesar dos problemas para os adblockers, o Manifest V3 promete mais segurança aos usuários ao limitar acesso às informações pessoais de rede e forçar que os desenvolvedores incluam toda a funcionalidade de suas extensões na própria ferramenta, impedindo que executem códigos remotamente e fora da “supervisão” do Google.

Continue acompanhando o Portal Vovo GaTu para ficar por dentro de outros conteúdos de entretenimento!


Fonte:
Vovo GaTu


--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem