Play Store: Google quer diminuir as propagandas nos aplicativos

Apps que mostram propagandas sem aviso também deverão ser banidos

Parece que a Google finalmente reparou no problema que os aplicativos duplicados estão na Play Store, com diversos apps maliciosos imitando programas populares como Youtube, Twitter e diversos outros. A desenvolvedora do Android finalmente está fazendo mudanças na política da sua loja, buscando banir de uma vez por todas essas cópias e diminuir a lucratividade deles.


Essa novidade entrará em vigor a partir do dia 31 de agosto, que será quando uma nova política para desenvolvedores começará a valer e obrigará eles a seguirem uma série de normas para não se parecerem outros apps. A empresa afirmou que não permitirá “apps que enganem os usuários se passando por outra pessoa (por exemplo, outro desenvolvedor, empresa, entidade) ou outro app.”

 

A Google irá fortalecer ainda mais essa política futuramente com outras diretrizes Play Store futuramente, que irão trazer ainda mais benefícios para os usuários. Uma das novidades que deverá ser implementada será uma regra que entrará em vigor no dia 30 de setembro de 2022, que proibirá anúncios em tela cheia que não podem ser pulados em 15 segundos, uma grande fonte de renda para esses apps que copiam outros.


A empresa também irá proibir qualquer tipo de “anúncios intersticiais inesperados”, que são propagandas que aparecem antes da tela de carregamento, quando o usuário seleciona alguma função ou no começo de níveis em jogos. Segundo a empresa, essas mudanças são baseadas nas recomendações da Coalition for Better Ads e servirá para todos os apps da loja, sendo eles jogos ou não.

 

O foco da Google com essa novidade é combater os programas que usam ads de forma excessiva. A loja do Android não irá combater apps que possuem publicidades opcionais, como, por exemplo, assistir uma propaganda para desbloquear um novo item em um jogo.

A desenvolvedora também afirmou que irá reprimir aplicativos que usam a classe de serviço de VPN para rastrear os dados de usuários e redirecionar o tráfego deles para anúncios. Apps com alegações médicas falsas também deverão ser removidos da loja do Android.


Fonte:
9to5google, Google

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