Limitar as taxas de quadros e diminuir detalhes garante um tempo maior de jogatina .
Com lançamento previsto para o dia 25 de fevereiro, o Steam Deck já está nas mãos de produtores de conteúdo norte-americanos que começaram a testar suas capacidades. Enquanto a Valve promete que o portátil oferece entre 2 a 8 horas de jogo dependendo do título escolhido, na prática a bateria pode garantir somente 90 minutos de jogatina dependendo das configurações usadas.
Segundo os testes do GamerNexus, o tempo de duração da bateria depende diretamente do peso do jogo escolhido e das configurações de quadros por segundo. O site testou Devil May Cry 5 rodando com o V-Sync Desligado e com a taxa de FPS destravada, o que garantiu somente 87 minutos de gameplay — isso com o brilho da tela ajustado para 50% de sua capacidade máxima.
O veículo também testou o mesmo jogo com o V-Sync ligado, configurações gráficas mais baixas e a taxa de quadros travada em 60 FPS, o que garantiu duas horas de jogo no total. A diferença não deve ser uma surpresa para quem costuma jogar em aparelhos como notebooks, nos quais jogos com configurações gráficas pesadas podem drenar rapidamente qualquer bateria.
Testes revelam duração de bateria semelhante
Quem também testou as capacidades da bateria do Steam Deck foi o YouTuber The Phawx, que chegou ao mesmo tempo de duração de 85 a 90 minutos jogando Control.
Para chegar a esse número, ele executou o jogo da Remedy Entertainment
nas configurações baixas com taxas de 90 quadros por segundo.
Conforme The Phawx observou, o portátil da Valve traz uma tela com taxa de atualização máxima de 60 Hz, então não faz tanto sentido executar jogos em framerates maiores dado o maior consumo energético que isso acompanha. Em compensação, testes em jogos menos exigentes, como Dead Cells, mostraram que o aparelho consegue entregar até 6 horas de jogatina com uma única carga.
O principal diferencial do Steam Deck em relação a outros portáteis, como o Nintendo Switch, é o fato de ele ser encarado como um PC portátil. Assim, será preciso configurar jogos por conta própria para encontrar o equilíbrio adequado entre tempo de uso da bateria e a experiência de jogo desejada — segundo o YouTuber, jogos como Forza Horizon 5 podem ser jogados por até quatro horas no portátil, contanto que sejam travados em 30 quadros por segundo.
A boa notícia é que, embora possa consumir rapidamente sua carga, o dispositivo da Valve não precisa ficar muito tempo conectado à tomada para que sua bateria fique completa novamente. Segundo o GamerNexus, bastam 100 minutos de recarga para a energia chegar a 80% de sua capacidade — após isso, é preciso esperar outros 80 minutos para que os 100% sejam atingidos.
Fonte:
PC Gamer
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: