O WhatsApp lançou mais uma ferramenta comercial: a “mensagem de produto”. Com o intuito de manter todo o processo de compra em sua plataforma, a função é uma mensagem interativa que permite enviar ao consumidor, dentro da janela de bate-papo, uma foto e texto de um produto acompanhada de uma botão para ver mais detalhes.
A mensagem possui duas variações, com produto específico (single-product message) ou um grupo de até 30 itens (multi-product message). A partir da conversa, é possível criar um carrinho de compras dentro do WhatsApp e enviar a solicitação de compra — não são cobrados custos extras para o uso da funcionalidade.
O pagamento, porém, ainda não é realizado no WhastApp, que conta com links externos em forma de mensagens para direcionar o usuário para o banco ou plataforma de pagamentos.
Para enviar a mensagem de produto, é necessário fazer parte de uma conversa — não sendo possível enviá-las como notificações. Além disso, o carrinho de compra é único por usuário e aparelho, o que significa que um carrinho aberto no celular não aparecerá no WhatsApp Web.
Uma vez enviados para o consumidor, os carrinhos de compra não expiram e, em casos de alteração em algum produto ou mudanças de preço, o usuário é informado que o pedido foi atualizado.
Autorização do Banco Central
O
Banco Central ainda precisa autorizar para permitir pagamentos de
transações comerciais no WhatsApp entre lojistas e consumidores. Por
enquanto o recurso de pagamento está limitado a pessoas físicas com
valor máximo de R$ 500. Espera-se que a opção de pagamento seja
integrada à experiência de compra com as mensagens interativas.
Fonte:
Mobile Time
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Herley costa: