Instagram: Quais tendências são esperadas para 2022 na rede social

O Instagram lançou o seu relatório de tendências para 2022, desenvolvido em conjunto com um vídeo onde repórter cultural Darian Symone´ Harvin conversou com os principais criadores da próxima geração na plataforma.


Com uma audiência que está constantemente criando o futuro e definindo rumos de comportamento, o Instagram investigou a mente da geração Z para desvendar o que devemos esperar para o próximo ano, em relação a alguns temas gerais como moda, bem-estar, música, entre outros.

 

Tendências para 2022

Criadores que foram entrevistados para a pesquisa (Fonte: Instagram/Reprodução)

Moda e beleza

Após dois anos de muito moletom e athleisure (moda confortável), os jovens estão dispostos a tomar decisões mais corajosas ao sair de casa. A volta da moda alternativa, como forma de expressão, traz destaque para as estéticas gótica, dark academia e goblincore.

Enquanto se espera um movimento maximalista para a moda, para a beleza temos uma ação contrária. A gen-z está cada vez mais atenta aos produtos que utilizam, e com o skincare se mantendo em alta, prevalecerá a "pele iluminada, natural e minimalista", indica o relatório do Instagram.

 

Tendências de consumo

Segundo o relatório, a nova geração é muito atrelada a movimentos em prol do bem-estar do planeta e de sustentabilidade. Dos jovens entrevistados, 23% pretende comprar em lojas de 2ª mão em 2022, enquanto outros 24% esperam contribuir para um mercado mais sustentável, vendendo seus bens através de lojas online ou das redes sociais.

 

Música e dança


Não é novidade que o formato do TikTok está transformando o mundo musical, visto que a geração de “audição ansiosa” pede por composições mais curtas e objetivas. Ao mesmo tempo, a música está se tornando algo mais visual, cortesia da popularização dos vídeos.

Usuários ainda esperam utilizar a plataforma para apoiar seus artistas favoritos e conhecer novos. Segundo dados da pesquisa, 41% dos entrevistados pertencem a fandoms e 70% espera conhecer novas músicas e artistas através das redes sociais. Os "desafios" também não estão de fora, onde 1 a cada 3 jovens esperam ver mais coreografias em 2022.

 

Celebridades e criadores

A relação entre criadores e audiência são geralmente alinhadas aos interesses em comum do que na popularidade do criador. Para 4 a cada 5 jovens, as redes sociais e as celebridades online possuem mais influência do que as celebridades tradicionais, como atores.

A geração Z ainda aponta que criadores menores, mas com uma audiência leal e engajada, são essenciais para a criação de tendências, enquanto as redes sociais e influenciadores digitais são os principais responsáveis por propagá-las.

 

Carreira e Educação

A pandemia de covid-19 fez a nova geração repensar aspectos da vida e o significado de sucesso. Para 68% dos jovens, “trabalho é algo que devo fazer e não a coisa mais importante da minha vida”. Além disso, 71% concorda que prefere um emprego com significado, mesmo que isso signifique receber menos.


Comida e bem-estar

Segundo o Instagram, os jovens gostam de experimentar na cozinha, com receitas complexas e estéticas diversas. Alguns dos principais tópicos abordados são gastronomia molecular, mixologia, novas maneiras de encontrar ingredientes e comida vegana.

Já no âmbito de bem-estar, a geração continuará muito atenta à saúde mental, praticando meditação guiada, exercícios físicos e investindo em atividades criativas como pintura, desenho e música. Um ponto importante é a relevância das experiências holísticas que visam tornar os ambientes mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente.


 

Presença virtual: jogos, memes e justiça social

O isolamento social levou a Gen-Z a buscar escapes da realidade e a se relacionar no mundo digital. Um dos principais meios utilizados foram os jogos, que se tornaram uma nova plataforma social. Segundo os entrevistados, 40% gostariam de ver mais tendências de jogos em 2022.

 

A presença online ainda interfere diretamente em como os jovens se comportam e como estão cada vez mais engajados em movimentos sociais. Segundo a pesquisa, usuários do Instagram estão mais inclinados a votar do que os que não estão presentes na plataforma, com 18% contra 6%. Eles ainda estão mais dispostos a doar dinheiro para causas que acreditam, segundo o levantamento.

 

Fonte:
Instagram

--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍?
Siga-nos nas redes sociais. 
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!

Assine as notificações de Feed do Site ou entre em nosso Canal de  Noticias no Discord, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.

Conheça nossa EquipeHerley costa:
É o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere, mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança, nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os dias desde que se conhece por gente.

Me siga nas redes sociais
Clique para abrir meu FacebookClique para abrir meu InstagramClique para abrir meu TwitterClique para abrir meu canal do YoutubeClique para abrir meu LinkedinClique para abrir meu perfil de musica no DeezerClique para abrir meu grupo no WhatsappClique para abrir meu perfil no PinterestClique para abrir meu perfil no VKontakte - VKClique para abrir meu perfil de musica no SpotiFy
--------------------------------------------------------------------------------------
Postagem Anterior Proxima Postagem