A própria cientista apontou as semelhanças entre o vídeo em que aparece indignada com o "humor" e "leveza" utilizados para tratar o negacionismo e cenas protagonizadas por DiCaprio e Jennifer Lawrence na comédia apocalíptica.
Muitos vêm dizendo que o filme “Não olhe para cima“, nova produção da Netflix, teria sido inspirado no Brasil atual. Não à toa, pois a obra dirigida por Adam McKay retrata de forma irônica o negacionismo científico.
Um exemplo dessa referência, ainda que não proposital, ao país, é um vídeo de 2020 que mostra a microbiologista Natalia Pasternak,
em um telejornal, criticando o “humor” e “leveza” muitas vezes
utilizados para lidar com a negação à ciência – o que gera mortes.
A semelhança entre a fala da cientista brasileira e uma cena da personagem Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) é tão impressionante que a própria Natalia Pasternak a repercutiu em suas redes sociais.
Enquanto no filme a astrônoma Kate se indigna com o fato das pessoas minimizarem o fato de que um cometa estaria em vias de se chocar com o planeta Terra e extinguir a humanidade, tratando o assunto com humor, Natalia Pasternak tem atitude parecida ao criticar o negacionismo com relação à pandemia do coronavírus.
Confira.
Dear @GhostPanther and @LeoDiCaprio , thank you for an amazing film, couldn't tag Ms Lawrence, but not sure you are aware it's a perfect fit for Brazil...This is me in the evening news a year ago, commenting on a piece about taking science denialism lightly and with humor...😉 pic.twitter.com/hv0osNgnhj
— Natalia Pasternak, PhD 🧬 🇧🇷 🇮🇱 (@TaschnerNatalia) December 27, 2021
Fonte:
Vovo GaTu
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: