A Coca-Cola é uma das maiores empresas
do mundo, que vendeu feito água por décadas e naturalmente teve que se
adaptar a várias gerações, o que deu início a uma série de produtos completamente aleatórios
que mostram bem o quanto o conceito original de uma mera bebida não
podia ser a única coisa em que o marketing se baseava. No entanto em
meio a tanta coisa incrível como as primeiras garrafas OLED do mundo, tiveram coisas que não agradaram tanta gente assim.
A campanha "A Magia Acontece" da empresa de refrigerantes apresenta um frenético campeonato de e-sport, com todo aquele público vibrando e a gritaria rolando solta. E é claro que o foco da propaganda é o público gamer, que entende do assunto, já que outras pessoas não entenderiam nada do que tá rolando ali.
Até aí ok, no entanto em um certo
momento, o personagem morre e o jogador pega uma Coca-Cola para beber, o
que faz com que seu Orc recupere a energia. Até então nada demais
também, é óbvio que esse tipo de propaganda foca em mostrar coisas
surreais como essa, do tipo "Use nosso produto e ganhe vantagens
absurdas". Porém o que vem depois é que se tornou a grande coisa
comentada.
O
personagem se levanta, vê toda a matança do campo de batalha e joga seu
machado fora. Logo os outros veem aquilo e começam a fazer também. E o
mundo destruído do local é restaurado, se tornando belo. Todos viram
amigos e a grande guerra épica que era apresentada, desaparece, dando a
entender que o caos finalmente acabou.
O que imagino que a empresa tentou
fazer, foi passar uma mensagem de paz e amor. Sobre a guerra ser algo
desnecessário e que a harmonia é possível. No entanto, acabou ignorando
uma outra forma de ver a coisa, que provavelmente foi a que a maioria
dos gamers viram. A de que a mídia frequentemente ataca video games e
responsabiliza ele por qualquer violência que exista, dizendo que o
mundo virtual causa todo o horror do mundo real.
Somando
isso com o fato de que a propaganda tenta atingir o público gamer, que
se tornou extremamente popular, o que exatamente dá pra absorver disso?
Acabou sendo uma propaganda que atira pra todo lado sem foco e o
resultado disso foi uma chuva de deslikes em todas as línguas em que o
comercial foi publicado.
Muito provavelmente contrataram alguém
que não entendia do assunto. Mas para entender melhor, vamos supor que o
foco fosse o público do futebol. De repente um jogador cai e se
machuca, mas alguém da torcida toma uma Coca-Cola e ele se recupera, mas
aí olha para os outros jogadores, e sua vontade de vencer, então pega a
bola com as mãos e lança no público. E todo mundo começa "Caramba... É
verdade... Pra que ficar jogando um contra o outro? Vamos parar... Não
vamos fazer isso! Vamos nos abraçar!".
No
geral, acaba sem nexo. Se o foco é o público dos eSports, como a
mensagem pode ser algo como "Parem de lutar"? Acaba não tendo muito
sentido algo do tipo. Parece uma mensagem negativa sobre video games,
indicando que as pessoas não precisam fazer aquilo. Porém como o foco
daquilo é apenas o entretenimento e não é algo real, fica difícil
atingir positivamente algum público, a não ser o que não é dos video
games, que por sua vez acaba gerando um preconceito ainda maior sobre
jogos. Confiram:
Naturalmente, não é algo 100%, e
tiveram suas curtidas positivas. O que faz imaginar que provavelmente
foram dois tipos de grupos. O primeiro de pessoas que viram como uma
tentativa de mensagem de paz mal aplicada, mas com boa vontade. E o
segundo, pessoas que não entendem sobre eSports e apenas acharam uma
propaganda bem feita ou são contra violência nos videogames. E vocês, o
que acham?
Fonte:
Vovo GaTu
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa:
É
o editor chefe e criador do canal do Vovo Gatu, supervisiona todos os
conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde
notícias, análises a vídeos, tutoriais e lives para o nosso canal do
Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere,
mundos abertos e jogos online com longa longevidade. Um grande apaixonado por vídeo games e filmes desde criança,
nunca deixou de jogar ou assistir um filme praticamente por todos os
dias desde que se conhece por gente.