Projeto de lei de privacidade online australiano torna a verificação de idade nas mídias sociais obrigatória para gigantes da tecnologia, Reddit, Zoom, plataformas de jogos.
Um novo projeto de lei voltado para plataformas de mídia social quer penalidades mais severas para violações de privacidade do usuário, que podem resultar em uma multa de 10% sobre o faturamento anual das empresas.
O governo federal divulgou um projeto de lei para o que rotulou de Lei de Privacidade Online que espera aumentar as proteções de privacidade online para os australianos por meio de uma expansão da Lei de Privacidade do país.
"O objetivo do projeto de lei é aumentar as proteções de privacidade, especialmente na esfera online, sem impedir indevidamente a inovação na economia digital", escreveu o governo federal no documento explicativo do projeto [PDF].
De acordo com a legislação atual, o governo federal pode fazer apenas dois tipos de códigos de privacidade vinculativos, que são o código do princípio de privacidade australiano (APP) e um código de relatório de crédito.
O projeto de lei busca expandir a Lei de Privacidade para permitir que o governo crie um terceiro código especificamente para regular três classes de organizações: plataformas de mídia social, corretores de dados e grandes plataformas online.
O código de privacidade online (OP) proposto visa tornar obrigatório para as organizações de mídia social verificar a idade dos usuários; obter o consentimento dos pais ou responsáveis de uma criança menor de 16 anos antes de coletar, usar ou divulgar as informações pessoais dessa criança; e priorizar atuar no melhor interesse das crianças em sua abordagem de tratamento de dados.
Esses requisitos são apenas para a classe de mídia social das organizações, pois o risco que representam para as crianças é maior do que para corretores de dados ou grandes plataformas online, disse o governo.
"O código do OP terá requisitos mais rígidos sobre como as plataformas de mídia social lidam com as informações pessoais das crianças", disse o governo.
De acordo com o rascunho do projeto de lei, as plataformas de mídia social que se enquadram no escopo do código incluem redes como o Facebook, aplicativos de namoro como o Bumble, serviços de conteúdo online como OnlyFans, sites de fóruns online como Reddit, mensagens online e plataformas de videoconferência como como WhatsApp e Zoom, e plataformas de jogos que permitem aos usuários baterem papo uns com os outros.
As organizações de corretagem de dados, por sua vez, são aquelas que coletam informações pessoais de um indivíduo por meio de um serviço eletrônico diferente de um serviço de mídia social ou aquelas que coletam as informações pessoais com o único ou principal propósito de divulgar as informações pessoais.
“O objetivo é capturar organizações cujo modelo de negócios é baseado no comércio de informações pessoais coletadas online, ou informações derivadas de tais informações pessoais, como dados derivados de recompensas ou programas de fidelidade”, afirma o documento explicativo.
Para a última categoria de grandes plataformas online, isso inclui organizações que fornecem serviços eletrônicos e têm mais de 2,5 milhões de usuários na Austrália também se enquadram no escopo do código. Isso significa que gigantes da tecnologia como Apple, Google e Amazon, bem como plataformas de compartilhamento de mídia como o Spotify, seriam obrigados a seguir o novo código. Organizações que coletam informações pessoais como parte de esquemas de fidelidade do cliente estão isentas desta terceira categoria, no entanto, disse o governo.
O restante do código, que se aplicaria a todas as três classes de organizações, exigiria que as organizações adotassem medidas que permitissem aos indivíduos solicitar que suas informações pessoais não fossem usadas ou divulgadas. No entanto, este requisito não pretende ser um "direito de apagamento" das informações pessoais.
O código também imporia requisitos de APP a essas organizações.
A Lei de Privacidade Online também busca implementar penalidades mais severas para organizações que violam a privacidade do usuário, com qualquer violação do código potencialmente resultando em uma multa equivalente a 10% do faturamento anual doméstico de uma organização ou uma multa de AU $ 10 milhões. A multa proposta de AU $ 10 milhões seria um aumento em relação à multa máxima atual de AU $ 2,22 milhões.
Uma nova penalidade criminal também seria implementada para quando uma organização deixasse de cumprir o requisito de fornecer informações, ou fornecer um documento, ou registro quando necessário em relação a investigações sobre violações à privacidade do usuário.
Ao explicar como o código do OP coexistiria com outros códigos, o governo disse que sua aplicação prevaleceria sobre o código do APP no caso de uma organização estar sujeita a ambos os códigos. Mas se uma organização estiver sujeita ao OP e ao Direito de Dados do Consumidor, as regras do Direito de Dados do Consumidor prevalecerão no caso de qualquer inconsistência entre os dois códigos.
Redes sociais e serviços proibidos para crianças |
O lançamento do projeto de lei segue vários políticos australianos nas últimas semanas criticando gigantes da tecnologia pela conduta que ocorre em suas plataformas, desde o primeiro-ministro australiano Scott Morrison dizendo que a mídia social se tornou um palácio covarde para a procuradora-geral federal Michaelia Cash escrevendo para seus homólogos estaduais solicitando que as leis de difamação do país sejam reescritas. Ao mesmo tempo, a Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores vem investigando a conduta das plataformas digitais há anos.
Na manhã de segunda-feira, Cash disse que a Lei de Privacidade Online garantiria que a privacidade dos australianos fosse tratada com mais cuidado e transparência por plataformas online, como empresas de mídia social.
"Sabemos que os australianos são cautelosos sobre quais informações pessoais eles fornecem para grandes empresas de tecnologia. Estamos garantindo que seus dados e privacidade serão protegidos e tratados com cuidado. Nossos projetos de legislação significam que essas empresas serão punidas severamente se não cumprirem esse padrão ", disse ela.
Com o rascunho do projeto de lei agora divulgado, o governo federal disse que o código seria desenvolvido em conjunto com o Australian Information Commissioner e a indústria, e agora está buscando feedback, particularmente em relação ao escopo das organizações que seriam obrigadas a cumprir o código do OP.
O governo aceitará inscrições sobre o Projeto de Lei de Privacidade Online até 3 de dezembro.
Fonte:
ZD Net
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