A essa altura você já deve ter entendido o que é cringe, e talvez até aprendido outros termos nessa "guerra" entre os mais novinhos e os mais velhos. Mas mais importante do que isso é entender o que tem por trás deste conflito de gerações. Quem decidiu o que é millennial? O que é geração Z? O que é boomer? E pra que servem essas definições? Pode ter certeza que elas não estão aí apenas pra você fazer piada nas redes sociais. Não se engane!
"Eu fiquei surpreso quando fiquei sabendo da divisão de gerações, até porque, sou da Geração Y, e nao sabia deste novo conteúdo! Então, acho importante compartilhar isso com vocês leitores do portal Vovo GaTu"
Cada uma dessas gerações foram envolvidas por cenários que se
transformaram durante os anos. Isso influenciou em sua percepção, sendo
assim, ele possuem diferentes motivações de compra, atração, gostos,
necessidades e diversão.
Entendendo as Gerações
De acordo com um estudo realizado por Roberto Meier, especialista em consumo e Publisher das revistas Consumidor Moderno, no Brasil a geração Y tem uma diferença de cinco anos, quando comparado com o modelo norte-americano.
Isso ocorre pois, a forma de consumo dos brasileiros foi mudando em ritmos diferentes, por conta de contextos sociais, tecnológicos e políticos, fazendo com que a geração começasse nos anos 2000 e não em 1995, como acontece nos Estados Unidos.
Você sabia que existem quatro gerações no mercado de trabalho?
Veja mais em: https://blog.mastermaq.com.br/geracoes/
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Principais Gerações:
Geração Baby Boomers - (50 – 64 anos) – 1945 – 1964
- Contexto histórico: Nome foi dado por conta da grande explosão demográfica após a Segunda Guerra Mundial.
Essa geração é mais conhecida pelo apego a tradição e
conservadorismo. Os Boomers possuem um receio em relação a tecnologia,
pois não confiam muito no meio. Eles até utilizam a internet, porém em
pequena escala.
Os membros dessa geração não vão fazer nada de importante ou pessoal pelo computador ou celular, pois se sentem mais seguros em fazer do modo
convencional, pessoalmente.
- Perfil: são conservadores e buscam estabilidade econômica. Casar, ter filhos, casa própria e um emprego estável são suas preferências.
- Consumo: preferem marcas mais tradicionais e com tempo no mercado, as inovações não chamam muito sua atenção. Qualidade é mais importante de quantidade, ainda que custe mais caro.
- Atualmente: Essas pessoas estão se encaminhando para a aposentadoria.
Geração X - (35 – 49 anos) – 1965 – 1984
- Contexto histórico: filhos dos Baby Boomers.
Os X’s já tem uma proximidade maior com a tecnologia que os Boomers,
mas também permeiam entre o tradicionalismo. São pessoas mais metódicas,
sendo assim mais planejadas.
Eles se preocupam muito com a
referência e a sua relevância, dessa forma costumam fazer longas
pesquisas de depoimentos ( TripAdvisor, Facebook) , ver o que pessoas
conhecidas acham sobre comprar, adquirir algo, fazer e ir a algum lugar, procuram pessoas próximas e saber sobre o que tem a dizer (comentários,
curtidas e compartilhamentos.) E então, depois de muito conversar e se informar, ficarem convencidos.
- Perfil: são os principais responsáveis pelo mercado existente nos dias de hoje. Possuem uma bagagem rica de conhecimento, com graduações e estudos. Ainda que mais seguros, se preocupam em perder espaço para gerações futuras.
- Consumo: São mais maduros e buscam pelos seus direitos. Prezam pelos melhores produtos, sendo conhecida por gastar muito!
- Atualmente: Possuem uma longa experiência mercadológica, mas são vistos como desatualizados por estarem distantes das novas tecnologias digitais. Portanto, são eles que definem a forma de consumo da família.
Geração Y ou Millennials: (21 – 34 anos) – 1985 – 1999
- Contexto histórico: Cresceram junto dos grandes avanços econômicos da época e a globalização, sendo a primeira a ter contato a tecnologia, acompanharam a de perto o surgimento da internet e a sua evolução.
Essa é uma geração que possui um contato maior com a internet, são
mais ativos e antenados nas redes. Eles não só estão mais dispostos a
escolher o que é mais atrativo – muito mais do que confiável – como
também irão fazer isso com mais frequência. Irão realizar pesquisas,
olhar alguns depoimentos para ter certeza, mas a escolha será feita pelo
que mais lhe proporcionar uma melhor experiência.
Os Millennials se
forem atraídos, fazem compras e fecham, negócios importantes pela internet,
sempre levando em consideração a sua experiência do inicio ao final.
Quando boa, será compartilhada com os amigos, caso contrário, vão contar
até aos inimigos.
- Perfil: Elevado grau de inovação. Dominam com êxito computador e a internet, sendo a segunda seu principal meio de se informar. São multitarefas e flexíveis.
- Consumo: Essa geração desafia as empresas tradicionais,
que tem que se reinventar e estar presente nos novos meios de
comunicação. Sendo assim, com a facilidade de acesso à informação, antes de comprar um produto fazem várias pesquisas. O fator decisivo de compra fica atrelado a um atendimento diferenciado.
- Atualmente: São os responsáveis pela maioria das
startups e soluções rotineiras por meios digitais. Preferem empreender
do que seguir carreiras com empregos estáveis.
Geração Z: (15 – 20 anos ) – 2000 – 2010
- Contexto histórico: São os chamados “nativos digitais”, são os primeiros a nascerem 100% no mundo digital e que nunca viveram sem internet.
Os nativos da internet nem imaginam procurar pelas suas respostas em
outro lugar, não gostam de esperar e muito menos perder tempo. Quando
decidem escolher, esperam gostar de algo de cara, no máximo, após
4 tentativas. São a galera da primeira página do Google, ou seja, se
seu site não estiver ali ofertando o que ele nem mesmo pediu, lamento
informar, mas ele mal chega ao final da página procura, em resumo, quanto mais rápido e fácil, melhor!
- Perfil: São muito flexíveis e buscam fazer coisas que tenham um propósito. Não pensam em seguir apenas uma carreira durante a vida e ocuparão cargos que ainda não existem. Não diferenciam o online do offline e querem tudo para agora. Se preocupam muito com sustentabilidade e o social.
- Consumo: São muito exigentes, querendo experiências personalizadas e tratados como um consumidor único. Na questão atendimento, preferem via mensagens ou chat, sendo ligação o último caso.
- Atualmente: Buscam empresas com horários flexíveis e são muito seletivos. Possuem muita ansiedade, acostumados com processos rápidos.
Geração Alpha: (1 – 11 anos ) – 2010 – Atual
- Contexto histórico: A geração alpha é a geração que compreende todas as pessoinhas nascidas a partir de 2010. É a chamada “geração do futuro”. Visto que esta é uma geração ainda em formação, é preciso saber o que se espera dela. Feito isso, é importante reforçar qual o papel das famílias como agentes que contribuirão diretamente para a formação dessa geração. É a possível geração que será capas de trabalhar e ganhar dinheiro sem sair de casa, somente pela internet, famoso ditado, adeus luz do dia!
- Perfil: A geração alpha acabou de nascer, pode-se dizer. Entretanto, ela já se garante como a geração mais inteligente e tecnológica que já existiu. Isso você pode comprovar facilmente. Basta colocar um dispositivo eletrônico na mão dos pequenos para ver que eles o fazem funcionar sem qualquer instrução. Coisa que não aconteceu com as outras gerações que precisaram se adaptar ao uso da tecnologia.
- Consumo: Esse comportamento aponta que a geração alpha é uma geração muito mais independente que a geração z. Um outro ponto que também se ressalta é a capacidade para resolução de problemas de forma ainda mais facilitada.
- Atualmente: Esses pequenos já se mostram tão espertos por uma questão simples: os estímulos a que estão expostos desde que nascem. O quarto do bebê, ainda antes de nascer, já é projetado pensando no melhor ambiente para que ele se desenvolva. A forma de alimentá-lo também. E assim a criança cresce e desde cedo, já vai para a escola, coisa que não acontecia anteriormente. Na geração y, as crianças começavam sua trajetória escolar, em maior parte, aos seis ou sete anos. E na escola, o modo de ensinar já se mostra mais customizado, de acordo com as preferências de cada criança. Assim, tudo o que permeia a rotina da criança, de brinquedos ao material de aprendizagem, é voltado para esse desenvolvimento sensorial. O que antes se aprendia a longo prazo, como na geração x, hoje é natural na vida da geração alpha.
Entretanto, como tudo na vida é preciso manter o equilíbrio de todas as coisas para que os resultados desses estímulos sejam positivos. Por exemplo, o fato da geração alpha ter uma estrutura familiar menos hierarquizada, permitindo um diálogo maior entre pais e filhos – o que é ótimo – não significa que os pais não tenham a mesma autoridade sobre eles. Por mais inteligentes que sejam, as crianças ainda precisam de norte, de limites e de uma base para se desenvolverem de forma saudável ao longo da vida. Filhos continuam sendo filhos e pais continuam sendo pais. E o equilíbrio, por sua vez, continua sendo a melhor escolha para todas as coisas.
Empatia com o outro
Entender as diferentes gerações e seus princípios é fundamental para podermos nos comunicar melhor e entender pontos de vista.
Com qual geração você tem mais contato no dia a dia? Consegue
perceber as mudanças de comportamento? Espero que tenham gostado do
conteúdo!
Fonte:
Vovo GaTu, Canal Content COnTV Youtube, Festa Na Floresta BH, Blog Master Maq
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