Em nota compartilhada nesta quinta-feira (29), o estúdio Housemarque comemorou o lançamento de Returnal e agradeceu à parceria com a Sony por fornecer apoio e as condições necessárias para "criar algo novo e único".
Após quase quatro anos de desenvolvimento e seis anos do nascimento do conceito inicial, o roguelike em terceira pessoa Returnal finalmente está pronto para ser disponibilizado aos consumidores.
O projeto de proporções gigantescas surgiu para ser o mais ambicioso da Housemarque, que se via sem muita inspiração após lançar títulos como Nex Machina e Matterfall.Por meses, o estúdio se viu em um limbo, preocupado em não ter o que mostrar para as publishers, que estavam "cada vez menos interessadas em falar sobre financiar jogos inspirados em arcade". Porém, a ideia por trás dos desenvolvedores sempre foi provar que o gênero ainda respirava, mas que precisava apenas de uma renovada em seu estilo.
Foi então que Returnal saiu do papel, e o que era considerado um desafio tornou-se no novo objetivo de carreira da Housemarque. A ideia conseguiu convencer a Sony e a parceria foi inaugurada, com as duas empresas assumindo riscos e se apoiando do início ao fim.
"Na época em que os editores de jogos estão assumindo riscos cada vez menos criativos, somos verdadeiramente gratos ao nosso parceiro de publicação Sony, que nos deu a oportunidade de trabalhar em algo muito arriscado e deu um apoio fantástico durante todo o projeto", disse Ilari Kuittinen, cofundadora da desenvolvedora. "Somos eternamente gratos por ter essa oportunidade."
Returnal será lançado em 30 de abril com
exclusividade para o PS5, mas já vem recebendo críticas positivas de
analistas e veículos de imprensa.
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