Segundo o delegado Jerônimo Marçal Ferreira, da comarca de Pinhalzinho, o jovem não tem passagem pela polícia nem histórico criminal. “Era um rapaz discreto que morava na cidade e trabalhava em uma empresa de vestuário.
As equipes já estão se deslocando para entrevistar os colegas de trabalho”, disse ele, em entrevista à Rádio Bandeirantes.A polícia diz que o autor do crime foi à creche Pró-Infância Aquarela, no centro da cidade, de bicicleta, por volta das 10h. Ao entrar na escola, ele começou a atacar uma professora de 30 anos que, mesmo ferida, correu para uma sala onde estavam quatro crianças e uma funcionária da escola, na tentativa de alertar sobre o perigo.
O rapaz, então, teria atacado as crianças que estavam na sala e a funcionária da escola. Duas meninas de menos de dois anos e a professora morreram no local. Outra criança e a funcionária morreram no hospital.
Autor dos crimes em escola primária de SC sofria bullying e maltratava animais |
O responsável pelo caso não descarta a participação ou influência de outras pessoas no crime. “Até o momento só trabalhamos no local do crime, durante a tarde vamos traçar a vida do rapaz, contatos dele e levantamento do histórico do computador”. A polícia trabalha com algumas hipóteses, sendo uma delas a possibilidade de o rapaz estar participando de algum desafio online, influenciado por alguma motivação na Internet.
O Corpo de Bombeiros confirmou que ao chegar ao local, o jovem já havia sido contido por populares. Ele tinha um ferimento profundo no pescoço e perguntava sobre quantas vítimas teria conseguido atingir. Ele permanece internado no Hospital Regional do Oeste em Chapecó, onde passou por cirurgia na tarde desta terça, após tentar tirar a própria vida com a arma usada para matar uma professora, uma agente educativa e três crianças.
Espada ninja: arma utilizada em ataque a creche em Santa Catarina |
Segundo o delegado regional, Ricardo Casagrande, equipes de pelo menos quatro municípios estão envolvidas na investigação. Um mandado de busca e apreensão foi expedido para fazer buscas na residência do jovem.
Vítimas identificadas
A prefeitura de Saudades divulgou os nomes da professora e da agente educativa que morreram após o ataque à creche Aquarela na manhã desta terça-feira. Keli Aniecevski tinha 30 anos e era professora na escola. Ela foi a primeira a ser atacada pelo jovem de 18 anos. Foi ela quem tentou evitar que o jovem chegasse às salas onde estavam as crianças. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Mirla Renner, de 20 anos, é a agente educativa que estava com as quatro crianças em uma das salas onde o rapaz entrou e acabou matando duas crianças e ferindo a agente e mais duas crianças. Ela chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital.
Vítimas do ataque à escola em Saudades, no estado de Santa Catarina, são socorridas com auxílio de helicóptero da Polícia Civil |
Ainda esta tarde, a Polícia Civil de Santa Catarina confirmou o nome das três crianças mortas durante o ataque. São duas meninas e um menino, todos com menos de 2 anos. Sarah Luiza Mahle Sehn tinha 1 ano e 7 meses, Murilo Massing, 1 ano e 9 meses, e Ana Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses.
Uma quarta criança permanece internada no Hospital Regional do Oeste em Chapecó. O hospital informou que não divulgará boletins a respeito do estado da criança por determinação legal.
Crime choca população
Jovem de 18 anos matou cinco pessoas, entre elas três crianças e duas professoras; tragédia ocorreu no município de Saudades, no Oeste catarinense |
Devastadora a notícia da chacina registrada no município de Saudades vitimando crianças e professores de uma creche na manhã desta terça-feira. Minha solidariedade às famílias, à comunidade escolar e a todos os moradores da acolhedora cidade do nosso Oeste. — Carlos Moisés (@CarlosMoises) May 4, 2021
Em sua página oficial, a governadora em exercício Daniela Reinehr também manifestou sua solidariedade às vítimas da tragédia e decretou luto oficial de três dias no Estado.
Decreto luto oficial de três dias no Estado após a tragédia em Saudades, onde morreram crianças e professoras de um centro de educação infantil. Manifesto profunda tristeza e presto minha solidariedade. Determinei que o Governo dê todo o amparo necessário às famílias. — Daniela Reinehr (@DanielaReinehr) May 4, 2021
O time da Chapecoense publicou uma nota nas redes sociais sobre o ocorrido:
FORÇA, SAUDADES!
Estamos extremamente consternados com a notícia da tragédia que acaba de acontecer no município de Saudades. Faltam palavras para mensurar a dor que estamos sentindo diante de tamanha atrocidade. + pic.twitter.com/aFD75fN9ny — Chapecoense (@ChapecoenseReal) May 4, 2021
Saudades, um município pacato em SC
O município de Saudades tem pouco mais de 10 mil habitantes, com índice de criminalidade quase zero.
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: