A correspondência, redigida em inglês e remetida na sexta-feira (22), estipula algumas condições para que a operação seja realizada, e a primeira delas é que metade do lote, com 16,5 milhões de doses, seja doada ao SUS, ou seja, o bastante para imuniza 8,25 milhões de pessoas.
As demais condições a serem cumpridas pelas empresas envolvem a criação de um sistema de rastreamento das vacinas, a proibição da venda das mesmas, a obrigatoriedade de que sejam aplicadas de graça em seus funcionários, além de obterem uma autorização para importação e outra para o uso emergencial do imunizante pela Anvisa.
A carta à AstraZeneca
Vacinas da AstraZeneca vindas da Índia no dia 22 de janeiro passado (Fonte: Ministério da Saúde/Divulgação) |
A carta enviada à sede das AstraZeneca teve cópias para o fundo Black Rock Holdings (acionista da fabricante) e Gustavo Campolina, da empresa BRZ Investimentos, de São Paulo. A correspondência foi assinada pelos ministros Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União) e José Levi (Advocacia-Geral da União), e por Élcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde.
Para os integrantes do governo, a decisão do Executivo de não continuar se opondo à compra da vacina por empresas privadas deveu-se ao alto preço das doses, bem acima dos valores pagos pelo Ministério da Saúde. Cada dose irá custar às empresas US$ 23,79, o equivalente a R$ 130, valor considerado muito acima dos preços de mercado.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄
Contamos consigo! Siga-nos nas redes sociais. Telegram,WhatsApp, Twitter, Facebook, Canal de Noticias no Discord ou no Pinterest, há, e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.
🔺Lembre-se, nós não aparecemos na pesquisa do Google!🔻