Nesta segunda-feira (21), o Facebook
anunciou que em breve usuários poderão reivindicar a autoria de suas
imagens na plataforma. Inicialmente, a empresa trabalhará em colaboração
com parceiros para testar a função de moderação de fotos, que busca
permitir mais autonomia para os criadores de conteúdo. A novidade ainda
não possui previsão de lançamento e, futuramente, deverá chegar para
todos internautas.
De acordo com o site The Verge, embora
os parceiros selecionados para o teste ainda não tenham sido revelados,
a nova função pode indicar que grandes marcas terão mais controle sobre
sua propriedade intelectual. Empresas como a National Geographic poderão postar suas imagens no chamado Facebook’s Rights Manager e, assim, ter controle sobre quando e onde foram postadas — até mesmo no Instagram.
Nova interface de gerenciamento para criadores de conteúdo. (Fonte: Facebook via The Verge / Reprodução) |
Para comprovar a autoria de uma imagem, a empresa ou internauta deverá fazer o upload de um arquivo CSV contendo seus metadados no gerenciador do Facebook, junto de especificações de onde se aplicam os direitos autorais. Quando o arquivo for verificado, o Facebook’s Rights Manager irá monitorar a visualização das postagens com a imagem.
Caso
alguma infração seja comprovada, o autor da imagem poderá escolher
entre a permanência, remoção ou a restrição territorial da postagem, que
impediria sua visualização em territórios onde os direitos autorais se
aplicam.