Vídeos de grandes atletas foram usados como base para criação do jogo Vid2Player; tecnologia faz com que movimentos dos esportistas sejam muito parecidos com os da vida real
Pesquisadores da Universidade de Stanford usaram inteligência artificial para criar um jogo chamado Vid2Player, que é capaz de simular partidas de tênis por meio de vídeos com jogadores profissionais.A novidade foi divulgada em artigo publicado no arXiv, bem como em um vídeo disponibilizado no YouTube. As imagens impressionam por colocar grandes atletas como Serena Williams, Roger Federer, Novak Jovovich e Rafael Nadal em partidas como na vida real.
O Vid2Player chama atenção em um momento em que grandes empresas de videogame investem em novas tecnologias a fim de tornar a experiência do jogo cada vez mais realista.
É comum que grandes fabricantes de jogos criem a aparência humana de seus games do zero, o que leva tempo e muito esforço. A tática adotada pelos pesquisadores de Stanford foi a de usar sprites, que são personagens baseados em vídeos de pessoas reais.
Desta forma, os sprites são colocados em ação por meio de inteligência artificial, que imita a maneira como jogadores profissionais se movem em uma partida de tênis. O resultado é um jogo interativo que coloca grandes atletas em atividade.
Game simula grandes atletas por meio de vídeos reais. Créditos: arXiv. |
Jogabilidade
O usuário tem total controle dos personagens, podendo alterar a forma como o jogador reage ao rebater uma bola que vem da rede, por exemplo. Além disso, o software permite decidir onde mirar no lado oposto da quadra, ou se acertam o backhand ou o forehand.A jogabilidade possibilita ainda alterar ligeiramente o curso de uma partida real, permitindo que um tiro que na realidade estava fora dos limites caia magicamente dentro da linha.
Outro ponto muito interessante sobre o Vid2Player é a possibilidade dos usuários jogarem com atletas de épocas diferentes. Como o jogo foi feito por meio de vídeos desses profissionais em ação, a IA do software precisou ajustar a iluminação e as roupas dos jogadores para padronizar a jogabilidade.
Via: TechXplore