Desenvolvedor de jogos preocupado com os tamanhos de arquivo do PS5 e Xbox Series X

Um desenvolvedor que trabalha em experiências de última geração com o Unreal Engine 5 levantou uma preocupação válida em relação ao tamanho crescente das instalações de videogame.
 
Ao longo da atual geração de consoles, o tamanho dos arquivos dos videogames aumentou dramaticamente. Por exemplo, o Naughty Dog é conhecido por seus ambientes ricos e alto nível de detalhe em seus jogos. O primeiro lançamento do estúdio feito especificamente para PS4, Uncharted 4: A Thief's End , exigiu 55 GB de espaço no disco rígido. O jogo final do Naughty Dog no PS4, The Last of Us Part 2 , requer 100 GB de espaço. The Last of Us Part 2 é tão grande que a cópia de varejo do jogo vem em dois discos Blu-ray . Olhando para o futuro, esse crescimento aparentemente exponencial só vai continuar, de acordo com um desenvolvedor em questão.

Talvez o maior culpado de ter instalações enormes de jogos seja o desenvolvedor Infinity Ward e seu jogo Call of Duty: Modern Warfare , que atingiu quase 200 GB de tamanho após sua atualização no final de abril . O Infinity Ward recebeu muita reação e questionamentos dos fãs sobre o tamanho, com alguns até dizendo que Infinity Ward e a editora Activision intencionalmente têm o jogo tão grande para impedir que os jogadores instalem outros jogos que competiriam com o Call of Dever. Metade ou mais de todos os PS4s e Xbox Ones nas casas dos jogadores vieram com discos rígidos de 500GB, o que significa que um jogo ocupa quase metade do espaço do console. Tudo isso sem mencionar o fato de que muitos provedores de serviços de Internet nos Estados Unidos também têm limites mensais de dados, o que torna as coisas ainda mais frustrantes para alguns.

Um desenvolvedor que trabalha em experiências de última geração comentou recentemente sobre como esse problema pode potencialmente piorar ainda mais no futuro. Ryan Shah, CEO e programador líder de um estúdio de experiência interativa chamado Kiatus and Friends, conversou recentemente com a WCCFTech sobre o Unreal Engine 5 e sua recente demo de tecnologia de última geração para PS5 , e dizia o seguinte:

"Parece absolutamente fantástico. Especialmente o sistema Nanite, para começar, tive que arrancar minha mandíbula do chão depois disso. Isso tira muita dor de cabeça da criação de ativos, mas, ao mesmo tempo, começa a aumentar ainda mais. E um dos exemplos é o Call of Duty Warzone no momento, pois as pessoas estão assediando a Activision do tamanho de Call of Duty Warzone. E acho que quando temos tecnologias agora no Unreal Engine 5 que nos permitem usar as malhas da fonte original, com as texturas da fonte original e tudo mais, os tamanhos dos arquivos do jogo terão que subir rapidamente, o que apresenta um conjunto único de desafios ".
Quando Shah fala de malhas e texturas de origem, ele está se referindo à prática comum de quando os desenvolvedores criam modelos e texturas 3D para seus jogos, geralmente eles criam os ativos com contagens e resoluções de polígonos mais altas do que as exibidas na versão final do jogo. Isso ocorre principalmente porque é mais fácil analisar ativos para garantir que eles sejam executados em um console do que perder tempo criando algo para atingir uma determinada especificação que ainda pode ou não terminar em execução. Portanto, o fato de o Unreal Engine 5 poder utilizar esses ativos originais não compactados significa que o tamanho dos jogos continuará a aumentar se os desenvolvedores não tiverem cuidado.

Isso é especialmente preocupante porque o Unreal Engine é o mecanismo de jogo mais usado de longe. Além de ser de código aberto do seu criador Epic Games, é incrivelmente versátil. O Unreal Engine pode lidar com jogos de mundo aberto como a série Batman: Arkham e The Outer Worlds, jogos de luta como Tekken 7 e Street Fighter 5, jogos de ação como Star Wars Jedi: Fallen Order, jogos multijogador maciços como o próprio Fortnite da Epic e até jogos de quebra-cabeça como Tetris Effect. Portanto, o poder do Unreal Engine 5 pode ter consequências imprevistas de longo alcance para os discos rígidos dos jogadores.

Toda esperança não está perdida, no entanto. Os tamanhos de jogos podem continuar a crescer, mas o mesmo ocorre com os discos rígidos, e o preço deles continuará caindo à medida que a tecnologia melhorar. Os desenvolvedores também precisam trabalhar duro para otimizar e compactar seu trabalho de maneira a economizar espaço sem sacrificar a qualidade. Novas tecnologias, como a nova tecnologia de unidade de estado sólido do PS5 , permitirão que os jogos carreguem ativos tão rapidamente que eles provavelmente poderão ser localizados e descompactados mais rapidamente do que poderiam estar localizados no PS4. Os que estão nervosos com as guerras de armazenamento terão que esperar e ver o que acontece quando a próxima geração de consoles for lançada ainda este ano.

Fonte: WCCFTech
Postagem Anterior Proxima Postagem