Twitch Streamer afirma que foi banida por dizer que há apenas 2 gêneros

Astreamer Helena Karamanidou, mais conhecida como HelenaLive, normalmente passa a maior parte do tempo jogando videogame, conversando com os fãs enquanto faz streaming de jogos e conteúdo IRL para seus 300.000 seguidores. Mas as coisas não estavam normais em 5 de fevereiro, quando a grega de 23 anos afirmou que foi banida do Twitch por dizer "havia apenas dois gêneros". Metro, Dexerto, ComicBook.com, agências de notícias de direita e um bando de outros criadores de conteúdo cobriram a história, embora Karamanidou não tenha fornecido comentários.

Em uma noite fria de 12 de fevereiro de 2019, três dias depois de Karamanidou fazer seu anúncio no YouTube, ela falou toda verdade .

"Só quero meu canal de volta, é tudo que conheço há quatro anos. Vou tentar fazer coisas diferentes na internet, mas tudo o que realmente quero é meu canal de volta", disse ela.


O Twitch não fará comentários sobre banimentos de contas individuais. O conteúdo ofensivo de Karamanidou foi removido do site, o que deixa apenas sua versão dos eventos.

HelenaLive: A verdade por trás do Troll
No colégio, Karamanidou começou a assistir streams, como o conteúdo de Sodapoppin para World of Warcraft . Ela rapidamente se apaixonou pelo formato e começou um stream de WoW em 2014. Ela se trancou em uma sala por cerca de 12 horas a dois dias seguidos, e seus pais (que eram originalmente céticos) cederam aos seus hábitos de jogos e streaming. Seu stream rapidamente ganhou força, e Karamanidou disse que quando ela saiu do colégio, o streaming era basicamente seu trabalho em tempo integral.

Quando as pessoas decidem se tornar streamers, elas precisam descobrir quem elas desejam ser na frente de sua webcam. Alguns streamers decidem criar versões exageradas de suas próprias personas e aumentar a energia do vlogger para 11. Outros retratam uma versão inteiramente falsificada de si mesmos, com o objetivo de provocar emoções fortes em suas bases de fãs. Streamers como Pink Sparkles, Nicktron e Kaceytron pretendem ser "saltos", reunindo uma base de fãs que adora falar mal deles por seu comportamento ultrajante e tomadas controversas.

“Eu estava tentando ser um artista que as pessoas pudessem, não tanto se relacionar, mas escapar da realidade de como as pessoas geralmente são na internet”, disse Karamanidou. "Eu estava tentando não ser filtrado e apenas dizer as coisas como elas eram. Eu queria fazer algo diferente no Twitch e meio que funcionou, então eu continuei."

Os streams de HelenaLive podem confundir alguém que não entende os memes, Trihards e Omegalulz de Twitch. Karamanidou descobriu que "assar" seus espectadores, como questionar o uso do tempo livre ou o tamanho de sua masculinidade, a ajudou a expandir seus seguidores. Clipes de seus ataques furiosos, flamejantes e de lançamento começaram a chamar a atenção. "Comecei a pensar que talvez seja esse o meu conteúdo, já que tantas pessoas gostaram", disse Karamanidou. "Comecei a me forçar a fazer conteúdo que deveria me tornar popular e desenvolver meu canal, mas não era algo que eu estava pronto para fazer da maneira adequada."

Os telespectadores podem doar dinheiro para que suas mensagens apareçam no stream para Karamanidou (e o resto do bate-papo) ler. Algumas mensagens eram de apoio, mas muitas eram degradantes, depravadas e francamente rudes. Suas respostas aos fãs costumavam ser hostis e insultuosas. "Se você é uma pessoa inceluna e solitária, um idiota gordo, um estranho, um cara fedorento, não estou transmitindo para você", disse ela em um stream em 2018, conversando com seus fãs.


O tom combativo e o comportamento ultrajante atraíram espectadores que queriam insultá-la, doando dinheiro para enviar mensagens como "morra, morra, morra" ou longas sequências de palavrões sexuais. Karamanidou costumava expor suas reações a essas doações, gritando e chorando de nojo (às vezes falso, às vezes real). Essas apresentações eram como ela ganhava dinheiro.

"Eu não fico necessariamente com raiva", disse Karamanidou. "Infelizmente, alguns de meus espectadores gostam de receber reações minhas e demorei muito para perceber que as pessoas não me odeiam de verdade, é só o que eu trouxe para mim, ter pessoas que sempre querem ver uma reação minha. "

Em abril de 2016, o canal HelenaLive recebeu seu primeiro banimento de um mês. Karamanidou estava tocando DOTA 2 e uma fã havia doado um vídeo no YouTube para ela ouvir. "We Will Rock You" do Queen tocou em um ouvido, enquanto o outro lado explodiu um palavrão racial. “Ser trollado na transmissão é algo que acontece muito comigo”, disse Karamanidou no mesmo vídeo, se desculpando profusamente. "Eu sinto muito pelo que foi ouvido na música." Os moderadores do Twitch baniram temporariamente sua conta, embora o conteúdo ofensivo tenha sido enviado por um visualizador.


O abuso dos fãs começou a afetar a saúde mental de Karamanidou. Ela disse que se dissociou das pessoas que a observavam durante a transmissão. “É muito estressante, porque você só vê nomes de usuários e não sente que é um ser humano escrevendo isso para você”, explicou Karamanidou. "Você se separa disso muito rapidamente se não ficar se lembrando disso."

Conforme a persona HelenaLive começou a se tornar mais popular, Karamanidou fez a transição dos videogames para a seção IRL do Twitch. Ela cozinhava com a mãe, dançava ou apenas conversava com os fãs. Este não era o tipo de conteúdo que ela queria fazer, mas ela sentiu que deveria participar para capitalizar a tendência crescente de IRL. Ninguém a forçou a mudar para este tipo de conteúdo; o dinheiro era bom, o que era suficiente para ela.

“Quando você entra em um novo mundo online, você tem que tentar se adaptar e encontrar uma maneira que funcione”, disse Karamanidou. "Depois de fazer isso, você quer continuar fazendo da maneira que sempre soube fazer. Quando você tenta deixar isso e mudar seu conteúdo um pouco para se adequar à sua situação atual, é difícil." Os fãs que gostaram do HelenaLive de forma não irônica foram desencorajados por seu novo conteúdo, enquanto os recém-chegados à sua transmissão estavam dando a ela "o dobro do ódio", disse ela.

"Existem apenas dois gêneros"
Na segunda metade de 2018, os programas do HelenaLive consistiam em algumas horas de League of Legends ou DOTA 2 e o que Karamanidou descreve como "conversas com seus fãs". Ela teria tomadas polêmicas, como dizer que um filme ou jogo popular era terrível, e tentaria basicamente brigar com seus espectadores. Ela não sabia dizer se eles gostavam de discutir com ela ou apenas queriam vê-la com raiva.

Em dezembro de 2018, o canal da HelenaLive recebeu um segundo banimento de um mês, desta vez por incitação ao ódio. O vídeo ofensivo já foi excluído do Twitch. Karamanidou chamou isso de "conversa com seus fãs 'sobre famílias desfeitas e crianças'".

"Em My 600 Pound Life , podemos ver mães em cadeiras de rodas e seus filhos cuidando delas, eu estava discordando disso e dizendo o que acredito." Karamanidou afirma que os moderadores do Twitch classificaram sua zombaria de mães deficientes como discurso de ódio, e que esta é a razão pela qual sua conta foi banida pela segunda vez.

Um mês depois, no início de janeiro de 2019, o canal HelenaLive recebeu seu terceiro banimento e o segundo em dois meses por incitação ao ódio. O clipe e o canal foram excluídos, mas Karamanidou disse que o incidente envolveu um doador perguntando se ela acreditava que havia apenas dois gêneros. Ela concordou e tentou prosseguir com a conversa. (A Newsweek entrou em contato com o Twitch para ver o clipe, mas não obteve resposta.)

“Houve pessoas tentando me dizer que eu posso estar errado ao dizer isso, mas eu ignorei o assunto”, lembrou Karamanidou. "Fiquei chocado que isso aconteceu porque eu estava apenas tendo uma conversa. Eu não estava ativamente tentando odiar nenhum grupo específico ou enviar ódio a nenhum grupo específico. Eu não sabia que aquela frase significava alguma coisa, a conversa simplesmente continuou. "

As questões de identidade de gênero são um assunto delicado, freqüentemente mal compreendido por quem está fora deles e profundamente pessoal para quem está de dentro. O Gender Spectrum é um grupo de defesa que oferece educação e treinamento em tópicos sensíveis ao gênero. Em seu site, eles explicam por que sexo e gênero não são a mesma coisa:

O gênero é pessoal. Cada dimensão de gênero é informada por nossa interseção única de identidades, experiências e características pessoais ... Nosso gênero é pessoal porque, embora compartilhemos alguns desses aspectos de nós mesmos com os outros, a maneira como todas essas identidades, influências e características vem junto é único para cada um de nós.

Natalie "ContraPoints" Wynn é uma ex-professora adjunta de filosofia, mulher trans e YouTuber que cria conteúdo explicando o mundo complicado de gênero, identidade e uma miríade de outros tópicos. "Insistir que existem dois gêneros biológicos exatos nos deixa incapazes de descrever com precisão a anatomia de pessoas que não conseguem se conformar com nosso esquema conceitual preconcebido ", diz Wynn em um ensaio em vídeo intitulado" O que é gênero? " "Se você ainda quer insistir em categorias sexuais estritamente binárias, então você está tentando forçar a realidade a se encaixar em seu esquema conceitual preconcebido, em vez de adaptar seus conceitos para se encaixar na realidade."


"Como você se sente quando perde o emprego depois de quatro anos? Senti raiva de mim mesma por não cuidar melhor de mim mesma como pessoa"

Karamanidou recebeu um e-mail em 5 de fevereiro de um representante grego do Twitch dizendo que sua conta havia sido permanentemente banida. Na troca de e-mail, que vazou em uma transmissão ao vivo no mesmo dia, a funcionária disse: "Eu entendo suas preocupações e que você está tentando fazer uma mudança. Infelizmente, a última chance já se foi, pois você já foi banido várias vezes anteriormente e avisado que o comportamento que você está mostrando não é permitido no Twitch. "

O Twitch tem uma política de banimento muito rígida, com os usuários recebendo ataques incrementais dependendo da gravidade de sua reclamação. O hub do Twitch sobre suspensões de conta diz que "após dois avisos, a próxima violação resultará em uma suspensão indefinida, mas algumas violações graves resultarão em uma suspensão indefinida na primeira violação".

Outros streamers compartilharam perspectivas potencialmente ofensivas sobre o tópico "dois gêneros" no passado, mas não foram proibidos. Em um clipe de julho de 2018 , Sodapoppin mencionou no stream que "não gostaria de colocar um adesivo em (seu carro) que diz 'há apenas dois gêneros', embora haja apenas dois gêneros e (ele) concorda com isso . " O clipe ainda está no Twitch e não foi sinalizado ou relatado. É possível que Karamanidou tenha dito algo mais inflamado do que o que ela compartilhou com a Newsweek ou isso foi, como ela afirma, apenas uma desculpa para removê-la da plataforma por causa de suas visões controversas.


Na transmissão ao vivo, que foi assistida mais de 120.000 vezes, Karamanidou rebate a proibição como injusta e injusta. "Eles têm todo o direito de retirar meu canal, mas parte meu coração que, como mulher, outras mulheres têm permissão para mostrar seus seios e obter uma proibição mínima de 12 horas, mas falando sobre biologia ou o que me ensinaram em meu a religião está errada ", disse ela no vídeo.

Karamanidou disse à Newsweek que perdeu o controle e fez aquela transmissão ao vivo de raiva, mas quer aprender com seus erros. "Como você se sente quando perde o emprego depois de quatro anos? Senti raiva de mim mesmo por não cuidar melhor de mim como pessoa", explicou Karamanidou em lágrimas. "O motivo pelo qual fui banido realmente me magoou, não sou uma pessoa odiosa e nunca quis dizer más intenções para outras pessoas."

Ela afirma ter feito pesquisas sobre "a diferença entre transgênero e transexualidade", que "as pessoas podem identificar tantos tipos diferentes de gêneros". Ela disse que estava tentando ser uma "comediante" sem nenhuma intenção maliciosa. Ela também admitiu que "se sente mal" por ter enganado o funcionário do Twitch, compartilhando seu e-mail pessoal no YouTube, mas acredita que "as pessoas pensariam que eu forjei [a história], já que tenho uma comunidade tão tóxica".

Streamers sendo banidos do Twitch não são especialmente raros. Criadores de conteúdo com comunidades autoproclamadas "tóxicas" como Ice Poseidon , Hyphonix e Gross Gore foram proibidos de criar conteúdo na plataforma. Karamanidou acredita que aqueles no Twitch não gostaram de seu conteúdo "tóxico" e estavam "procurando uma razão para bani-la". De acordo com o Twitch, contas que violam "os Termos de Serviço" e as Diretrizes da comunidade "podem ser suspensas, mas cabe aos moderadores determinar como devem ser determinadas e aplicadas.

Depois da transmissão ao vivo, os céticos da alt-right do YouTube e os trolls do Twitter levaram o banimento do HelenaLive para o lado pessoal. "A proibição é estúpida, mas muitas pessoas acreditam que ela é apenas uma idiota", disse um YouTuber de jogos. “As pessoas estão sendo banidas por coisas que aprendi no jardim de infância”, disse outro. Antes desse escândalo, Karamanidou afirma que não tinha ideia do que o "alt-right" americano realmente era. Ingenuidade ou intenção maliciosa, ela acredita que a história está "sendo interpretada pelo lado errado e os comentários que li nos artigos são de partir o coração".

Seguindo em frente, Karamanidou não sabe o que fazer a seguir. Ela tem planos de expandir seu conteúdo, potencialmente trabalhando em um podcast com foco em sexualidade e relacionamentos.

Twitch espera que os streamers sigam um conjunto rígido de diretrizes vagas que podem estar em conflito com seus criadores populares e seu legado. Desde os primeiros dias do Twitch, então conhecido como Justin.tv, o conteúdo ousado tem sido uma constante na plataforma. A aquisição do Twitch pela Amazon mudou o cenário, e edgelords outrora dominantes de repente se viram enfrentando moderadores e proibições. Continuarão a haver proibições e confusão enquanto o Twitch tentar reconciliar um sistema que pune os criadores por serem nervosos e ofensivos somente depois de recompensá-los por fazer exatamente isso.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------    Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄          
Contamos consigo! Siga-nos nas redes seciais. Twitter, Facebook ou Canal de Noticias no Discord e nos adicione ãos favoritos do seu navegador.
🔺Lembre-se, nós não aparecemos na pesquisa do Google!
🔻

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: newsweek

Postagem Anterior Proxima Postagem