A Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina publicou um vídeo em sua página do Facebook, onde obriga um caminhoneiro a retirar as coberturas plásticas das porcas das rodas, do modelo “Spike” ou americana, que são pontiagudas, alegando risco a outros motoristas e principalmente motociclistas.
PRF causa polemica nas redes sociais por solicitar retirada da "Spike" cobertura de porca das rodas de caminhão em SC |
Essas capas de porca são muito usadas em caminhões do Estados Unidos, e recentemente têm caído no gosto dos caminhoneiros brasileiros. Por mais que pareçam duras, essas capas são plásticas, e com impactos quebram facilmente. Não há risco de acidentes com elas, a não ser que o motociclista esteja colado à roda do caminhão, o que por si só já é uma conduta muito perigosa no trânsito.
Logo após a publicação, o vídeo atingiu mais de 140 mil visualizações no Facebook, e causou grande revolta entre os caminhoneiros, pois não há uma lei que fale sobre o uso de porcas de rodas, e não há nada que obrigue à retirada das porcas de roda.
PRF causa polemica nas redes sociais por solicitar retirada da "Spike" cobertura de porca das rodas de caminhão em SC |
Ainda segundo a Polícia Rodoviária Federal, nenhum veículo pode circular com rodas com partes cortantes ou elementos protuberantes, conforme artigo 230, XII do Código de Trânsito Brasileiro e Resolução 426/12 do Conselho Nacional de Trânsito.
E essa não foi a primeira abordagem este mês por causa do uso desse tipo de acessório. No último dia 18, a PRF flagrou outro caminhão, também na BR-262, mas em Ibatiba.
Fonte:
Folha Vitória
--------------------------------------------------------------------------------------
Enfim, gosta do Portal Vovo GaTu😍? Siga-nos nas redes sociais.
Fique por dentro das noticias, e nao perca nada!😄 Contamos consigo!
Herley costa: